17 de novembro de 2013

Test-Drive - Honda CB500X




 Surpresa (muito) agradável!


 Para iniciar este test-drive, vamos ter de regressar alguns dias atrás, mais precisamente quando seguia em direção da Abrunheira para ir levantar esta moto às instalações da Honda Portugal. Enquanto ia driblando o trânsito no IC19 com a minha scooter, ia pensando que provavelmente a CB500X não seria mais que uma normal CB500, devidamente recondicionada e mais alta. 



Não podia estar mais errado! Esqueçam por completo as CB500 e 500F!

A nova geração 500 “made in Honda”, tripartida numa naked (S), numa desportiva (R) e na “trail” X que aqui vos trago, representa um grande salto em frente dado pela marca da asa, tão grande que obrigou a uma rápida mudança de estratégia, fazendo com que o megassucesso NC – divido também por três modelos diferentes: a S, a X e a conhecida “smooter”, Integra –, sofresse já para 2014 um aumento de cilindrada e consequentemente de potência, para assim se distanciar das novas CB500. Isto tudo tem a sua razão de ser como veremos durante este test-drive.


Voltando à CB500X, não esconde as enormes parecenças com a NC700X, embora pessoalmente e é apenas e só a opinião deste vosso escriba, a ache mais bonita que “irmã mais velha”, muito por culpa do desenho da sua traseira. 

A CB500X tem uma traseira bonita, com o pequeno farol bem integrado no guarda-lamas e no conjunto enquanto nas NC – em todas incluindo a Integra –, temos lá atrás, aquele inestético … “penduricalho”. 

Sendo supostamente o modelo “On/Off Road” da gama, isso pode levar-nos a pensar que estamos em presença de uma moto que poderá causar alguns transtornos às pessoas de baixa estatura e… puro engano. 

Além de ser uma moto moderadamente alta visto que não é uma “100% trail”, o desenho do assento faz com que, mesmo as pessoas mais “curtas de pernas cheguem bem com os pés ao chão e quando tiverem de manobrá-la, outra agradável surpresa, pois pesa apenas 195 kg. 



Quanto aos materiais e qualidade de construção, o que se pode dizer? É uma Honda! 
Apesar de ter um preço relativamente baixo – 6099.00 € + documentação – certo é que estamos perante uma moto bem construída, onde todos os plásticos estão ao nível daquilo a que a marca nos tem habituado e a sua montagem é excelente, o que significa muitos e muitos quilómetros sem que apareçam os sempre irritantes ruídos parasitas, mesmo quando circulamos por caminhos de terra. Excelente! 

Já sentados, sentimos de imediato que estamos perante uma moto fácil e à qual rapidamente nos habituaremos e é isso que realmente acontece, pois basta rodarmos meia dúzia quilómetros aos comandos da CB500X, para ficarmos com a ideia que é uma “amiga” de longa data, tal é a facilidade de condução. 



Tal como nas NC, tudo está colocado no sítio certo e até o guiador que, quando me sentei, me deu a impressão que estava algo afastado do condutor, mal se começa a rodar, percebe-se que afinal está perfeito… pelo menos para mim.

Também o minimalista painel de informações digital é quase igual ao da NC, tal como o resto do equipamento, contendo no entanto, quase tudo o que é preciso (velocimetro, conta-rotações, combustível, relógio, trip, consumos, etc... menos a indicação da temperatura do motor, tendo no entanto a habitual luz que acende, quando a temperatura do motor já dá para fazer um belo churrasco...



A posição das pernas é boa, nada cansativa, mesmo após rodarmos algumas centenas de quilómetros no mesmo dia – tal como aconteceu neste test-drive – pois não vão excessivamente encolhidas. Já andei em algumas “supostas” GT, de grande cilindrada, cuja colocação dos poisa-pés do condutor, obrigam a que se leve as pernas num angulo demasiado fechado o que tem como consequência, ao fim de algumas dezenas de quilómetros, grande desconforto e em casos extremos, até ao aparecimento de cãibras, o que por certo, nunca acontecera com esta moto.

A contribuir para o conforto que sentimos a bordo está o comportamento da suspensão também confortável q.b., sem que por isso tenha um comportamento menos incisivo em curva. 
A CB500X, curva muito bem e mesmo motociclistas habituados a motos mais desportivas e potentes irão por certo, divertir-se com esta Honda. 



E essa diversão não existiria sem o novo motor, de 2 cilindros em linha, com 471 cc e 48 cv de potência às 8500 rpm, para um binário máximo de 43 Nm às 7000 rpm.

Mas antes de irmos ao que este motor tem de positivo, tenho de falar em algo, que me desapontou: a caixa de velocidades.

Explicando melhor, a caixa funciona bem e as relações de transmissão são as ideais para retirar todo o “sumo” deste propulsor. Mas… estava à espera de um acionamento menos “rude”, com aquele toque, aquela macieza, uma caixa de velocidades tipicamente Honda. 

No caso da CB500X, achei que o curso do pedal é longo de mais, o que causa alguma estranheza, além de que, o seu acionamento, principalmente a baixas rotações é muito barulhento. Sim, eu sei, em quase todas as motos, quando engrenamos a 1ª velocidade lá vem o tão audível “clonk”, muitas vezes também acompanhado pelo habitual “coice”. 



Mas não é disso que se trata aqui: é certo que ao metermos a primeira, lá vem o “clonk” do costume, só que… também se vão continuando a ouvir “clonks”, seja a subir ou a descer mudanças. Nada que interfira na condução, propriamente dita e algo a que rapidamente nos habituamos, mas… podia ser melhor!

Quanto às performances, penso que o que vou escrever a seguir pode ser uma “maldade” para alguns e até para a própria Honda, mas… é a minha opinião, concordem ou não com ela: Se estão compradores de uma moto e estão indecisos entre uma NC700X e uma NC700 e uma CB500, seja qual for a versão, a melhor escolha, será a… CB500! 

Calma, já explico, pois aqui tudo tem a ver com o vosso estilo de condução e o que realmente pretendem de uma moto: para aquele motociclista que apenas quer uma moto que o transporte de forma segura e confortável e económica, ponto A ao ponto B, não se importando que esta seja, digamos, algo “monótona”, então a escolha perfeita é a NC. 

Para os que em vez de monotonia, pretendem também acrescentar a diversão, então, sem dúvida alguma, a Honda CB6500x é a moto que devem adquirir!

Isto tem tudo a ver com o comportamento do propulsor de cada uma destas motos. 

Enquanto na NC, temos um propulsor com um funcionamento fantástico a baixas rotações, mas que infelizmente acaba logo ali às 6500 rpm, retirando um certo gozo à condução, na CBX e querendo, podemos “esticar” mais cada mudança até às 8500 rpm, dando azo a que se conduza de forma mais desportiva. Basta isto para que em algumas situações, como por exemplo uma ultrapassagem mais apertada não obrigue a que tenha de se passar caixa a meio da /ultrapassagem/manobra, o que por vezes acontece na NC. 
Quem diz uma ultrapassagem diz outra situação qualquer em que seja necessário fazer subir mais a rotação do motor.



Resumindo, a CB500X tem uma condução mais divertida que a NC700. Têm dúvidas? Experimentem ambas e depois tirem as vossas próprias conclusões!

Por esta altura, os muitos fans das NC (alguns já a espumar!) estarão a pensar “pois, falas muito, mas e o espaço de arrumação e os consumos?"

Quanto ao espaço de arrumação sim, é verdade, a NC possui o compartimento de arrumação situado no lugar do depósito, onde cabe, um capacete integral (nem todos) e a CBX500 não. Aqui, sem dúvida alguma, vantagem da moto mais potente.

Em relação ao consumo de combustível, também era uma das minhas grandes dúvidas, principalmente sabendo do que é capaz a NC.

E foi para saber ao certo quanto gasta a CB500X, que efetuei as três medições do costume:

1ª Medição: Explorando ao máximo as performances desta moto, levando-a ao limite, tanto em AE como na “deliciosa estradinha”, cheia de curvas, onde costumamos levar as “meninas” para serem testadas. Nesta medição está incluído também o percurso realizado para atingir a velocidade máxima que se situada algures perto dos 180 km/h, marcados no velocímetro digital.


Consumo: 5.4 L 

2º Medição: usando-a como se fosse minha, ou seja condução absolutamente normal, sem andar a pensar em economizar, mas também sem andar a “brutalizar” a mecânica. Percurso diário de ida e volta entre Linda-a-Velha e Lisboa, mais voltinhas, apanhando, na ida, imenso trânsito na A5 e também dentro da cidade e no regresso, já a AE completamente desimpedida, sinónimo portanto de andamento mais rápido. Por duas ou três circulei com pendura e também convém dizer que tendo vindo esta CB500 equipada com top-case (opcional), esta andou sempre a abarrotar, cheia de tralha, como acontece sempre comigo. 


Consumo – 4,2 L

3ª Medição: Condução bastante moderada, sem excessos e sem puxar desnecessariamente pela moto e cumprindo (quase sempre) os limites legais de velocidade.


Consumo – 3,2 L

Surpreendidos? Também eu! 

Excelentes consumos para uma 500, cujo motor é arisco q.b. tanto no dia-a-dia, como quando a levamos para aquela estrada cheia de curvas que tanto gostamos de percorrer ou até porque não, fazer um caminho de terra pois, muito por culpa da sua leveza, a CB500X até que não se porta nada mal em pisos de terra! 
Claro que não é uma verdadeira trail, mas para passearmos por estradões de terra, chega e sobra e isto tudo com consumos, se não ao nível das 125, pelo menos a fazer inveja a muitas 250/300 que por aí andam!



 Percebem agora porque é que a Honda decidiu, muito rapidamente, fazer “crescer” as NC? Sem dúvida, porque a CB500X, irá dar muito que fazer às NC. 

Claro que por cá, como se sabe existe muito aquele estigma do “a minha é maior do que a tua”, isto apenas para dizer que existe muita boa gente que prefere dizer aos amigos que tem uma 700 em vez de “apenas” uma 500. Mas podem ter a certeza que esta 500 não é nada inferior à 700!

Pessoalmente e se não incluirmos o comportamento da caixa de velocidade (facto que retirou um ponto na avaliação final) achei a Honda CB500X uma agradável surpresa, a moto ideal para mim e por certo para muitos: não é cara, principalmente se pensarmos que já vem equipada com ABS, a qualidade de construção “Honda” está bem presente, tem um motor atrevido q.b., possuí uma condução divertida, é fácil de conduzir em cidade e confortável em viagem e quanto aos consumos, são fantásticos! 

É preciso mais alguma coisa?

Na minha opinião, não!


Ficha Técnica
Motor – 2 cilindros em linha, 4 tempos, 4 válvulas por cilindro, refrigeração líquida.
Cilindrada – 471 cc
Potência – 48 cv às 8500 rpm
Binário Máximo – 43 Nm às 7000 rpm
Alimentação – Injeção eletrónica PGM-FI
Sistema de Transmissão – Caixa de 6 velocidades, embraiagem multi-disco banhada em óleo,
Transmissão final – Corrente
Dimensões – 2.095 mm x 830 mm x 1.290 mm
Altura do assento – 810 mm
Suspensões
Dianteira – Forquilha telescópica de 41 mm
Traseira – Braço, oscilante Pro-Link, mono-amortecedor.
Pneus
Dianteiro – 120/70-ZR17M/C
Traseiro – 160/60-ZR17M/C
Travões
Dianteiro – Disco ondulado de 320 mm com pinça de 2 pistões.
Traseiro – Disco ondulado de 240 mm com pinça de pistão simples.
Depósito de combustível – 17,3 L 
Peso – 195 kg 


Avaliação
@@@@@@@@@@

Carlos Veiga 2013

22 comentários:

  1. Muito obrigado pelo artigo Sr. Veiga, tem sido uma forte tentação não trazer uma moto destas para casa mas na versão naked, mas continuo indeciso ainda sobre qual comprar e gosta que me ajudasse.
    A 500f, ou a kawasaki er6n, sendo esta moto ter de ser limitada aos 35kw. Será que a er6n vale mais 1800€ +- que a 500f?

    ResponderEliminar
  2. Olá Daniel, obrigado por ser leitor do Motor Atual.

    Em relação às duas motos e não querendo de forma alguma ser o "advogado do diabo", aqui vai a minha opinião, que vale o que vale.

    Se falarmos apenas ao nível das performances, não tenho dúvidas: esta "Kawa" é bastante superior à 500X, basta ler as fichas técnicas de ambas as motos,

    Já ao nível de preço e consumos, é precisamente o inverso, ou seja, esta Honda não dá a mínima hipótese à ER6N.

    Além disto temos de salientar que a Kawa desvalorizará mais quando a pretender vender, pois é um modelo já com alguns anos de existência e quer se queira, quer não um produto Honda é sempre mais valorizado que qualquer outro..

    Tudo agora depende de si e do que quer numa moto: prefere uma moto com um nível prestacional superior, menos confortável, (muito) mais cara e que gaste mais gasolina?

    Ou uma que ande menos mas que depois em tudo o resto seja superior?

    O melhor conselho que posso dar é: experimente as duas, Sei que isso nem sempre é possível mas, esta seria a melhor forma de tirar toda e qualquer dúvida.

    No entanto se já andou na Honda ou,se como diz, tem sido uma enorme tentação não levar uma para casa, é porque esta já o satisfaz e assim sendo pense no seguinte: com 1800 €, quantos quilómetros não faz com a "sua" CB500F, incluindo revisões?

    Espero ter ajudado

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Sim já me sentei em cima de ambas, mas pouco posso dizer pois foi só mesmo sentar-me, nenhuma da concessionaria tem uma matriculada para experimentar, pelo menos o concessionário da honda disse só mesmo quando saírem os modelos 2014 e houver open day para test drive ai terão a mota à disposição.

    A decisão está tomada obrigado pela sua tenção e continue o bom trabalho...

    ResponderEliminar
  4. Moto bacana, mas com algumas palhaçadas: ela pesa 195 kg!!! Há motos bem maiores que não pesam isso! Outro detalhe importante: nas demais versões da CB500, o motor possui 50cv e 4,55 kgf a 7.000 rpm. Poxa, se reduziram a potência, no mínimo deveriam ter aumentado o torque, mas diminuiram logo os dois... é lamentável!

    ResponderEliminar
  5. Veiga, gostei muito do seu artigo sobre a 500X, tenho uma XR250 tornado 07/08 e estou muito querendo fazer um UP para uma CB500X.
    O problema é que tenho 1.95m de altura, 100Kg e moto para mim sempre o problema é as pernas.
    Na tornado a posição da pilotagem e pernas é excelente o que mata é a dor que na bunda por causa do banco que é muito estreito, até minha esposa reclama do banco de trás, e minha tornado anda bebendo muito tanto na cidade como na pista.
    Aqui na minha cidade não chegou ainda, acha que seria uma boa eu pegar ela, visto que só uso para trabalhar e viajem a cada 3 meses de uns 300 Km ida e volta?
    Outra coisa, o valor sem ABS das 500 que tem aqui a R e a F da uma diferença de quase 2 barão a X com ABS é melhor?
    Um forte abraço

    ResponderEliminar
  6. A CB500X é uma excelente moto, muito confortável, potente q.b. e muito fácil de conduzir, facilitando a vida a quem é novato, como surpreende pelas qualidades dinâmicas o condutor mais experiente.

    Podendo comprar, aconselho sem dúvida, a versão com ABS, pelo acréscimo de segurança.

    ResponderEliminar
  7. Estamos a ver do Brasil!

    ResponderEliminar
  8. Veiga,
    Além de nos apresentar um excelente test-drive com a CB500X, sua sincera resposta ao Daniel (comparativo com a ERN6) foi tão bem fundamentada, que eu não tenho mais dúvidas sobre a compra da cross-over da Honda. Esta moto ("mota" em Portugal) chegou agora ao Brasil, onde o preço é extorsivo - cerca de 27,500 Reais nas concessionárias da marca (versão c/ABS). Aqui é comum ágio no preço das motos Honda. Ainda assim, como muito bem disse: "quer se queira, quer não um produto Honda é sempre mais valorizado que qualquer outro." No Brasil isso é verdade absoluta.
    Receba forte abraço de um português radicado no Rio de Janeiro desde 1987.
    Fco. Patrício

    ResponderEliminar
  9. Boas. Excelente artigo.

    Tenho uma Yamaha X-Max 250 e gostava de ter uma moto, para a substituir ou para juntar à que tenho se os €€€ forem suficientes. No verão passado estive quase a comprar a CB500X, mas tive de abortar o negócio.
    Este ano voltei a a interessar-me e tenho a possibilidade de adquirir uma CB500X com poucos km's por um bom preço. No entanto surgiu a MT-07 que veio baralhar tudo. Já experimentei as duas mas continuo indeciso.

    O meu objetivo era ter uma moto para puder fazer umas viagens de 400, 500 km's ou mais pelo país. (Nestas férias até estou a ponderar fazer uma viagem de 2000 km's pelos Picos da Europa e Galiza. A CB500X parece-me a melhor opção, pela melhor proteção contra o vento, melhores (aparentemente) consumos, menos custos (IUC, seguro) e menos tentação de cometer loucuras.
    No entanto a MT-07 é apaixonante e tenho receio de, se optar pela CB500X me vir a arrepender e querer trocar pela MT-07. Só tenho receio de a MT-07 não ser muito boa para fazer viagens e andar em Autoestrada por exemplo.

    Para além disso há também a possibilidade da NC750X e Integra 750X (é pena não ter arrumação nenhuma) com menores consumos e se calhar mais aptas para grandes viagens

    Estou baralhado: CB500x + X-Max 250 ou NC750X ou Integra 750X.

    Ideal era mesmo a Deauville, mas já está fora do orçamento.

    ResponderEliminar
  10. Veiga, estou quase para trocar minha moto por uma CB500X.
    Mas a minha dúvida é a seguinte, aqui no Brasil, as XRE300 e as CB300 são uma casca de ovo, o motor não aguenta nada e trinca o cabeçote, tem algumas que com 5.000 já da pau, exemplo disso é do meu Tio com apenas Km14.000 já foi para o saco o cabeçote e a brincadeira fica em torno de uns R$ 1.400,00 mas a própria Honda diz que pode durar a mesma coisa de Km....como pode durar mais.... não dão garantia sendo que estão colocando tudo novo....tremenda sacanagem.....
    Já ouviu dizer por aí se o motor da CB500X nova já deu algum problema, pq das CB500 antiga nunca ouvi falar aqui de problemas com motor.
    Meu medo é pegar a CB500X e assim como as XRE300 e as CB300 der problema na parte de motor, visto que o motor da CB500X é um motor totalmente novo e com injeção.
    Obrigado pela atenção e um forte abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São mais que conhecidos os problemas crónicos desses motores, pois também as CBF 250 made in Brasil e que foram vendidas por cá tiveram e têm os mesmos problemas.

      Quanto ao motor da CBX500 pode ficar descansado, pois é um motor "HONDA" de verdade. Dois cilindros, suavidade, poucas vibrações, boas performances e excelentes consumos.

      Gosto muito desta moto!

      Eliminar
  11. Veiga Blza.
    Acabei de adquirir a CB500X, peguei a com ABS como você recomendou.
    Excelente moto até agora, freio muito bom, dirigibilidade também (ela não vibra o acelerador nem a moto)e posição das pernas e piloto muito agradável, visto que eu tenho 1.95m.
    Só tenho que me acostumar com os buracos, visto que com a XR250 Tornado que eu tinha eu passava sossegado, com ela eu tenho que maneirar visto que a suspensão é um pouco mais dura e curta.
    O clonck ao trocar marchas é muito perceptível como você falou não sai tanto ao subir ou descer marchas, e onde troca as marchas se a pessoa não tiver um pé grande, é meio ruim para trocar as marchas (não é o meu caso).
    A minha por enquanto eu só estou andando na cidade e esta marcando uma média de 12 k/l, só estou andando na maciota estou achando ela muito gastona, pode ser por ela ser nova ainda (andei só 80km).
    Reparei que se andar na 1 ou 2 na boa ela bebe, se colocar a 3 aí ela começa a economizar mas aí já tem que estar meio rápido........será que é isso mesmo?
    A Calibragem dos pneus eu coloquei o que esta marcado na balança 36 libras na frente e 42 libras atrás - tanto se for sozinho ou com passageiro é a mesma. Mas eu achei meia dura, posso mudar ou é esta mesma que o pessoal coloca por aí.
    De quanto tempo eu troco o óleo, os mecânicos falaram de 3 em e mil achei pouco.
    No mais ela é show de bola, mas quero pegar a pista ainda para viagem na boa entre 120 a 140 para ver a media que ela faz, eu só dei uma cutucada na pista perto de casa (uns 4 km) para ver o máximo dela, e ela deu 167Km (tenho que amaciar ainda).
    Se puder me esclarecer estas duvidas para mim ficarei agradecido.
    Um forte abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito agradecido pelas informações. A minha já foi aos 188 km/h, 3 vezes.

      Eliminar
  12. Parabéns pela crónica.
    Apenas para indicar que sou um feliz prioprietário do modelo testado, desde Dezembro de 2013.
    Foi amor a primeira vista. A marca teria que ser HONDA e entre NC's, INTEGRA, e CB500X não hesitei, foi uma escolha emocional que se tem vindo a revelar também muito racional.
    Este pequeno motor tem tudo nos conformes, apesar da caixa tem esse pequeno senão o frisado CLONK, no entanto rapidamente deixamos de lhe dar importancia, pois o gozo de condução em cidade ou estradas nacionais faz esquecer tudo. E um motociclo equilibrado, manobrabilidade brilhante (peso, centro de gravidade), motor com uma disponibilidade excelente, consumos entre os 3,1l/100km e 4,9l/100km, consoante a "pressa" do condutor.
    De referir que neste ano e poucos meses, a "menina" fez cerca de 10500 km, consumo médio de 3,8l/100km, neste consumo considerar que as 90 % das viagens são feitas com pendura, topcase e malas laterais da GIVI.
    E de facto um prazer conduzir este motociclo.
    Mais uma vez obrigado pela partilha.
    Paulo

    Nota: Peço desculpa pela falta de alguns acentos graves e agudos, mas estou com um problema na configuração do teclado.

    ResponderEliminar
  13. estou para adquirir uma cb 500 x ...mais estou de olho na nova nc 750 x ...vou usar essa moto mais nos finais de semana e p pegar uma estrada com a patroa ...qual vc acha melhor ... para pegar a nc vou ter q pagar uma diferença de +/- uns r$ 5.500,00... será q a nc é tão melhor assim q a cb 500 x ...qual a sua opinião desde já obrigado ...

    ResponderEliminar
  14. Caro Walter, antes de mais nada, bem vindo ao Motor Atual.

    Quanto à questão colocada, apenas posso dizer que são duas excelentes motos e com qualuqer uma delas ficarias muito bem servido. No entanto, como o que pretendes é uma moto mais para passear/viajar na companhia da tua "patroa" entre estas duas provavelmente escolheria a NC750X, por ser uma moto de maior porte, logo com mais espaço para duas pessoas, além de que possui um espaço para arrumação no local onde habitualmente fica o depósito de combustível, sem dúvida uma mais valia. Além de que, por ser mais potente, terá um comportamento diferente, quando se circula com passageiro e carga.

    O melhor conselho que te posso dar é: experimenta as duas, pois essa é a melhor forma de chegares a uma conclusão.

    Gosto das duas, embora, pessoalmente e por achar que é uma moto mais divertida, prefira a 500, mas, para viajar a dois, a melhor será a 750.

    ResponderEliminar
  15. Boas, para tirar duvidas, qual o melhor combustível para esta mota 0 de 95 ou 98 octanas.
    Cps
    R.C

    ResponderEliminar
  16. Como a maioria dos motores, embora funcione perfeitamente com 95 octanas, o uso da 9 ou da 95 aditivada, é sempre melhor.

    ResponderEliminar
  17. Sr Veiga boa tarde;
    já nos conversamos sobre uma escolha da cb 500x e a nc 750x estudei muito e acabei a escolher nem uma nem outra.......peguei foi a v strom 650 xt um modelo novo q a Suzuki acabou de lançar vc acha q fiz a escolha certa me parece ser uma moto muito confiável e com um motor muito bom....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que fez uma ótima escolha, pois a V-Strom é uma excelente, escolha, apesar de pertencer a um segmento diferente, tanto da NC como principalmente da CB500X.

      Eliminar
  18. Teste muito bem feito é realmente assim esse modelo de motos

    ResponderEliminar