A tecnologia híbrida chegou à Renault!
O Grand Scénic Hybrid Assist é o primeiro modelo da marca francesa que associa um motor elétrico a um de combustão, no caso, o bloco dCi 110.
Esta solução permite uma redução nos consumos e nas emissões até 10 por cento, mas também melhores desempenhos, uma vez que o binário suplementar pode chegar aos 15 Nm.
Com 7 lugares individuais, o Renault Grand Scénic Hybrid Assist é a solução para as famílias mais numerosas que privilegiam o espaço, o conforto, a qualidade, a tecnologia e a economia.
O Grand Scénic Hybrid Assist tem também, o de preço mais acessível em toda a gama do Renault Grand Scénic.
Na sequência do sucesso e dos desenvolvimentos tecnológicos alcançados com a gama 100 por cento elétrica, a Renault dá mais um importante passo na estratégia de eletrificação dos motores: a estreia de uma proposta híbrida, designada por Hybrid Assist!
O Grand Scénic é o primeiro modelo da Renault que combina um motor elétrico e um de combustão, mais concretamente, o comprovado bloco dCi 110, associado a uma caixa manual de 6 velocidades.
A tecnologia Hybrid Assist assenta num motor elétrico de 10 kW e em duas baterias. Uma bateria secundária de 12 volts para fornecer a energia necessária para o funcionamento de equipamentos como luzes, limpa-vidros e ABS. E uma bateria de 48 volts, localizada sob o piso traseiro, com capacidade de armazenar a energia recuperada durante as fases de desaceleração, energia essa que é utilizada pelo sistema híbrido para fornecer binário adicional ao motor dCi 110. Sublinhe-se que esta bateria de tração não necessita de qualquer manutenção.
Um sistema bastante simples pois, o Hybrid Assist nem precisa de uma tomada para recarregar a bateria. Uma tecnologia que permite uma redução dos consumos e das emissões de CO2 que pode chegar aos 10 por cento, mas sem sacrifício do prazer de condução e são os números que o confirmam.
Em relação ao Grand Scénic dCi 110 EDC, o Grand Scénic Hybrid Assist reivindica um consumo em ciclo misto de 3,6 l/100 km (em vez de 4 l/100 km) e emissões de CO2 de 94 gramas (em vez de 104 g). Por ação do motor elétrico, em determinados regimes, o binário máximo pode chegar aos 275 Nm em vez dos habituais 260 Nm.
Para além dos números e da tecnologia que está sob o chassis, só dois detalhes é que diferenciam o Grand Scénic Hybrid Assist das versões convencionais: a assinatura “Hybrid Assist” no portão traseiro e o indicador de consumo ou de recuperação de energia localizado no painel de instrumentos, bem ao lado do velocímetro.
Em tudo o resto, o Grand Scénic Hybrid Assist é um “vulgar” Grand Scénic, um monovolume com linhas distintas e modernas, destacando-se a pintura bi-tom, as bonitas e imponentes jantes de 20 polegadas, bem como a assinatura luminosa Renault com a tecnologia LED Pure Vision na dianteira e Edge Light na traseira.
Saltando à vista as parecenças com o Renault Espace, a verdade é que a mais recente geração do Grand Scénic conserva as premissas que fizeram o sucesso das três primeiras gerações: espaço e modularidade onde se juntam agora pormenores que remetem o Grand Scénic Hybrid Assist para os segmentos superiores.
Os assentos dianteiros são os mesmos do Espace. Possuem espuma de dupla densidade e estão também disponíveis com regulação elétrica de oito modos (lombar incluída), função de massagem e aquecimento.
Como não podia deixar de ser, a modularidade é uma das mais elogiadas caraterísticas do Grand Scénic Hybrid Assist. O assento do passageiro dianteiro pode assumir a posição de mesa.
Graças ao prático e engenhoso sistema “One Touch Folding”, com um único toque no R-LINK 2, ou nos comandos situados no porta-bagagens, é possível rebater, automaticamente, os bancos traseiros, com o objetivo de obter um piso plano.
A consola central deslizante faz parte dos equipamentos do Grand Scénic Hybrid Assist, sendo uma solução simples, mas bastante prática. Para além do espaço de arrumação que disponibiliza – iluminado e fechado – acumula a função de apoio de braço e integra diferentes tomadas (USB, jack e de 12v), tanto para os passageiros dianteiros, como para os da segunda fila de bancos.
Com 63 litros de espaços de arrumação, o Grand Scénic Hybrid Assist também está equipado com a gaveta Easy Life - Herdada do Espace, é iluminada e climatizada, oferece uma excecional capacidade de arrumação, abre-se eletricamente por intermédio de um sensor e tranca-se, automaticamente, com a imobilização do automóvel -, situada em frente ao banco do passageiro dianteiro. Já as prateleiras Easy Life, suportadas nas costas dos bancos dianteiros, fazem as delícias de crianças e adultos.
Uma referência, ainda, para os quatro compartimentos integrados no piso e também para o porta-bagagens, que oferece um volume de 596 litros.
O imponente ecrã de 8,7 polegadas – um autêntico tablet – colocado na consola central - é o centro de comando do sistema R-Link 2, que inclui a navegação 3D, telefone, aplicações, rádio, ar condicionado, correio eletrónico, entre outras funções, como a tecnologia Multi-Sense® que permite ao condutor selecionar diferentes modos de condução: Normal, Eco, Confort, Sport e Perso. No fundo, a parametrização do automóvel ao nível da suspensão, direção, velocidade de resposta do acelerador e do motor, mas também ambiente do habitáculo – cinco cores disponíveis.
Como automóvel familiar que é, o novo Grand Scénic Hybrid Assist só podia ser uma referência no que diz respeito à segurança, tendo conquistado as 5 estrelas nos testes da Euro NCAP.
A exemplo das restantes versões, o Grand Scénic Hybrid Assist beneficia da garantia de 5 anos Renault e, desde que equipado com Via Verde, é taxado nas portagens nacionais como Classe 1.
O Grand Scénic Hybrid Assist está associado unicamente ao nível de equipamento "Intense" e está disponível na rede de concessionários por um preço a partir dos 34.900€.
Fonte: Renault Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário