No Japão, as pessoas reconhecidas como mestres artesãos designam-se por takumi.
Na fábrica da Nissan em Yokohama apenas quatro takumi estão aprovados para colocarem o seu nome como construtores dos motores do mítico Nissan GT-R.
Izumi Shioya, Nobumitsu Gozu, Tsunemi Oyama e Takumi Kurosawa - o líder da equipa e cujo primeiro nome coincide curiosamente com o da sua equipa de artesãos – têm em conjunto mais de 100 anos de experiência de fabrico de automóveis e constroem à mão os motores VR38 twin-turbo do GT-R, o orgulho da Nissan.
A fábrica de Yokohama da Nissan produziu mais de 35 milhões de motores ao longo da sua história de quase 80 anos e este pequeno grupo de artesãos reconhece o seu papel histórico e a sua responsabilidade.
"Ao colocar o meu nome no bloco de um motor, sinto realmente a grande responsabilidade de representar a Nissan e de ser considerado um construtor de motores GT-R", explica Kurosawa. "E sinto também um verdadeiro orgulho!"
A automatização é o elemento principal do fabrico de automóveis do séc. XXI mas, na sala de ambiente limpo e controlado de Yokohama, a montagem das cerca de 374 peças do motor V6 Twin-Turbo de 3800 cc e 545 cc, baseia-se na enorme experiência destes quatro operários.
Fabricar motores para o híper-desportivo GTR é apenas parte da história pois, tal como explica Nobuhiro Ozawa, responsável pela fábrica de Yokohama, os proprietários querem conhecer o construtor do seu motor de GT-R. Por vezes chegam-nos cartas onde nos perguntam “Quem construiu este motor?”
Alguns chegam mesmo a visitar a fábrica de Yokohama com o objetivo de conhecer o takumi do seu motor.
Quando o conhecem, normalmente dizem-lhe, “Obrigado por construir o meu motor GT-R!", explica Ozawa.
Os cartões-de-visita destes takumi não mencionam o seu estatuto entre os melhores artesãos de motores do mundo porque segundo afirmam, a verdadeira honra verifica-se quando o seu trabalho manual desliza pela linha de montagem com uma pequena placa presa e o motor está prestes a ser colocado no interior de um GT-R, criando um selo artesanal que nunca mais será esquecido.
Fonte: Nissan
Sem comentários:
Enviar um comentário