Um espaço dedicado ao Automobilismo e Motociclismo, nas suas mais variadas vertentes: Notícias, Test-drives, Indústria, Tecnologia, Segurança, Manutenção, Viagens, Desporto e muito mais!
4 de setembro de 2013
O Corvette nasceu há 60 anos!
A Chevrolet celebra este ano o 60º aniversário do Corvette, o mítico modelo super-desportivo
americano.
O primeiro Corvette foi produzido em Flint, estado do Michigan, a 30 de Junho de 1953.
Desde aí, o Corvette conquistou o estatuto de ícone americano e de referência em termos de performance e tecnologia.
«Ao longo das últimas seis décadas, o Corvette tornou-se parte integrante da cultura americana e o preferido de estrelas de cinema, músicos e até astronautas», disse o vicepresidente da Chevrolet para a área de Marketing.
Alguns marcos históricos ao longo das seis décadas de produção do Corvette:
- Primeiros Corvette saíram da linha de produção em 30 de Junho de 1953.
- Mais de 1,5 milhões de unidades fabricadas até hoje.
- O Corvette é o automóvel de passageiros há mais tempo em produção contínua no mundo.
- O Corvette fez a sua estreia como concept-car na ‘General Motors Autorama’ a 17 de Janeiro de 1957, em Nova Iorque. O sucesso foi tal que a 30 de Junho desse mesmo ano saiam da fábrica as primeiras 300 unidades.
- Todos os Corvette de 1953 tinham a cor ‘Polo White’ com interior vermelho. O seu preço era de 3498 dólares. Em 2006, a terceira unidade Corvette produzida foi adquirida num leilão pela extraordinária quantia de 1,06 milhões de dólares.
- Inicialmente, o Corvette estava disponível exclusivamente com um motor de seis cilindros em linha, o que aconteceu até 1955. A partir desse ano, o motor V8 opcional foi a escolha de 90 por cento dos clientes. O seis cilindros foi retirado em 1956. Desde aí, o Corvette passou a estar equipado exclusivamente como motorização V8.
- Nos seus primeiros dez anos, o Corvette estava disponível apenas na variante convertible (descapotável). O Corvette Stingray coupé de 1963, com tejadilho fixo ‘split window’ assinalava então a entrada da segunda geração do modelo. As vendas duplicaram e o modelo tornou-se o preferido para condução diária até por parte clientes que residiam em zonas mais frias.
- Até hoje foram produzidas cerca de 1,56 milhões de unidades do Corvette. O número 500 mil foi fabricado em 1977; o número 1 milhão em 1992; e o número 1,5 milhões saiu da linha de produção em 2009.
- Os Corvette foram ao longo da história produzidos em três fábricas: Flint, Michigan (1953), Saint Louis, Missouri (1954-1981) e Bowling Green, Kentucky (1981-2014).
- Nenhum Corvette produzido em 1983 foi vendido ao público, uma vez que o modelo desse ano foi suprimido devido à preparação do então novo Corvette de 1984, que assinalou o início da quarta geração (C4). No entanto, 44 protótipos foram fabricados
como modelos de 1983, um deles exposto actualmente no National Corvette Museum, em Bowling Green, Kentucky.
Fundada em 1911 em Detroit, a Chevrolet é a quarta maior marca automóvel do mundo, com vendas anuais superiores a cinco milhões de unidades em mais de 140 países.
A gama de modelos europeia inclui o citadino Spark, o utilitário Aveo, o pequeno SUV Trax, o compacto Cruze, a carrinha familiar Orlando, o SUV Captiva, a berlina Malibu, o lendário Camaro, o super-desportivo Corvette e o eléctrico com autonomia alargada Volt.
Fonte: Chevrolet Portugal
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário