4 de março de 2015

Honda - Novidades no Salão de Genebra 2015




Honda NSX 


No seguimento da sua estreia global no Salão de Detroit e vinte cinco anos após a estreia do NSX original, a muito aguardada versão de produção do Honda NSX é finalmente apresentada na Europa.
Sendo um modelo desenhado a partir do zero e equipado com uma motorização híbrida de tracção integral, o novo NSX será o supercarro com a tecnologia mais avançada do mundo. 

As primeiras entregas aos clientes europeus do novo NSX híbrido desportivo, com motor em posição central, vão acontecer no início de 2016. 

O Honda NSX de 2015 está equipado com uma motorização totalmente nova – uma unidade V6 a 75 graus de dois turbo-compressores e cabeças DOHC, acoplada a uma caixa de dupla embraiagem (DCT) de nove velocidades e três motores eléctricos. Esta tecnologia híbrida desportiva está alojada num chassis multi-material ultra-rígido e de baixo peso, que emprega em primeira mão aplicações de materiais e processos de fabrico inovadores. 


O desenvolvimento do NSX de 2015 foi iniciado a partir do zero, o resultado de quase três anos de intenso desenvolvimento por uma equipa global de design e engenharia liderada por engenheiros do centro de desenvolvimento da empresa localizado em Raymond, Ohio.

O NSX foi sujeito a testes exaustivos no avançado túnel de vento da empresa, localizado em Raymond, Ohio e que originaram um número significativo de alterações entre o protótipo e o design final da carroçaria. Estas alterações reflectiram-se nas grelhas do capot, nas novas entradas de ar nos guarda-lamas dianteiros, modificações nas entradas laterais e spoiler traseiro optimizado.

O interior do NSX apresenta uma fantástica visibilidade para a frente, com comandos simples e intuitivos e ergonomia topo-de-classe onde, por exemplo, os bancos dianteiros oferecem um apoio fenomenal e um conforto excelente, com grande facilidade de entrada e saída para condutor e passageiro.


O painel de instrumentos do NSX possui um mostrador dinâmico TFT que apresenta as várias categorias de informação e definições do veículo, de acordo com as selecções efectuadas pelo condutor nos comandos do Sistema Dinâmico Integrado na consola central. Como controla este poderoso centro de informações, considerou-se apropriado que o botão Power, que controla a motorização híbrida desportiva, ficasse localizado no centro deste comando. 

No coração das capacidades de performance do NSX está o novo motor V6 a 75 graus, de montagem em posição central no chassis, com cabeça DOHC e duplo turbocompressor, acoplado a uma transmissão DCT de 9 velocidades de desenvolvimento especial. 

O motor V6 emprega um conjunto de válvulas compacto, inspirado na competição e sistema de lubrificação por cárter seco para ajudar a baixar o centro de gravidade. A novíssima transmissão DCT de nove velocidades oferece mudanças super-rápidas e reduções em consonância com a rotação do motor. 

O motor eléctrico traseiro de acção directa, alojado entre o motor e a transmissão, auxilia as acelerações, a travagem e a transmissão na realização das mudanças. As rodas dianteiras do NSX são accionadas por dois motores eléctricos independentes de elevada potência e que oferecem respostas instantâneas de binário, distribuindo-o de forma dinâmica entre a esquerda e a direita.


O NSX usa os motores eléctricos dianteiros para a vectorização dinâmica do binário adicionalmente à melhoria da aceleração e da travagem. O resultado é um arranque imediato e uma maneabilidade com respostas que parecem adivinhar os desejos do condutor. O NSX foi sujeito a testes intensos nalgumas das pistas de corridas mais exigentes do mundo, incluindo a famosa pista de Nürburgring Nordschleife.

O NSX usa, tanto atrás como à frente, suspensões de alumínio totalmente independentes; toda a sua considerável potência é posta na estrada através dos pneus de alta performance ContiSportContact – nas medidas 245/35Z R19 à frente e 295/30Z R20 atrás – montados em jantes de liga leve de 19 x 8,5 polegadas na dianteira e 20x11 polegadas na traseira. 

A travagem é naturalmente potente e de confiança, graças às pinças monobloco de seis êmbolos à frente e de quatro êmbolos atrás, que actuam em discos de carbono-cerâmicos de elevada performance.

