28 de janeiro de 2014

A Nissan Informa:


- Condução autónoma -



A Nissan Motor Corporation efetuou, numa auto-estrada japonesa, o primeiro teste de estrada de Condução Autónoma em ambiente público. 

Um veículo eléctrico Nissan Leaf equipado com a revolucionária tecnologia percorreu a auto-estrada de Sagami no município de Kanagawa, a Sudoeste de Tóquio, com o Governador do Município, Yuji Kuroiwa e o Vice-presidente da Nissan, Toshiyuki Shiga, a bordo. O veículo funcionou de modo totalmente autónomo na auto-estrada. 

«A Nissan busca um futuro para a mobilidade com maior segurança, conforto e consciência ecológica», afirmou Shiga, Vice-presidente da Nissan. «Através destes testes numa auto-estrada pública, esperamos fazer avançar ainda mais o nosso desenvolvimento tecnológico, com o objectivo de em breve podermos comercializar veículos com Condução Autónoma».

Este evento foi efectuado com a colaboração do município de Kanagawa. Desenrolou-se perto da "Zona Especial da Indústria Robótica de Sagami", uma área que se encontra a ser revitalizada com a ajuda do governo local. Os projectos em curso nesta área incluem o desenvolvimento de robôs de assistência vital equipados com sensores, inteligência artificial e sistemas de controlo. 

O teste de estrada público irá ajudar a Nissan a desenvolver a Condução Autónoma, tendo em vista o seu objectivo de disponibilizar até 2020 veículos comercialmente viáveis com essa tecnologia.



O Nissan LEAF utilizado no teste de estrada público foi o primeiro veículo com capacidades de Condução Autónoma a receber uma matrícula no Japão, em Setembro último. 

Os protótipos da Nissan estão equipados com uma tecnologia de Condução Autónoma que detecta as condições da estrada e opera automaticamente os controlos principais do automóvel, incluindo a direcção, os travões e a aceleração. 

Os veículos podem operar no modo totalmente automatizado na auto-estrada, juntar-se ao tráfego, mudar de faixa, manter uma distância segura em relação aos outros veículos e abandonar a auto-estrada na saída seleccionada no sistema de navegação para mudar de via.


- IDX Nismo e IDX Freeflow -


A Nissan revelou um par de protótipos com características radicalmente diferentes, criados através de uma nova abordagem ao desenvolvimento de produtos e oferecendo uma nova perspectiva do que pode constituir o design de produtos de amanhã.

Apresentados pela Nissan no recente Salão Automóvel de Tóquio os protótipos IDx são bases de estudo: o IDx Freeflow propõe uma visão casual/focada no estilo de vida e o IDx NISMO, um modelo futurista ultra desportivo que parece saído directamente de um simulador de condução.



O IDx NISMO e o IDx Freeflow mostram como a Nissan está a aplicar métodos de desenvolvimento de produtos inesperados e inovadores para ir ao encontro das necessidades de clientes mais jovens, com ideias quiçá inesperadas e entusiasmantes, colaborando com eles para criar os automóveis desejados por esta geração.


- Leaf abastece escritórios -

A Nissan efectuou com êxito um teste de um sistema que permitirá às empresas regular as contas de electricidade recorrendo às baterias do Nissan Leaf utilizados pelos seus funcionários nas viagens de e para o trabalho.



A funcionalidade "Veículo-Para-Edifício" permite a ligação de até seis Nissan Leaf ao quadro de distribuição de energia de um edifício. 
O carregamento é faseado durante o dia para que, nas horas de pico, quando a electricidade é mais cara, o edifício recolha energia dos veículos. Quando a electricidade é mais barata, o fluxo inverte-se. 

O sistema assegura que os Nissan Leaf estão totalmente carregados no final do dia de trabalho para que os seus condutores possam regressar a casa.

A funcionalidade "Veículo-para-Edifício" tem sido utilizada e aperfeiçoada no Centro de Tecnologia Avançada da Nissan na cidade de Atsugi, Japão, desde Julho. 

A instalação beneficiou de uma redução de 25,6 KW durante os períodos de pico no Verão, controlando o tempo de carregamento dos Veículos Eléctricos e sem qualquer impacto, quer nas viagens de e para o trabalho dos funcionários, quer nos Nissan Leaf.  


- Câmara com limpeza automática -

A câmara traseira de grande angular do Note permanece limpa, sem poeiras, graças a um sistema inteligente de "lavagem e secagem" incorporado.



Com tantos acidentes na estrada provocados por más condições meteorológicas, os engenheiros da Nissan desenvolveram uma câmara com limpeza automática para garantir que os condutores do Nissan Note usufruem de uma clara vantagem. A câmara traseira inteligente com limpeza automática reflecte a paixão da Nissan pela tecnologia acessível, o design inteligente e um notável sentido prático.     

Montada precisamente acima da chapa da matrícula traseira do Note, a câmara está facilmente exposta a sujidades, poeiras e água que, se ficarem retidas, provocarão o obscurecimento do ecrã de 5,8 polegadas do NissanConnect, dificultando o funcionamento eficiente dos dispositivos de segurança. No entanto, a lente do Note efectua continuamente uma análise para detectar o tipo de sujidade que provoca a obstrução. Suficientemente inteligente para fazer a distinção entre lama e água, o sistema de limpeza automática usa o seu dispositivo integrado de água e ar comprimido para limpar e secar a lente. 



A câmara consegue mesmo defender-se da chuva. Os testes revelaram que a melhor forma de manter a câmara a funcionar é mantê-la molhada, tendo sido introduzido no sistema um jacto de água muito pulverizado de modo a evitar a formação de gotas de água de grandes dimensões na lente e a assegurar a qualidade da imagem processada.

Richard Picton, o engenheiro do Escudo de Protecção Inteligente da Nissan resume: «À medida que as noites longas de aproximam, a lente da câmara não pode ficar suja e dificultar a visibilidade. E como não queríamos que a tarefa de limpar a lente fosse uma obrigação do condutor foi desenvolvido o sistema inteligente de limpeza automática».

Sem qualquer intervenção por parte do condutor, a câmara traseira permanece isenta de sujidades acumuladas e gotas de água. Testes digitais e reais intensos comprovaram que o consumo de água do sistema é mínimo, uma vez que este retira quantidades ínfimas do recipiente de série do limpa-pára-brisas do Note. O jacto de ar é alimentado através de um pequeno compressor montado sob a traseira do Note.

A introdução de tecnologia de topo e de design apurado no segmento B são os principais argumentos do novo Note, com a aplicação de conceitos inovadores em todas as vertentes do seu design e engenharia.

O novo Nissan NOTE está disponível no mercado português a partir de 14.790 euros.

- Faísca testa Nissan GT-R GT3 -



Duas semanas depois de subir ao lugar mais alto do pódio das 24 Horas do Dubai, Miguel Faísca esteve no Autódromo Internacional do Algarve para uma sessão de testes com um Nissan GT-R GT3. 

O português cumpriu um total de 27 voltas aos comandos da unidade que a equipa JRM Racing trouxe para Portugal, tendo como objectivo a adaptação ao modelo com que, esta época, vai defender as cores oficiais da Nissan em competições internacionais.


Como admite Miguel Faísca, "tratou-se de uma sessão de trabalho bastante importante para o futuro. Apesar de ter tido uma pequena experiência com o Nissan GT-R GT3, na pista de Donington, no último mês de Novembro, agora fiquei com uma noção mais clara das suas potencialidades e exigências: para além de ser muito mais competitivo do que o Nissan 370Z GT4 com que alinhei no Dubai, obriga a um estilo de pilotagem completamente diferente e é bem mais exigente fisicamente, uma vez que já se sentem as forças laterais com uma razoável intensidade".

Fonte: Nissan Portugal

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