Após ter aparecido pela primeira vez, ainda como concept, no Intermot na Alemanha e de a termos visto também no Moto Show Lisboa 2013, a Suzuki apresentou em Le Mans, França, a versão final da V-Strom 1000, modelo que começará a chegar aos principais mercados europeus, no princípio de 2014.
Os mais “antigos, por certo se lembrarão da DR Big 750 – uma moto ao estilo do “Paris-Dakar”, então tão em voga, cujo propulsor era o maior motor de apenas um cilindro construído até então (e provavelmente até hoje!) – ao verem as fotos da nova V-Strom 1000.
Na nova V Strom, o célebre “bico-de-pato” tem lugar de destaque, tal como acontecia na “Big”, a primeira moto a usar tal adereço e rapidamente copiado por outras marcas.
A Suzuki preferiu não entrar na luta pela “moto mais potente” que atualmente impera na classe, preferindo ficar-se pela renovação do motor da anterior V-Strom, passando de 996 cc para 1037 cc, debitando agora “apenas” 106 cv às 8.000 rpm, que tem como missão puxar pelos 228 kg (em ordem de marcha, com o depósito de combustível que alberga 20 litros, atestado) que pesa a V-Strom 1000.
Segundo a marca, os consumos diminuíram 16% em comparação com o modelo anterior, devido a nova gestão eletrónica, e diminuição do atrito interno.
Rodas de 19 polegadas à frente e 17 polegadas atrás, duplo disco de 310 mm à frente e um de 260 mm na traseira, mordidos por pinças Tokico, ABS e TCS (controlo de tração) completam o conjunto, demonstrando que a Suzuki fez bem o “homework”, prometendo fazer estragos na classe das mega-trail.
Fotos: Suzuki
Carlos Veiga
Sem comentários:
Enviar um comentário