16 de dezembro de 2014

Peugeot - 15 mil árvores


Em conformidade com os compromissos assumidos durante a operação «Kick it to Brazil», a campanha realizada pela PEUGEOT em Março e Abril deste ano, levou uma bola de futebol de França até ao Brasil, através de inúmeros países dos vários continentes. 
Neste sentido, irão ser plantadas 15.000 novas árvores no depósito de carbono florestal PEUGEOT-ONF, na Fazenda São Nicolau, base do projecto, no estado brasileiro de Mato Grosso. 
Estas jovens plantas irão juntar-se aos 2 milhões de árvores, de mais de 50 diferentes espécies, já reintroduzidas no local, num projecto iniciado em 1998 e que irá continuar até 2038

Uma componente ambiental e um compromisso total

A PEUGEOT fez questão de associar uma dimensão ambiental à operação «Kick it to Brazil», comprometendo-se a plantar uma árvore por cada contacto físico que uma pessoa tivesse com a bola que fez a viagem em redor do planeta, bem como na compensação total da pegada de carbono inerente à mesma. Este processo foi realizado através da compra de créditos certificados (créditos de carbono VCS - Volontary Carbon Standard) no âmbito do projecto de Depósitos de carbono florestal PEUGEOT-ONF, reinvestindo-os integralmente no objecto ecológico, científico e socioeconómico do mesmo. 

Estes dois compromissos foram totalmente abrangidos e ver-se-ão realizados antes do final do presente ano.

Implementação de um modelo de cultura sustentável e escolha inovadora de espécies

Em perfeita sintonia com o espírito pioneiro que norteou o desenvolvimento do projecto Depósito de carbono florestal PEUGEOT-ONF, foram plantadas, nada menos do que 15.500 as plantas colocadas em berçário, em viveiros dedicados, entre os meses de Julho e Novembro, preparando-as para um plantio que deve obrigatoriamente ter lugar durante as épocas chuvosas (de Novembro a Abril na bacia amazónica). Um número substancialmente maior do que os 10.000 contactos físicos dos intervenientes com a bola usada na acção «Kick it to Brazil» e que, entre outras cidades, passou pela capital portuguesa no passado dia 11 de Março.

Foi utilizada uma técnica de cultura silvícola ecologicamente adequada, tendo a terra sido enriquecida com uma mistura obtida do processo de carbonização das cascas do arroz – camada protectora natural e normalmente deitada fora pelos agricultores – com lixo doméstico. Neste processo de fermentação libertam-se emissões de metano, um gás com efeito de estufa (GEE) vinte vezes mais potente do que o CO2, mas a carbonização das cascas do arroz (emissões de CO2), integrando-a na mistura que recebe as sementes destinadas à germinação, diminui em 20 vezes as emissões de GEE, evitando a libertação do metano.

Por outro lado, a escolha recaiu em plantações agrupadas, em áreas de difícil acesso (encostas, ou ravinas), apenas necessitando de enriquecimentos pontuais a fim de limitar a erosão dos solos.

Finalmente, a selecção de espécies foi feita cuidadosamente para contribuir para o desenvolvimento dos sectores locais sustentáveis para efeitos de diversificação, recorrendo, por exemplo, a espécies com características medicinais, de alimentação (árvores frutíferas) ou madeireira (madeira com elevado valor económico para as serrações) e mais adaptadas às alterações climáticas com espécies mais resistentes à seca (lista de espécies abaixo).

Os Depósitos de carbono florestal PEUGEOT-ONF, inerentes a uma abordagem abrangente para o controlo dos gases com efeito de estufa

Com o projecto de Depósitos de carbono florestal PEUGEOT-ONF, a PEUGEOT é a única marca automóvel do mundo a ter pensado e implementado uma política integrada e abrangente em relação ao controlo dos gases com efeito de estufa (em especial o dióxido de carbono), trabalhando com sucesso as emissões na sua fonte, no seu core business automóvel, financiando e liderando um projecto de reflorestação com o objectivo de capturar o carbono na Amazónia brasileira.

Em termos de upstream, a PEUGEOT era, em Setembro de 2014, a marca automóvel generalista com as mais baixas emissões médias de CO2 do mercado europeu, registando 110,4 g/km de CO2 (método CAFE - Car Average Fuel Efficiency), um valor bastante abaixo da média europeia de 124,2 g/km de CO2. Um resultado do contínuo investimento em tecnologias com vista à melhoria de desempenho e eficiência dos seus motores (Diesel BlueHDi, 3 cilindros a gasolina PureTech, mecânicas híbridas diesel HYbrid4, etc.). No domínio downstream, inerente aos depósitos de carbono PEUGEOT-ONF, os dois milhões de árvores introduzidas no local desde o início do projecto, absorveram no decurso do seu processo de crescimento, mais de 385.000 toneladas de CO2 (medida avaliada segundo o protocolo VCS).

Lista de espécies plantadas:

Plantação adicional de 15 000 árvores de Dezembro de 2014 a Janeiro de 2015

- Barbatimao (Stryphnodendronadstrengens) = propriedades anti-sépticas do extracto da casca

- Timburi (Enterolobium maximum) = madeira para mobiliário pequeno

- Murici (Byrsonimacrassifolia) = para frutos comestíveis

- Amescla (Protiumsp.) = tudo é utilizado (casca, seiva, frutos comestíveis, madeira)

- Jatoba (Hymenaea courbaril) = frutos comestíveis, resina viscosa para o fabrico de verniz ou de incenso

- Pata de vaca (Bauhinia macrostachya) = propriedades medicinais contra parasitas (pragas) e anti-diarreico (raízes)

Fonte - Peugeot Portugal


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