O Opel Ampera continua a receber importantes distinções e a ser especialmente bem sucedido na série dos prémios ‘eCar’ dedicados à mobilidade elétrica.
Em 2010 já tinha sido eleito ‘eCar’ na categoria ‘Inovação do Ano’. No ano seguinte, o modelo de produção em série foi galardoado com o ‘eCar’ do ano.
E agora, menos de dois anos volvidos sobre o lançamento, o modelo da Opel com motor elétrico e extensor de autonomia foi elevado à categoria de ‘Pioneiro Verde’ (First Evergreens) no segmento dos automóveis elétricos.
O Opel Ampera é o primeiro automóvel elétrico que não exige alterações nos hábitos dos utilizadores.
A avançada bateria de iões de lítio, com 16 kWh de capacidade, alimenta um motor elétrico de tração com 150 cv de potência.
Com a eletricidade armazenada na bateria, totalmente carregada, o Ampera consegue percorrer entre 40 a 80 quilómetros de distância - dependendo do percurso, da condução e da temperatura ambiente - sem quaisquer emissões.
No modo de funcionamento com extensor de autonomia, que é automaticamente ativado quando a bateria chega ao mínimo de carga, a eletricidade que alimenta o motor elétrico passa a ser produzida por um gerador acionado por um pequeno motor de combustão interna a gasolina.
Isto confere ao Ampera uma autonomia total superior a 500 quilómetros, sem precisar de parar para recarregar ou reabastecer.
O sistema de motorização elétrica debita um binário máximo instantâneo de 370 Nm, o que permite ao Ampera acelerar de 0 a 100 km/h em menos de dez segundos e alcançar a velocidade máxima de 161 km/h.
Com o objetivo de contribuir para a proliferação da mobilidade elétrica, a Opel tomou recentemente a decisão de reduzir o preço de venda ao público do Ampera em 7600 euros, para 38.300 euros. Com isso, a marca reforça o seu princípio de tornar soluções inovadoras de mobilidade acessíveis a uma base mais larga de utilizadores.
Fonte: Opel Portugal
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