A Opel deu a conhecer o alinhamento do novo modelo Corsa, numa gama onde se destacam as estreias do novo motor 1.0 Turbo a gasolina e do turbodiesel 1.3 CDTI ecoFLEX profundamente revisto.
Para além de novas linhas exteriores e de um novo habitáculo, a dinâmica surge num patamar mais elevado, graças a um novo chassis e a uma direção otimizada.
O novo Corsa tem lançamento em Portugal agendado para Janeiro e já pode ser encomendado nos distribuidores Opel.
A gama arranca com preços a partir de 14.490 euros.
O novo motor 1.0 Turbo está disponível a partir de 15.390 euros e o turbodiesel 1.3 CDTI ecoFLEX desde 18.990 euros.
A Opel estabeleceu três níveis de equipamento - Enjoy, Color Edition e Cosmo -
enriquecendo a lista de dotação de série. Por exemplo, todos os novos Corsa oferecem
sistema de monitorização da pressão de pneus, assistência ao arranque em subidas, rádio
com sistema mãos-livres Bluetooth e entrada USB, ar condicionado, computador de bordo
e espelhos retrovisores com regulação elétrica, para além de vidros elétricos e fecho
centralizado de portas com comando à distância, para citar apenas alguns.
Nos níveis Color Edition e Cosmo são acrescentados ao equipamento de série os sensores de chuva e de luz, bem como o evoluído sistema de info-entretenimento IntelliLink que permite a integração de ‘smartphones’.
À exceção da variante 1.2, todos os Corsa possuem sistema Start/Stop que desliga automaticamente o motor quando o automóvel está parado, por exemplo, num semáforo.
A quinta geração Corsa oferece em opção variados equipamentos de apoio à condução, muitos deles inéditos nesta classe de automóveis. A longa lista inclui o sistema de estacionamento automático Advance Park Assist, o Alerta de Ângulo Cego, a segunda geração da Câmara Dianteira Opel Eye - que integra funções avançadas como reconhecimento de sinais de trânsito, aviso de saída de faixa, comutação automática, médios/máximos, indicação de distância para o veículo da frente e alerta de colisão iminente - e faróis bi-xénon que incluem luz de curva.
Habitáculo mais sofisticado, cujo requinte e qualidade o transportam para um nível superior de sofisticação. O desenho do ‘tablier’segue longas linhas horizontais que enfatizam a sensação de espaço.
A suspensão do novo Corsa não herda um único componente do modelo atual. A estabilidade em linha reta e o comportamento em curva surgem melhorados graças a um centro de gravidade mais baixo em 5 mm, a um sub-chassis dianteiro mais rígido e a uma nova geometria de suspensão.
Novas soluções em matéria de amortecimento, por seu turno, contribuem para dar ao novo Corsa maior eficácia na filtragem de irregularidades de múltiplos tipos de pisos.
Um dos grandes destaques no lançamento da quinta geração Corsa vai para o avançado motor tricilíndrico 1.0 Turbo ECOTEC, com injeção direta de gasolina, que faz parte da mais recente geração de motores com que a Opel está a renovar a maior parte da sua linha de motorizações. Este propulsor é o único 1.0 de três cilindros dotado de veio de equilíbrio, o que lhe permite estabelecer novas referências em matéria de baixos níveis de ruído e vibrações.
O 1.0 Turbo da Opel evidencia-se numa série de parâmetros, nomeadamente na invulgar capacidade de resposta. Registe-se, neste aspeto, o notável binário máximo de 170 Nm, que é alcançado a um regime tão baixo como 1800 rpm.
Com bloco e cabeça construídos em alumínio, o novo 1.0 Turbo da Opel cumpre a norma de emissões Euro 6.
A versão ecoFLEX de 90 cv apresenta um consumo médio de apenas 4,5 l/100 km e emissões de CO2 de apenas 106 g/km.
A versão de 115 cv é igualmente económica - 4,9 l/100 km - mas leva o novo Corsa a um nível dinâmico superior, conseguindo acelerar de 0-100 km/h em 10,3 segundos e cumprir a recuperação 80-120 km/h em 5ª velocidade em apenas 10,4 segundos.
O novo 1.0 Turbo surge com uma caixa manual de seis velocidades completamente nova.
A gama de motores a gasolina é ainda composta por unidades 1.2 e 1.4 de quatro cilindros, esta última associada à nova caixa manual robotizada Easytronic 3.0.
Do lado Diesel, há a registar a entrada da variante totalmente revista do 1.3 CDTI ecoFLEX de 95 cv, que passa a cumprir a norma Euro 6 e a apresentar um funcionamento mais refinado. Este turbodiesel, com caixa manual de cinco velocidades e sistema de recuperação de energia de travagem, consegue reduzir as emissões de CO2 da variante de três portas para apenas 85 g/km e o consumo de gasóleo para 3,2 l/100 km no ciclo misto.
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