A Nissan e a Daimler vão desenvolver uma pick-up de uma tonelada para a Mercedes-Benz.
A Mercedes-Benz anunciou recentemente a sua entrada neste segmento. A pick-up da Mercedes-Benz vai partilhar alguma da sua arquitetura com a Nissan NP300, mas será redesenhada e adaptada pela Daimler para corresponder às necessidades específicas dos seus clientes. O veículo irá possuir todas as funcionalidades e características distintivas da Mercedes-Benz.
A nova pick-up será de cabina dupla e terá como público alvo, quer os particulares quer os cliente empresariais. Os principais mercados da pick-up da Mercedes-Benz serão a Europa, Austrália, África do Sul e América Latina.
"A Mercedes-Benz é a marca premium com o crescimento mais rápido do mundo", disse Dieter Zetsche, Presidente do Conselho de Administração da Daimler AG e Director-geral da Mercedes-Benz Cars. "A entrada num segmento em rápido crescimento como é o das pick-up de tamanho médio é um passo importante no nosso caminho de crescimento global. Graças à nossa parceria com a Aliança Renault-Nissan somos capazes de reduzir drasticamente o tempo e o custo da entrada neste segmento chave."
A Nissan é o segundo maior fabricante de pick-ups médias no mundo e constrói e vende pick-ups há mais de 80 anos. Desde 1933 que mais de 14 milhões de pick-ups da Nissan foram utilizadas para transportar pessoas e carga, por vezes nas mais difíceis circunstâncias.
As pick-up da Mercedes-Benz vão ser construídas pela Nissan na fábrica da Renault em Córdoba, na Argentina, tal como as pick-up de uma tonelada da Nissan e da Renault, para os mercados da América latina.
As três pick-up serão também produzidas na fábrica da Nissan em Barcelona, Espanha, para todos os outros mercados excluindo a América do Norte. A produção será iniciada em ambas as fábricas até ao fim desta década.
A fábrica de Barcelona vai produzir cerca de 120.000 pick-ups anualmente para os três parceiros enquanto a fábrica de Córdoba vai produzir cerca de 70.000 unidades por ano. É esperada uma elevada taxa de localização de peças de modo a expandir de forma significativa as bases de fornecimento na Espanha e na Argentina.
"Graças à nossa cooperação com a Daimler neste projeto, vai ser possível partilhar o custo do investimento na fábrica de Córdoba, enquanto ao mesmo tempo proporcionamos a abertura de novos mercados na região para a Aliança Renault-Nissan", disse Carlos Ghosn, Presidente e CEO da Renault-Nissan. "Este projeto vai também permitir-nos optimizar a capacidade de produção da fábrica de Barcelona e melhorar a nossa competitividade num importante segmento".
O projeto conjunto da pick-up é o mais recente marco da cooperação estratégica entre a Daimler e a Aliança Renault-Nissan, que começou a 10 de Abril de 2010 e celebra assim este mês o seu 5º aniversário. Nessa época o foco da colaboração encontrava-se limitado a três projetos, todos eles focados principalmente na Europa. Desde então, o portfólio combinado partilhado entre a Renault-Nissan e a Daimler mais do que quadruplicou para 13 projetos na Europa, Ásia e Américas.
Fonte . Nissan Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário