Aprilia –
170 cv às 11.500 rpm e um binário máximo de 111.5 Nm às 9.500 rpm, são as credenciais apresentadas pelo V4 da nova Tuono V4 R ABS.
Com duas cores disponíveis, preto e branco, a nova Tuono vem equipada de série com ABS, travões da Brembo e uma nova atualização do APRC (Aprilia Performance Ride Control).
Maior surpresa foi ainda ao anúncio de que a marca de Noale pretende voltar à classe rainha do campeonato do mundo de velocidade, MotoGP, em 2016.
BMW –
S 1000 R –
Derivada diretamente da S 1000 RR e usando a mesma tecnologia esta nova BMW disponibiliza 160 cv às 11.000 rpm e um binário máximo de 112 Nm às 9250, mostrando que o seu propulsor foi devidamente amansado tornando-se menos radical numa utilização diária, quando comparada com a sua “irmã” mais desportiva.
R 1200 RT -
Novo design, novo motor mais potente (125 cv às 7750 rpm e um binário máximo de 125 Nm à 6.500 rpm) e agora parcialmente refrigerado por líquido, e maior panóplia de equipamento e gadgets eletrónicos, é o que nos oferece agora a nova BMW R 1200 RT.
Benelli –
Duas são as novidades apresentadas pelo renascido construtor italiano.
Assim, temos a BN302, uma bonita “naked” que possui um quadro em treliça, suspensão dianteira invertida.
Dois discos de travão na frente (260 mm) e um atrás (240 mm), fazem parte do equipamento de travagem que incluí também o ABS, que será oferecido como opcional.
O propulsor deste modelo tem dois cilindros paralelos, debita 37 cv, às 11.500 rpm e um binário de 27 Nm às 9000 rpm. A BN 302 será comercializada em duas cores: laranja ou branco.
Já a BN600 GT, proveniente da BN600 RR é adequada aos viajantes que procuram uma moto de média cilindrada e, segundo a marca, de baixo preço.
O motor é o mesmo da BN600 RR, um 4 cilindros em linha, 4 válvulas por cilindro e que fornece 82 cv às 11.000 rpm e um binário máximo de 55 Nm às 8000 rpm
Brough Superior –
Quase noventa anos depois da apresentação da SS100 (1924) eis que a marca britânica renasce e apresenta uma nova interpretação da SS100.
Na época, apresentada como sendo a Rolls-Royce das motos, a SS100 granjeou sucesso e fama devido a dois factos históricos:
- Cada SS100 fabricada era testada e levada à sua velocidade máxima, 160 km/h pelo próprio George Brough, fundador e proprietário da empresa, antes de serem entregues aos respetivos donos.
- Foi aos comandos de uma Brough Superior que o célebre Lawrence da Arábia encontraria a morte, em 1935 quando, ao tentar desviar-se de dois ciclistas, perdeu o controlo da sua SS100.
Ao olharmos para a nova SS100, a inspiração no modelo antigo é mais do que óbvio: depósito de combustível e também do motor, escape e suspensão dianteira, tudo isto nos leva numa viagem ao passado, ao início do século passado.
No entanto e segundo a marca, tanto ao nível das performances como segurança, estamos perante uma moderna moto do século XXI.
O seu propulsor, um V-Twin de 997 cc pode desenvolver 100 ou 140 cv, conforme seja pedido pelo cliente.
Suspensões monochoque Ohlins nos dois eixos e jantes de 18 polegadas fazem parte do conjunto, construída na sua grande parte em alumínio e magnésio.
Caterham -
A Caterham, conhecido fabricante britânico de automóveis clássicos e desportivos apresentou-se no Eicma 2013 com 3 protótipos, anunciando que com a criação da nova divisão, “Caterham Motorcycles”, vai iniciar-se nas lides motociclistas.
Aliás, a Caterham já tinha revelado em Setembro que vai participar já em 2014, no campeonato do mundo de velocidade, na categoria Moto2 com a sua própria equipada, a "Caterham Moto Racing Team".
Quanto aos protótipos, o principal destaque vai para a Brutus 750 que foi desenhada pelo ex-designer da Lambretta, Alessandro Tartarini.
A Brutus, cujo quadro é proveniente de um quad, está equipado por um motor de 750, transmissão automática, do tipo CVT, jantes de 14 polegadas e uns pneus de dimensões XXL.
O segundo protótipo, é basicamente uma bicicleta elétrica de linhas neoclássicas. No interior do falso motor V-Twin, estão abrigadas as baterias, que segundo a marca têm uma autonomia máxima até 80 km.
Já o terceiro protótipo o Carbono E-Bike é descrita pela Caterham como sendo uma bicicleta elétrica “Premium”, baseada num Fórmula 1.
De acordo com Caterham, estes três modelos vão entrar em produção até ao final de 2014 e serão comercializados no mercado europeu, EUA, América do Sul e Ásia.
Harley-Davidson –
De Milwaukee chegam as novas 500 e 750, que serão fabricadas na India.
Mantendo-se fiéis ao estilo tradicional de todo os produtos Harley-Davidson, os técnicos norte-americanos desenharam um novo propulsor V-Twin com duas derivações de cilindrada: uma tem 749 cc enquanto a outra fica-se pelos 494 cc, tendo ambos 4 válvulas por cilindro e caixa de seis velocidades, com transmissão final por correia.
Husqvarna –
Agora sob “proteção” da KTM, a Hsqvarna apresentou no Eicma 2013 a concept 701 que segundo mensagem deixa no Facebook, esta moto representa um vislumbre da direção que a Husqvarna pretende segui, focada na simplicidade de todo o conjunto.
Kawasaki –
A marca “verde” além da nova scooter J300 (www.gostodescooters.com), apresentou também a nova Z1000 S, a “Sugomi”, designação que para os japoneses, significa “ameaça”, o que olhando para as fotos desta “Kawa” percebemos bem a razão desta designação.
A nova Z1000 parece ser uma “ameaça” para quem se atrever a defrontá-la, tanto pelo seu design agressivo e “ameaçador” como pelas prestações, provenientes do seu propulsor que debita agora 140 cv às 10.000 rpm contra os 126 cv do modelo anterior.
Suzuki –
Novidades maiores, a Burgman 125/200 (ver www.gostodescooters.com) e a nova V-Strom 1000 ABS, a qual, já foi aqui no Motor Atual, devidamente “esmiuçada”:
http://motoratual.blogspot.pt/2013/09/suzuki-v-strom-1000-chega-em-2014.html
Triumph –
Mais remodelações que propriamente novidades, dando uma especial atenção ao mercado norte-americano, como podemos ver pelas imagens:
Triumph Thunderbird Commander 2014 -
Triumph America 2014 -
Triumph America LT 2014 -
Triumph Tiger 800 XC Special Edition 2014
Yamaha –
SR 400 –
Apresentada pela primeira vez em 1978, a SR 400, regressa agora ao catálogo da marca.
O motor, basicamente continua a ser o mesmo, embora agora seja equipado com um sistema de injeção de combustível.
Sendo uma moto de reputada fiabilidade, esse será sem dúvida o maior trunfo deste modelo juntamente com a sua linha clássica, outra vez na moda.
XT1200ZE Super Tenere –
Uma das surpresas do Eicma, foi a apresentação da atualização da super-trail da Yamaha.
Duas novas cores, branco e azul, alguns ajustes ao nível do motor (+2 cv) e principalmente um acréscimo ao nível da componente eletrónica, destacando-se o novo sistema eletrónico de ajuste da suspensão.
Carlos Veiga
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