26 de dezembro de 2013

Nissan reforça Gama Juke Crossover


Mais binário, menor consumo de combustível, menos emissões, menos ruído e um alinhamento da gama revisto, com preços mais competitivos e uma forte campanha de lançamento, são apenas alguns dos benefícios da irreverente gama que estreou o conceito crossover no segmento compacto, o Nissan Juke.

A nova geração do motor de injeção direta a gasóleo torna o Juke mais eficiente e económico, graças a um conjunto de evoluções técnicas, algumas inspiradas na Fórmula 1 como seja a tecnologia de baixa fricção adotada nos revestimentos em carbono tipo diamante (DLC) e que incluem também a adoção de injetores de combustível piezoeléctricos com um padrão de pulverização mais preciso (permitindo reduzir em 15% o combustível não queimado), 


A isto acresce ainda um novo turbocompressor de geometria variável e baixa inércia, alimentado por uma, também nova, conduta de admissão e também uma nova bomba de óleo de deslocamento variável e controlada de forma termostática, que reduz a fricção interna e se adapta automaticamente às necessidades do motor e à viscosidade do óleo.

Esta sexta evolução do motor 1.5dCi apresenta um aumento de 20 Nm no Binário máximo, atingindo agora uns expressivos 28 Nm, 80% dos quais disponíveis desde as 1.500rpm, o que melhora significativamente a resposta em baixos regimes de motor. 
A potência permanece nos 110 cv, assim como a velocidade máxima (175 km/h) e a marca dos 0 aos 100 km/h (11,2 seg.).

As melhorias introduzidas no motor turbo-diesel associadas às novas relações da caixa de velocidades, permite respostas mais rápidas a baixas velocidades e tirando vantagem do incremento de binário, reduzem o consumo de combustível - que agora é de apenas 4,0l/100km no ciclo combinado, uma melhoria de 17% face ao motor anterior - e as emissões de CO2, que baixam para 104g/km.

Para além do turbo-diesel, o Juke propõe ainda o motor a gasolina Nissan 1.6i em quatro níveis de potência – duas versões aspiradas com 94cv e 117cv e duas soluções sobrealimentadas, denominadas DIG-T e capazes de debitar 190cv e 200cv, este último reservado ao desportivo Juke NISMO.

Quanto aos sistemas de transmissão, o Juke possui tração dianteira com caixa manual ou automática CVT e transmissão integral, esta sempre associada à caixa CVT e ao sistema Nissan de vectorização de binário no eixo traseiro.


O atualizado Juke destaca-se ainda por uma panóplia de equipamentos de série entre os quais se a nova geração do sistema de Controlo Dinâmico da Nissan que permite ao condutor escolher entre três modos de gestão do motor: Eco, Normal e Sport. 
Esta nova geração não só seleciona as definições de resposta ao pedal de acelerador adequadas aos modos Eco e Sport, como, no motor 1.5 dCi, limita o binário máximo no modo Eco a 220Nm (apesar de todos os 260Nm estarem disponíveis se o acelerador for totalmente pressionado). 


Outra novidade é a mais recente geração do NissanConnect, o "centro de comunicações" da Nissan que inclui, por exemplo, o novo software de navegação que incorpora funcionalidades avançadas como a tecnologia Google Send-To-Car, que permite ao proprietário planear uma viagem no seu PC/Tablet, em casa ou no trabalho e, em seguida, enviar as instruções para o automóvel antes mesmo da viagem. 

A par de todas estas melhorias, a Nissan redefiniu a sua gama Juke em Portugal, tornando-a ainda mais competitiva: 

Nas versões com motorização 1.6 litros a gasolina, a nova gama começa na versão ZERO (94cv, 18.150 euros) mas tem o seu maior destaque para a motorização de 117cv que agora está disponível a partir do grau de equipamento Acenta. 
Com um preço recomendado de 19.650 euros, o Juke 1.6i Acenta pode chegar até apenas 16.950 euros e oferecer 5 Anos de Garantia, graças à campanha de lançamento atualmente em vigor. 
Completam a gama de motorizações a gasolina o 1.6i DIG-T de 190cv, apenas disponível no grau Tekna Premium e o Juke NISMO de 200cv. 


Já nas versões com motorização 1.5dCi passamos a encontrar três graus de equipamento: Acenta, N-TEC e Tekna Premium. Todos incluem de série o sistema de Paragem/Arranque da Nissan que demora apenas 0,5 segundos a ligar o motor após a embraiagem ser pressionada.

Nas condições da campanha o Juke 1.5 dCi Acenta propõe atualmente preços a partir de uns competitivos 19.270 euros com 5 Anos de Garantia (preço recomendado sem campanha de 21.970 euros). 


Nas versões topo de gama – Tekna Premium – quer para as motorizações a gasolina, quer diesel, está disponível uma opção que inclui estofos em pele, jantes de 18 polegadas e consola em cor especial branca.

Fonte: Nissan Portugal


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