10 de dezembro de 2013

Notícias Opel -


Astra com novo motor 1.6 turbodiesel e sistema IntelliLink


O Opel Astra vai receber um importante reforço no início de 2014 com o turbodiesel 1.6 CDTI da nova geração de motores da Opel. Na mesma altura, o Astra passará a integrar também o sistema de infoentretenimento IntelliLink, com ecrã policromático de sete polegadas e completo ‘interface’ Bluetooth. 
Estas novas evoluções surgem na sequência da profunda remodelação que a Opel efetuou há cerca de um ano na sua estrela do segmento dos familiares compactos.

O novíssimo motor 1.6 CDTI é parte importante da renovação de motorizações que o fabricante alemão iniciou recentemente. 


Este propulsor destaca-se pelo refinamento e pelo silêncio de funcionamento, atingindo simultaneamente patamares muito elevados de potência e de binário.

Além disso, por estar dotado da mais recente tecnologia, consegue cumprir a exigente norma de emissões Euro 6 e consome apenas 3,9 litros de gasóleo a cada 100 km, o que representa uma melhoria de 7 por cento face ao anterior motor da mesma faixa de cilindrada.

Com 136 cv de potência e 320 Nm de binário máximo - valores que constituem o topo nesta classe de motores - o novo propulsor da Opel leva o Astra a acelerar de zero a 100 km/h em 10,3 segundos e a recuperar de 80 a 120 km/h, em quinta velocidade, em apenas 9,2 segundos. A velocidade máxima é de 200 km/h. 



O habitáculo do Astra também vai passar a ter um ambiente mais ‘high-tech’. O novo sistema de informação e entretenimento IntelliLink permite integrar variadas funções de ‘smartphones’, que são comandadas e claramente visíveis a partir do grande ecrã situado no topo da consola central.

O IntelliLink reconhece títulos, álbuns e artistas de gravações inseridas no dispositivo móvel. 
Finalmente, não menos importante, o sistema dispõe de completas funções de comandos por voz, sendo capaz até de reproduzir mensagens ‘sms’ com voz. 




Country Tourer, a Insignia qe faltava.


Com a variante Country Tourer, a nova família Opel Insignia fica completa. Se a bem sucedida Sports Tourer é uma elegante station wagon familiar, o novo Insignia Country Tourer oferece características orientadas para atividades mais aventureiras. 

Com uma altura de carroçaria ao solo mais elevada em 20 mm, este novo Opel proporciona a liberdade de ir além dos limites das fronteiras do espaço urbano e das estradas de asfalto. 

Elementos exclusivos do Country Tourer são os revestimentos das embaladeiras e das secções inferiores da carroçaria, bem como os arcos das rodas mais salientes. O remate visual é dado pelos grupos óticos dianteiros e traseiros. Os faróis escurecidos, com contornos cromados, integram luzes diurnas LED em forma de asa. Este mesmo tema de design gráfico é repetido na traseira, onde as luzes LED traseiras emitem também uma iluminação brilhante.

No habitáculo sobressai um novo painel de instrumentos com sistema de informação e entretenimento da geração mais recente, o qual permite a interligação de várias funções de telefones ‘smartphones’ e pode ser utilizado de forma simples e intuitiva com um ‘touchpad’ colocado na consola central.



O sofisticado sistema de tração integral Adaptive 4x4 garante capacidade de tração acrescida e excelente comportamento dinâmico em qualquer tipo de estrada. As duas motorizações selecionadas para as versões Country Tourer são turbodiesel: 2.0 CDTI de 163 cv e 2.0 BiTurbo CDTI de 195 cv, esta com um elevado binário máximo de 400 Nm.

O motor 2.0 CDTI pode ser associado a caixa manual ou caixa automática, ambas de seis velocidades, enquanto o motor 2.0 BiTurbo CDTI está disponível apenas com caixa automática.

O sistema de tração integral Adaptive 4x4, com comando eletrónico, inclui um diferencial viscoso de elevada qualidade, cuja configuração segue o princípio Haldex, e um diferencial traseiro autoblocante com controlo eletrónico para maximizar a tração tanto em estradas pavimentadas como em pisos mais difíceis. O sistema adapta-se constantemente às condições de aderência e faz variar – de 0 a 100 por cento, e de forma contínua – a distribuição do binário entre os eixos dianteiro e traseiro e entre as rodas traseiras.

O novo Insignia Country Tourer possui também elevada capacidade de reboque. A segurança de elevado nível é garantida pelo sistema ‘Trailer Stability Assist’ (TSA), que é ativado automaticamente quando se liga a ficha do atrelado. Este dispositivo sofisticado recorre ao ESPPlus para compensar qualquer instabilidade provocada pelo atrelado.



No capítulo da segurança, o novo Opel Insignia possui equipamentos de alto nível, como o programa eletrónico de estabilidade ESPPlus, sistema ABS com controlo eletrónico de travagem em curva e assistência à travagem de emergência. A segurança passiva é assegurada por ‘airbags' frontais, laterais e de cortina. Recorde-se que o Insignia obteve a classificação máxima de cinco estrelas do Euro NCAP logo no primeiro teste após o lançamento.

Todas as versões Country Tourer possuem equipamento de série extremamente completo, integrando o sistema de faróis direcionais adaptativos AFL+ e suspensão com controlo eletrónico, entre muitos outros. Os preços iniciam-se em 44.300 euros.



Primeiro motor multiválvulas da Opel surgiu há 100 anos.


Numa altura em que a Opel inaugura uma fase de profunda renovação da gama de motores, com os novos 1.6 CDTI (turbodiesel), 1.6 Turbo (gasolina) e 1.0 Turbo de três cilindros (gasolina), a marca alemã está a assinalar a passagem do centenário sobre a produção do primeiro motor multiválvulas. 

Em 1913, a Opel desenvolveu uma nova geração de automóveis de competição para o Grande Prémio de França, um percursor da atual Fórmula 1. Foram contruídas três unidades, cada uma dentro do rigoroso limite de apenas 1000 kg de peso. Apesar do ‘design’ apelativo deste tipo de automóveis, o grande destaque estava sob o capô, onde se estreava um inovador motor de quatro válvulas por cilindro.

Com cárter de alumínio e um único veio de excêntricos à cabeça, este motor de 4500 cc de cilindrada e 110 cv de potência apresentava, em cada cilindro, duas válvulas de admissão e duas válvulas de escape, tornando-se no primeiro propulsor ‘4 válvulas’ da Opel.



Um ‘monstro’ com 12.300 centímetros cúbicos!

No ano seguinte a marca foi mais longe e concebeu aquele que viria a ficar na História como o ‘Das Grüne Monster‘, o ‘Monstro Verde’. Foi o maior motor que a Opel alguma vez produziu, com 12.300 cc, e equipou o Opel Rennwagen de 1914. Este 12.3 tinha quatro válvulas por cilindro e debitava a elevadíssima potência de 260 cv, sendo capaz de levar o Rennwagen de 2000 kg de peso a atingir 228 km/h.

O piloto oficial da Opel à época, Carl Joerns, alcançou muitas das vitórias do seu extenso palmarés ao volante deste magnífico automóvel, destacando-se as provas de velocidade na ilha de Fano, na Dinamarca.

Fonte: Opel Portugal


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