O Sistema de Tracção Integral "Super-Handling (SH-AWD) da Honda oferece uma condução bastante melhorada e permite agora respostas super-rápidas a todos os comandos do condutor – direcção, travagem e aceleração – juntamente com a estabilidade, o controlo e o arranque proporcionados por um sistema de tracção integral. O Sistema de Assistência à Condução Ágil (AHA - Agile Handling Assist) recorre à aplicação subtil de travagem para realçar ainda mais as respostas da carroçaria e oferecer uma fantástica estabilidade dinâmica.


O Sistema Integrado de Dinâmica do NSX, accionado por botão de comando, oferece os seguintes modos: Quiet (Calmo), Sport (Desportivo), Sport+ (Desportivo+) e Track (Pista). Este sistema ajusta as respostas do motor de combustão, dos motores eléctricos, da transmissão e do chassis, bem como o nível de sonoridade do motor de combustão, com base nas necessidades do condutor e do ambiente de condução. O modo Quiet permite conduzir o carro apenas em modo eléctrico e a baixa velocidade, por períodos curtos de tempo. Passando de Sport para Sport+ e, finalmente, para modo Track, onde o NSX revela todo o seu potencial, as respostas do veículo tornam-se cada vez mais incisivas e precisas.

O NSX também possui uma função “launch” (função de arranque) que oferece a derradeira performance no arranque, onde o motor de combustão e os três motores eléctricos trabalham em conjunto.

O NSX será construído exclusivamente no Performance Manufacturing Center (PMC) da empresa, localizado em Marysville, Ohio, onde este modelo será fabricado e montado por cerca de 100 trabalhadores altamente especializados, que realizarão todos os trabalhos, desde a construção da carroçaria, à pintura, até à montagem final.



Honda Civic Type R 


A meio de um fantástico show de cores laser e com a sonoridade surpreendente do “grito” do motor a entrar no redline às 7.000 rpm, foi finalmente apresentando à imprensa o novissimo Civic Type R, versão mais radical de sempre fabricada pela Honda. 
As performances anunciadas e a condução fenomenal deste modelo serão as novas referências para este segmento. 
Sendo a primeira aplicação mundial do novo motor VTEC TURBO de 2.0 Litros da Honda, esta nova motorização, em conjunto com o chassis inovador de formas agressivas e repleto de tecnologias pioneiras, resulta numa nova versão do Civic Type R repleta de emoções e que oferece uma das experiências de condução mais envolventes e recompensadoras de qualquer modelo do segmento.


Após uma espera de cinco anos, 2015 será o ano de chegada do modelo de elevadas performances mais aguardado dos últimos tempos, o Honda Civic Type R. Baptizado de "carro de corrida para a estrada", o novíssimo Civic Type R vai definir novos padrões no segmento de hatchbacks de tracção dianteira e elevadas performances.


No coração do Civic Type R estará uma nova unidade VTEC TURBO a gasolina, com injecção directa, turbocompressor e 2.0 litros de cilindrada, exibindo valores de potência, binário e performances sem rival no segmento de veículos hatchback de altas performances e tracção dianteira. O pico de potência é de 310 CV às 6.500 rpm e o binário máximo situa-se nos 400 N•m, logo às 2.500 rpm – valores que são ambos superiores aos de qualquer modelo da linha Type R da Honda

Com redline às 7.000 rpm, o motor – que faz parte da série de tecnologias de próxima geração intitulada Earth Dreams – possui um novo e avançado turbocompressor com tecnologia VTEC que aumenta o binário a baixa rotação e oferece acelerações sustentadas. 


As fantásticas performances do Civic Type R não têm rival no segmento de hatchbacks de tracção dianteira e elevadas prestações: de 0 a 100 km/h o Civic faz apenas 5,7 segundos – valor que o torna no hatchback mais rápido a acelerar – e, em termos de velocidade máxima, onde permitido, atinge um valor líder-da-classe de 270 km/h *.

O novo motor está acoplado a uma fantástica caixa manual de 6 relações muito rápidas, assegurando uma ligação íntima e recompensadora entre o motor e a transmissão da potência às rodas dianteiras.

Para o conseguir garantir o uso pleno das potencialidades do novo motor, o Civic Type R foi sujeito a exaustivos testes, análises e desenvolvimento em termos de aerodinâmica e testes em túnel de vento nas instalações da Honda dedicadas ao desenvolvimento de modelos desportivos e de competição, localizadas em Sakura, Japão, onde está também sedeado o programa de desenvolvimento dos motores de Fórmula Um da Honda.
Este trabalho de desenvolvimento foi validado por testes exaustivos aos protótipos, tanto em estrada, como nas pistas, incluindo no circuito de Fórmula Um de Suzuka, em Nürburgring Nordschleife e nas instalações de teste da empresa em Takasu.

A nova parte inferior, praticamente plana, permite a passagem do ar por baixo do veículo, cujo efeito se combina com o difusor traseiro para optimizar a sustentação aerodinâmica sobre o automóvel – efectivamente, fazendo o carro "agarrar-se á estrada".


Os guarda-lamas traseiros foram actualizados a partir do Protótipo Type R. A estrutura do spoiler traseiro – o seu ângulo, altura e formato, bem como as partes verticais nas extremidades – foram cuidadosamente estudadas para optimizar as forças de sustentação aerodinâmicas, mas sem causar impacto significativo no coeficiente de arrastamento a alta velocidade. Isto ajuda a melhorar a aderência à estrada, especialmente nas curvas a alta velocidade. 

O largo divisor dianteiro e os spoilers laterais profundos também contribuem para a melhor gestão dos fluxos de ar e para reduzir o efeito de levantamento; o pára-choques dianteiro tem formato especialmente concebido para reduzir a turbulência à volta das rodas dianteiras, cortando o arrastamento e reduzindo as forças de elevação.


As novas jantes de liga leve de 19 polegadas e elevada rigidez, exclusivas do Type R, complementam as alterações visuais. As jantes, com pneus 235/35R19 desenvolvidos especificamente para o Type R, preenchem as cavas das rodas de maiores dimensões. 

O Type R está equipado com travões Brembo de elevada performance, num conjunto especialmente concebido para este modelo. Na frente, as pinças de quatro êmbolos trabalham em discos perfurados de 350 mm de diâmetro.


O Type R está disponível em cinco cores distintas que conferem ao Type R um novo e elegante impacto visual. Para além do Branco Championship – que este novo modelo partilha com as sucessivas gerações de veículos simbólicos Type R – é possível optar por Preto Crystal (pérola), Metal Polido (metalizado), Azul Brilhante Sporty (metalizado) e Vermelho Milano.

O Honda Civic Type R vai estar à venda em toda a Europa já a partir do próximo Verão. Atempadamente, serão reveladas todas as especificações técnicas deste modelo.



FCV Concept



O protótipo FCV da Honda, revelado em Novembro de 2014 em Tóquio tem a sua estreia na Europa no Salão Automóvel de Genebra de 2015. 

O veículo a células de combustível de próxima geração da Honda vai suceder aos dois anteriores veículos de produção da marca a estarem equipados com este tipo de motorização, o FCX e o FCX Clarity e vai oferecer melhorias significativas em termos de performances e custos. 


A nova pilha de células de combustível instalada no protótipo FCV é 33% mais pequena do que a do modelo anterior, mas consegue produzir mais de 100 kW de potência, numa densidade tão elevada como 3,1 kW/L. Isto contribui para uma melhoria geral em termos de performances de aproximadamente 60%. 


O protótipo FCV da Honda está equipado com um depósito de armazenagem de hidrogénio de alta pressão (70 MPa) e oferece uma autonomia superior a 700 km  (435 milhas). Este depósito tem um tempo de reabastecimento de cerca de três minutos , um período de tempo semelhante ao dos veículos actuais de motorizações convencionais.


A Honda considera o hidrogénio uma solução energética de próxima geração e elevado potencial porque este componente pode ser produzido a partir de diversas fontes de energia e é fácil de transportar e armazenar. 


Com base nestas premissas, a Honda tem vindo a posicionar o veículo a células de combustível – que usa a electricidade gerada a partir de uma reacção química entre o hidrogénio e o oxigénio como fonte de energia para o motor eléctrico – como o derradeiro veículo com responsabilidade ambiental. 



Como resultado, a Honda tem vido a ter uma abordagem proactiva à investigação e ao desenvolvimento dos veículos a células de combustível, desde a década de 80 do século passado.

Fonte: Honda Europe (Sucursal Portugal)

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