19 de dezembro de 2013

Honda Gold Wing F6C (Valkyrie)



A Honda desenvolveu a nova Gold Wing F6C, um modelo mais "despido" que vem “injetar” uma dose de adrenalina no grupo das motos cruiser de alta cilindrada.


Com base na mesma plataforma e no mesmo motor da GL1800 Gold Wing, a F6C é 70 kg mais leve do que a GL1800 e a sua motorização de seis cilindros e 1.832 cc com injeção de combustível oferece uma "enchente" de binário logo desde baixa rotação e uma sonoridade única, que nos "inunda" os sentidos, graças ao duplo escape cortado. 



A F6C ocupa o espaço entre a nova CTX1300 e a Gold Wing F6B/GL1800 Gold Wing. É mais leve do que as suas irmãs de vocação turística e totalmente equipadas, oferecendo uma experiência de condução dinâmica, graças ao excelente controlo das suspensões, aos dois discos de travão dianteiros com pinças de quatro pistões e à posição de condução ergonómica. 


E a sua atracão visual – baixa altura, robustez e imagem potente – representa uma forte afirmação, complementada pelo chassis e as linhas potentes do seu maciço quadro em alumínio e os dois blocos de cilindros do motor, sendo impossível ignorar uma moto como a F6C. 

A F6C utiliza um quadro despido e minimalista, construído em alumínio de baixo peso que, ajudado pelo baixo centro de gravidade do motor, oferece uma maneabilidade soberba e equilibrada a todas as velocidades. 

É fácil chegar com os pés ao chão pois o banco tem apenas 732 mm de altura é confortável e foi “esculpido” de forma cuidadosa, tendo apenas 300 mm de largura na sua parte mais crítica, o que ajuda a dar confiança ao condutor quando a moto está parada. 

O motor de seis cilindros horizontalmente opostos, 1.832 cc e 12 válvulas, alimentado por um sistema PGM-FI de injeção de combustível, com rampas Keihin de 40 mm, debita 156,7 Nm de binário logo às 4.000 rpm, com 109 CV de potência máxima obtida às 5.500 rpm.

A localização dos radiadores representou um desafio, já que estes não podiam ser montados à frente. Montá-los lateralmente provou ser a solução natural, com a otimização do fluxo do ar canalizado pelas carenagens laterais. 



A caixa de cinco velocidades (com uma 5ª do tipo overdrive para uma condução descontraída em velocidade de cruzeiro) transmite o binário do motor através de um veio rígido. 
A relação de atuação da manete da embraiagem hidráulica foi revista de forma a proporcionar uma ação mais leve – menos de 60 N de carga – para uma utilização sem esforço. 

Foram fabricados mais de 10 protótipos de sistemas de escape durante a fase de desenvolvimento, com incontáveis tipos de estrutura interna e saídas finais. Os engenheiros procuravam o equilíbrio perfeito entre a sonoridade e a configuração de escape duplo – um som rouco a baixa rotação, com um crescendo agudo ao regime máximo. À esquerda, o silenciador tem um volume ligeiramente maior, 3,6 litros, do que o da direita, com 3,3 litros. 

A forquilha telescópica de 45 mm é complementada por um mono-amortecedor traseiro HMAS = sistema de suspensão multi-ação Honda (Honda Multi-Action System), com regulação manual da pré-carga da mola. As relações de amortecimento das suspensões da F6C foram modificadas para se adequarem à redução do peso e à vocação cruiser urbana desta moto. 

Comparada com as suas irmãs, a geometria da direção da F6C está mais alongada: a inclinação da coluna da direção é de 30,5°, com eixo de arraste (trail) de 121,5 mm. 



Para melhorar a estabilidade, a distribuição do peso, entre a dianteira e a traseira, foi ajustada para uns eficazes 49,9/50,1 e o equilíbrio da rigidez das travessas de suporte do motor também foi retocado, oferecendo melhor sensação ao condutor. 
O guiador largo e recuado, montado em apoios de borracha oferece boa alavancagem e controlo. 

O sistema de travões recorre a discos dianteiros flutuantes de 310 mm com pinças de quatro pistões, complementados por um disco traseiro ventilado de 316 mm e uma pinça de três pistões, com ABS de 2 canais, oferecendo uma travagem segura com piso escorregadio. 

A F6C tem aquele aspeto limpo das motos custom e possui iluminação integral de LEDs – farol, luz traseira, luzes de presença e indicadores. 

Toda a instrumentação está alojada num painel elegante com mostrador LCD. 



A F6C vai estar disponível nos seguintes esquemas cromáticos: 

Vermelho - Bordeaux Red Metallic 

Preto – Graphite Black 

Há um porta-bagagens com capacidade até 10 kg de carga, juntamente com uma top case e malas laterais, disponíveis como acessórios genuínos Honda, bem como uma série de decorações cromadas para embelezar e personalizar a moto. 
Foram todos concebidos desde o início em conjunto com a própria F6C, de forma a complementarem as suas linhas. 

Ficha Técnica
Motor – 6 cilindros opostos, refrigerado por líquido, 4 tempos, 12 válvulas, SOHC. 
Cilindrada – 1.832 cc
Potência – 117 CV às 5.500 rpm 
Binário máximo – 167 Nm às 4.000 rpm
Rotação do ralenti – 700 rpm
Capacidade de óleo –  4,6 Litros
Alimentação – Injeção eletrónica multiponto PGM-FI com arranque a frio automático. Diâmetro do corpo do acelerador 40 mm. Filtro do ar: papel viscoso, tipo cartucho.
Transmissão – Caixa de 5 velocidades (com Overdrive); Transmissão final Veio selado 
Dimensões (CxLxA) 
2.605 mm x 945 mm x 1.455 mm 
Distância entre eixos – 1.690 mm
Altura do assento – 725 mm 
Altura mínima ao solo – 125 mm
Suspensão
Dianteira – Forquilha telescópica assistida por ar, com 45 mm de diâmetro e função anti-mergulho (Curso de 140 mm)
Traseira
Mono-amortecedor Pro-Link Pro-Arm, com afinação controlada eletronicamente da pré-carga da mola (105 mm de curso do eixo).
Pneus
Dianteiro – 130/70 R18 (63H)
Traseiro – 180/60 R16 (74H)
Travões
Dianteiro – Dois discos flutuantes de 296 x 4,5 mm, com pinças combinadas de 3 pistões e pastilhas de metal sinterizado.
Traseiro – Disco ventilado de 316 x 11 mm, com pinça de 3 pistões e pastilhas de metal sinterizado.
Sistema combinado ABS/CBS
Depósito do combustível – 25 L 

Peso (em ordem de marcha) – 385 kg

Fonte: Honda Portugal

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