Um espaço dedicado ao Automobilismo e Motociclismo, nas suas mais variadas vertentes: Notícias, Test-drives, Indústria, Tecnologia, Segurança, Manutenção, Viagens, Desporto e muito mais!
14 de fevereiro de 2014
Novo PEUGEOT 108 - o expoente da expressão !
Após ter renovado a sua oferta nos segmentos B e C, a Peugeot apresenta o seu novo citadino.
Compacto e naturalmente adaptado às deslocações urbanas, o novo Peugeot 108 apresenta um design chique e distinto oferecendo ao cliente a possibilidade de configurar o seu próprio veículo: berlina ou cabriolet, temas de personalização, ambiente interior, número de portas, cor exterior, etc.
O novo citadino da marca estará disponível em duas carroçarias: a berlina e o cabriolet Top! que, apesar de serem todos diferentes, pertencem todos à mesma família.
A dianteira do 108 representa tranquilidade através da sua robustez.
Na parte superior, estão integradas as luzes em LED. Esta tecnologia é igualmente, utilizada para a iluminação diurna com as luzes inseridas no robusto suporte que engloba também as luzes de nevoeiro.
O leão, símbolo inconfundível do construtor francês destaca-se, entre os dois vincos do robusto capot, cujas nervuras alargadas sobem até para-brisas num único movimento fluido.
De perfil, o aspeto compacto é evidenciado pelas distâncias entre eixos que foram reduzidas ao máximo.
A ligação à zona traseira é conseguida graças aos farolins traseiros. Nascendo nos flancos, integram todas as funções, incluindo marcha atrás e nevoeiro.
Abrindo a porta, vamos encontrar um habitáculo espaçoso e confortável que o aspeto compacto do Peugeot 108 não permite adivinhar. Foi concebido para uma utilização intuitiva, sendo cada zona destinada a uma função.
À sua frente, o condutor descobre informações concentradas para uma rápida leitura. O quadrante é solidário com a coluna de direção, regulável em altura e coberto por uma estrutura para garantir a leitura em todas as condições. É constituído por um mostrador analógico e um ecrã LCD dispostos concentricamente.
De ambos os lados, algumas versões acolhem o conta-rotações e o indicador de alteração de velocidade (Gear Shift Indicator).
Instalado no seu banco regulável em altura, o condutor acede aos diferentes comandos sem qualquer esforço. Com uma mão, comanda os equipamentos agrupados na consola central : o Touch Screen de 7’’, o botão de arranque acoplado ao sistema de Acesso e Arranque Mãos-Livres, o ar condicionado automático.
Na zona posterior do volante encontra-se intuitivamente o comando do limitador de velocidade, enquanto a abertura da tampa do depósito de combustível e a regulação dos retrovisores elétricos e aquecidos estão facilmente acessíveis no painel de bordo.
Por fim, basta elevar a mão para encontrar no teto o comando elétrico da lona do tejadilho e descobrir o espaço com 80 cm de largura e 76 cm de comprimento.
Para além disso, é possível ajustar a abertura em qualquer posição: por cima dos lugares dianteiros apenas, por cima dos 4 lugares, etc.
Um deflector aeroacústico posiciona-se automaticamente ao abrir a lona para limitar as deslocações de ar no interior do habitáculo.
O Peugeot 108 oferece várias configurações à escolha do cliente. Optando pelo 108 TOP! tem a possibilidade de escolher a cor da capota. Preto, cinzento ou Purple ? Entre as oito propostas, duas são exclusivas : Aïkinite, um cobre dourado e Purple, um violeta inédito.
Exclusivamente reservado à berlina de 3 portas, a pintura bi-ton é proposta em duas versões: Purple e Cinzento Gallium ou Branco Lipizan e Aïkinite.
Passando este primeiro passo, o cliente pode chegar ainda mais longe e compor o seu 108 graças aos sete temas de personalização e aos três ambientes interiores.
Os temas de personalização são compostos por decorações exteriores, capas dos retrovisores exteriores, decorações interiores, tapetes, proteções da chave (mecânica ou comando à distância) enquanto os três ambientes interiores variam nas cores de decoração do painel de bordo e na consola central.
Por fim, o Peugeot 108 propõe uma seleção de cinco estofos interiores. O tecido Curitiba é exclusivo do nível Access. Nos níveis Active e Allure, a berlina está equipada com o tecido Carolight, um tecido em xadrez repensado, o cabriolet 108 TOP! com têxtil Rayura Aïkinite.
