A Nissan inspira-se nas abelhas e nos peixes para desenvolver a tecnologia da mobilidade futura.
Os engenheiros da Nissan inspiraram-se no reino animal para o desenvolvimento de novas tecnologias que irão moldar o futuro da mobilidade. Um dos objectivos a longo prazo da Nissan consiste em alcançar zero fatalidades e ferimentos graves nos ocupantes dos seus veículos.
Toru Futami, Director de Engenharia, Tecnologia e Investigação Avançadas da Nissan, explicou que o estudo do comportamento dos animais que se deslocam em grupos ajuda os engenheiros a compreenderem de que forma os veículos podem interagir entre si num ambiente mais seguro e mais eficiente em termos de condução.
"Na nossa busca contínua para desenvolver sistemas de prevenção de colisões para a próxima geração de veículos, bastou-nos observar a Mãe Natureza para descobrir a forma mais avançada de sistemas de prevenção de colisões em acção, em particular nos padrões comportamentais dos peixes que seguem estas três regras:
- Não se afastarem demasiado.
- Não se aproximarem demasiado e não colidirem uns com os outros.
- Os peixes formam cardumes de acordo com estas três regras: um cardume de peixes não possui linhas para orientar cada um deles, mas ainda assim conseguem nadar extremamente próximos uns dos outros.
Portanto, se os veículos conseguirem apresentar o mesmo tipo de comportamento num grupo e deslocar-se em conformidade, deverá ser possível termos mais veículos a operarem em estradas com a mesma largura. Tal resultaria em mais veículos, mas com menos trânsito congestionado", explicou Futami.
O Nissan Patrol tornou-se o detentor do Recorde Mundial do Guinness de "Objecto mais pesado puxado por um veículo de produção".
O evento decorreu no Aeroporto Internacional de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, onde um Nissan Patrol de produção sem qualquer alteração puxou um avião de carga de 170 toneladas que incluía o peso do avião, combustível e carga, ao longo de mais de 50 metros, ultrapassando o recorde anterior em 15 toneladas.
A tentativa de recorde foi apoiada pelo Departamento de Aviação Civil de Sharjah e com o apoio do Xeque Abdullah Bin Mohammed Al Thani, Presidente da Aviação Civil - Aeroporto Internacional de Sharjah. Para expressar o profundo agradecimento pelo seu inestimável apoio, a Nissan partilhou este recorde com o Aeroporto Internacional de Sharjah.
O Nissan Patrol possui uma herança rica na região do Médio Oriente onde é considerado um dos veículos todo-o-terreno mais icónicos do mundo e onde tido uma presença constante desde a década de 1950.
O primeiro Nissan Patrol no Médio Oriente chegou ao Kuwait em 1956 e, desde então, este veículo considerado por muitos como a derradeira expressão de liberdade pessoal, encontrou inúmeros fãs locais.
O Nissan Patrol construiu uma reputação como um dos mais duráveis, fiáveis e capazes veículos todo-o-terreno no mercado. Muitos compradores do Patrol na região do Médio Oriente são extremamente leais ao automóvel. De facto, muitas pessoas consideram o Nissan Patrol como um membro da família e passam o automóvel de geração em geração sempre que um novo modelo é adquirido.
A Caminho das 200.000 unidades do NV200
A Nissan está no bom caminho para alcançar vendas acumuladas de 200 mil unidades do furgão NV200 até ao final do ano fiscal de 2013.
O premiado furgão compacto é um veículo essencial para o crescimento global da Nissan, que tem como objectivo tornar-se na fabricante líder mundial de veículos comerciais ligeiros até ao fim do ano fiscal de 2016 (de Abril de 2016 a Março de 2017).
O Nissan NV200 é o veículo de base para o especialmente concebido e equipado "Táxi do Futuro" da Cidade de Nova Iorque, sendo actualmente vendido em mais de 40 países, após os recentes lançamentos nos Estados Unidos e na África do Sul.
Apresentação do ZEOD RC
Os fãs japoneses terão a primeira oportunidade de ver o revolucionário Nissan ZEOD RC em acção quando este se estrear publicamente na pista de Fuji durante a corrida do Campeonato do Mundo de Resistência FIA.
Recorrendo ao modo totalmente eléctrico, o Nissan ZEOD RC irá fazer demonstrações durante os 18, 19 e 20 de Outubro próximos, os três dias da etapa japonesa daquele campeonato mundial de resistência.
A Nissan, irá experimentar até lá variantes das novas tecnologias de grupos motopropulsores eléctricos, como preparação para este seu regresso à competição LMP1, tendo como objectivo nada menos do que competir pelo título na corrida de resistência mais prestigiada do mundo.
O bicampeão japonês de SUPER GT da Nissan, Michael Krumm, irá conduzir o ZEOD RC em Fuji. Krumm fez parte do alinhamento de pilotos do programa Nissan DeltaWing em 2012 e ficou em terceiro lugar na classe LM P2 nas 24 Horas de Le Mans deste ano.
Depois dos eventos de Fuji, o Nissan ZEOD RC irá continuar o seu programa de desenvolvimento na Europa, com Lucas Ordóñez no banco do condutor.
A estreia em competição está programada para as 24 Horas de Le Mans do próximo ano, onde irá ocupar a Garage 56, uma participação adicional reservada pelo Automobile Club de l'Ouest para automóveis que apliquem novas tecnologias e conceitos inéditos na grande clássica francesa de resistência.
Fonte: Nissan Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário