26 de maio de 2015

Fiat Ægea - “Born to be Sedan”


Desenhado em Itália pelo Centro de Estilo FCA e desenvolvido em colaboração com o departamento de I&D da Tofaş, o projecto Fiat Ægea foi concebido, desde o início, como uma berlina de três volumes completamente nova, envolvendo uma equipa específica de mais de 2000 pessoas durante três anos de desenvolvimento. 

Frequentemente, as berlinas de três volumes nascem a partir de modelos de dois volumes, a que é acrescentado o terceiro elemento, produzindo um efeito geral de formas por vezes pouco coerentes. O novo modelo Fiat, porém, é “Born to be Sedan” e, logo, caracterizado por um design que integra as diferentes secções através de linhas naturais e fluidas, dando vida a uma pura berlina de três volumes compacta e vigorosa. 



O projecto Fiat Ægea conjuga uma grande capacidade de carga com as dimensões compactas de uma berlina com 4,5 metros de comprimento, 1,78 m de largura e 1,48 m de altura. A distância entre eixos de 2,64 m realça a excelente habitabilidade interna. O conjunto é ainda valorizado pelas dimensões da bagageira com uma capacidade de carga de mais de 510 litros.

Este novo Fiat, propõe uma ampla gama de motores fiáveis: dois turbodiesel Multijet II e dois motores a gasolina, com caixa de velocidades manual ou automática e potências compreendidas entre 95 e 120 cv. 
Os motores diesel, em particular, caracterizam-se por consumos realmente muito contidos: menos de 4 litros em 100 km, valor similar ao de um citadino como o Fiat Panda. 



A nova berlina da marca italiana, adopta numerosas soluções inteligentes como o completo equipamento de série, a disponibilidade do inovador sistema Uconnect ™ com ecrã táctil a cores de 5”, do sistema Bluetooth com mãos-livres, de áudio streaming, de leitor de SMS e reconhecimento de voz, de entradas Aux e USB com integração de iPod, de comandos no volante e, como opcional, de câmara traseira de estacionamento e de navegador TomTom. 



O Aegea será produzido na fábrica de Bursa, complexo onde se constroem, há quase meio século, viaturas Fiat e veículos comerciais Fiat Professional. Com uma superfície de cerca de um milhão de metros quadrados e capacidade de produção anual de 400.000 unidades, actualmente a fábrica constrói veículos dedicados ao mercado turco e a exportação em grandes volumes, como o Linea, o Qubo, o Novo Doblò, o Fiorino e o Doblò Cargo. 


A Tofaş conta com 6.500 empregados, cerca de 2.000 fornecedores e uma rede de distribuição composta por cerca de 120 pontos de venda e 140 pontos de assistência na Turquia. 


Sem comentários:

Enviar um comentário