O interior em couro, exclusivo do nível Allure, é proposto em ambas as silhuetas.
Novidade no segmento, o Peugeot 108 dá entrada ao automóvel urbano numa nova era, com o seu grande Touch Screen no centro do painel de bordo.
Em opção no Active e de série no Allure, este ecrã com 7’’ estabelece uma nova relação entre o veículo e o seu condutor. É o interface do rádio, do computador de bordo e da parametrização do veículo. E vai muito mais além destas funcionalidades!
Com efeito, o smartphone, este acessório eminentemente pessoal, é útil em qualquer ocasião. De futuro, pode ser utilizado também no veículo.
O utilizador pode ligá-lo de duas formas: por Bluetooth® nomeadamente para as funcionalidades de telefone e música do aparelho portátil e por Mirror Screen para as suas aplicações compatíveis com uma utilização automóvel. Esta função Mirror Screen é operada através da tecnologia MirrorLinkTM para os telefones Androïd, RIM e Windows, e pela tecnologia AppInCar para os telefones iOs.
Graças ao Mirror Screen, o Touch Screen do Peugeot 108 torna-se o espelho do telefone compatível. Mágico !
O condutor comanda assim o seu smartphone a partir do Touch Screen do citadino: qualquer ação neste interface é realizada no smartphone. As aplicações podem, igualmente ser comandadas por voz, através de um sistema de reconhecimento vocal.
No momento de utilizar a bagageira, o 108 revela uma das suas várias vantagens. O sistema Acesso e Arranque Mãos-Livres (ADML) permitem destrancar as portas com um simples contacto.
Ao abrir a porta da bagageira, a chapeleira arruma-se automaticamente contra o óculo e revela uma mala generosa para a categoria: 196 litros com o kit antifuro, 180 litros com a roda sobressalente.
A sua carga é efetuada sem esforço devido ao seu limite inferior, de apenas 77 cm, e um espaço amplo de 1m entre as cavas das rodas.
O volume inicial pode ser aumentado para 750 litros graças ao rebatimento das costas do banco traseiro em configuração 50/50. Para tal, basta acionar as duas tiras , acessíveis a partir do exterior.
A bordo, dispõe de vários compartimentos de arrumação. O porta-luvas, fechado com uma tampa, pode acolher uma garrafa de 1l e os compartimentos das portas, uma garrafa de 50cl.
A posição de condução é fácil de encontrar através da regulação em altura da coluna de direção e do banco.
Para efetuar o arranque, o sistema ADML apresenta também os seus talentos ; uma pressão no botão situado na consola central do painel de bordo é suficiente para efetuar o arranque do motor.
O condutor pode concentrar-se na condução graças ao limitador de velocidade e ao acendimento automático das luzes. Por fim, ao engrenar a marcha atrás, a câmara de marcha atrás apresenta, a cores no Touch Screen, a zona que se encontra por trás do veículo.
Os passageiros são protegidos, em todas as circunstâncias, por um conjunto de seis airbags que equipam de série todas as versões: dois frontais, dois laterais dianteiros, dois de cortina que abrangem os lugares dianteiros e traseiros. Por fim, para a segurança das crianças, os dois lugares traseiros encontram-se equipados com fixações IsoFix.
A gama é constituída por quatro grupos motopropulsores de 3 cilindros eficazes (1.0 e-VTi 68 BVM5, 1.0 VTi 68 BVM5, 1.0 VTi 68 ETG5 e 1.2 VTi 82 BVM5.) que, tirando partido da leveza do Peugeot 108,devido à sua extrema leveza – a partir de apenas 840 kg.
As vias têm 1.425mm na dianteira e 1.420mm na traseira.
Os pneus estão disponíveis em duas dimensões, 165/65 R14 ou 165/60 R15, de baixa resistência à deslocação, são controlados permanentemente pelo Sensor de Pressão de Pneus.
O sistema de travagem é composto, na dianteira, por discos ventilados de 247mm e por tambores de 200mm na traseira.
O equipamento de travagem engloba, ainda de série, o ABS, a Repartição Eletrónica de Travagem, a Assistência à Travagem de Emergência e o ESP, que pode ser desativado.
Todas as motorizações estão equipadas com Hill Assist - Ajuda ao Arranque em Plano Inclinado.
Este sistema mantém o veículo imobilizado durante breves instantes para dar ao condutor tempo suficiente de passar do pedal de travão para o pedal do acelerador.
Brevemente... num concessionário, perto de si...
Fonte : Peugeot Portugal
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário