2 de abril de 2015

Opel Corsa OPC - Chega em Maio


O novo Corsa OPC já pode ser encomendado na rede de concessionários da Opel em Portugal, com as primeiras unidades a chegarem ao mercado português, durante o mês de maio.

Revelado recentemente no Salão de Genebra, o novo Corsa OPC possui traços de ‘design’ que o identificam imediatamente como membro da família nascida no Opel Performance Center: a secção dianteira tem entradas de ar de maiores dimensões, nomeadamente as aberturas abaixo dos faróis, semelhantes às do Astra OPC. Atrás destaca-se o ‘spoiler’ no topo do óculo traseiro e as duas saídas do sistema de escape que tem assinatura da Remus.


A personalidade dinâmica do Corsa OPC está igualmente bem vincada no habitáculo, onde se destacam equipamentos especiais como os bancos ‘bacquet’ Recaro, o volante com base plana, o punho da alavanca da caixa de velocidades, os pedais e a instrumentação com grafismo OPC. A mais recente geração IntelliLink, que permite a integração de aplicações de dispositivos móveis Android e Apple iOS, está também incluída no equipamento de série.

Do equipamento de série fazem ainda parte o sistema de monitorização da pressão de pneus, programador de velocidade, computador de bordo, ar condicionado com controlo eletrónico, faróis de xénon com comutação automática médios-máximos, sensores de chuva e de luz, bancos dianteiros e volante aquecidos, entre outros. Os ‘airbags’ frontais, laterais e de cortina são igualmente de série.

O novo Corsa OPC possui um motor 1.6 Turbo capaz de debitar 207 cv de potência e 245 Nm de binário que se mantém constante entre as 1900 e as 5800 rpm. A função ‘overboost’ oferece 35 Nm adicionais. 


A potência é transmitida às rodas dianteiras através de uma caixa manual de seis velocidades cujo comando se destaca por ser curto e rápido. Este é um fator que contribui para que o Corsa OPC consiga cumprir a aceleração de zero a 100 km/h em meros 6,8 segundos. 

A Opel disponibiliza para o novo Corsa OPC, em opção, um ‘Pack Performance’ que eleva o desempenho dinâmico em alguns degraus. A transmissão passa a contar com um diferencial autoblocante mecânico viscoso multidiscos, feito pela Drexler. As rodas de 17” são substituídas por jantes de 18” e as regulações da suspensão assumem um pendor mais desportivo. O mesmo conjunto integra ainda um sistema de travagem Brembo com discos dianteiros de 330 mm de diâmetro. O preço do sofisticado ‘Pack Performance’ é de 2400 euros.


O conjunto chassis/suspensões foi calibrado a pensar num desempenho dinâmico capaz de desafiar limites. A utilização de sistemas de controlo eletrónico da mais recente geração permite diferentes modos de funcionamento do programa eletrónico de estabilidade (ESP) e do controlo de tração (TC). No ‘Modo Competição’, por exemplo, o controlo de tração é desligado e o ESP intervém mais tarde. Registe-se que ambos ESP e TC podem ser completamente desligados pelo condutor.

O Opel Corsa OPC terá um preço de 24.990 euros. 

Fonte: Opel Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário