18 de agosto de 2015

Honda CRF1000L Africa Twin - A aventura (re)começa!



Muito se tem falado e divagado sobre a nova África Twin. Eis, vindas diretamente da Honda Portugal, acabando de vez com especulações e o tradicional "diz que disse", as informações mais importantes sobre a Honda Africa Twin CRF1000L, que chegará ao mercado nacional no fim do ano.

Segundo a marca nipónica, desde o início do projecto da CRF1000L África Twin que existiu a certeza que este novo modelos seguiria de forma absoluta a filosofia da histórica Africa Twin, nas suas diversas versões, 650/750, moto que sempre impressionou pelo seu fantástico equilíbrio entre capacidade de utilização, postura e maneabilidade, na estrada e em todo-o-terreno. Foi este modelo que serviu de base de trabalho, mesmo considerando toda a diversidade de motos de aventura disponíveis nos dias de hoje.

A moto que agora transporta este nome poderá não partilhar nenhum dos componentes do modelo antigo, mas decerto que carrega com ela toda a essência e o espírito que tornaram a XRV750 Africa Twin uma referência. 



A abordagem “vai a todo o lado” começa no motor, que terá de ser versátil para utilização em todo-o-terreno, nas grandes tiradas de estrada e em todas as situações intermédias. A unidade, totalmente nova, de dois cilindros paralelos de 1.000 cm³ da CRF1000L Africa Twin recebe inspiração nos motores de competição off-road da CRF250/450 e usa uma cabeça com o mesmo design Unicam de quatro válvulas, para dimensões gerais muito compactas. O conjunto de válvulas é accionado por uma árvores de cames fundida e de baixo peso – fabricada no mesmo material que a da CBR1000R Fireblade – e cada câmara de combustão possui duas velas para inflamarem a mistura ar/combustível.

A reduzida altura do motor contribui para a excelente altura ao solo CRF1000L Africa Twin – outro dos pré-requisitos de uma verdadeira moto de aventura. A disposição inteligente dos componentes também contribui de forma positiva para a dinâmica e para o efeito estético. A bomba de água está alojada no cárter da embraiagem e, em conjunto com a bomba de óleo, é accionada por um veio de equilíbrio partilhado.
O design do cárter de óleo do motor, que aloja a bomba de óleo alimentada sob pressão, permite obter maior redução das dimensões do motor.









A caixa manual de seis velocidades e peso reduzido usa o mesmo design de mudanças por excêntrico da CRF250R/450R, assegurando desta forma eficazes passagens de caixa, estando equipada com uma embraiagem deslizante assistida.


A ciclística da CRF1000L Africa Twin teve três atributos principais: a performance fora-de-estrada, o conforto em viagem e a agilidade para uma utilização diária, ou numa opção fantástica para as deslocações diárias de casa para o trabalho e regresso.

O quadro de berço semi-duplo, em aço, oferece o equilíbrio perfeito entre estabilidade a alta velocidade e uma genuína identificação com o ambiente off road, em agilidade e robustez.
A centralização de massas – com componentes tais como a bateria colocados atrás da cabeça do motor – contribui para o baixo centro de gravidade.

A forquilha invertida Showa de longo curso oferece diversos modos de afinação e possui duas pinças Nissin de quatro êmbolos e montagem radial, com discos ondulados flutuantes de 310 mm.
O amortecedor traseiro Showa possui afinação hidráulica da pré-carga da mola.
Tal como a CRF450R Rally, a CRF1000L Africa Twin usa jantes de raios com medida de 21 polegadas e pneu 90/90-21 à frente e 18 polegadas e pneu 150/70-18 atrás.




Dando continuidade ao tema de design “aventura sem limites – unlimited adventure”, o estilo da Africa Twin é minimalista, robusto e de baixo peso, num formato que protege o condutor dos elementos e oferece uma sensibilidade esguia e ágil.

O farol duplo mantém a presença característica do modelo original e a altura do banco pode ser regulada em 20 mm, para 870 ou 850 mm. 



O grande depósito de combustível tem 18,8 litros de capacidade, o que – juntamente com a elevada eficiência do motor – permite, segundo a Honda, uma autonomia até 400 km.

Para que o sistema electrónico possa responder de forma eficaz a todas as situações de condução, tanto no alcatrão, como fora-de-estrada, o sistema HSTC* (Honda Selectable Torque Control – Controlo de Binário Seleccionável Honda) oferece três níveis de controlo e é possível desligar o sistema ABS* da roda traseira.

A CRF1000L Africa Twin vai estar disponível, como opção, com a Transmissão de Dupla Embraiagem (DCT) exclusiva da Honda que, graças à utilização de cárteres comuns, permite manter a mesma largura da versão equipada com transmissão manual.




Este sistema possui um modo manual normal – onde o condutor pode engrenar as mudanças através dos botões no punho esquerdo – e dois modos automáticos. O modo D oferece o melhor equilíbrio entre consumos reduzidos e conforto em viagem. Neste modelo, o modo S foi revisto para oferecer maior performance desportiva, com opção por três padrões de mudanças: S1, S2 e S3.



A versão DCT da CRF1000L Africa Twin está preparada para ser usada em ambiente de aventura, com a funcionalidade off-road melhorada pelo interruptor G posicionado à direita do painel de instrumentos. Ao carregar neste interruptor G em qualquer modo de condução melhora a tracção e o controlo da moto, reduzindo a quantidade de deslizamento da embraiagem nas mudanças.   
O sistema DCT possui novas funcionalidades na forma de detecção da inclinação, através da qual o padrão das mudanças é adaptado em relação ao grau de inclinação, oferecendo o melhor controlo em todas as situações.  







O sistema HSTC e o sistema ABS não estão disponíveis na versão base. O sistema HSTC é um equipamento de série nas versões com ABS e DCT.  


Em termos de cores estará disponível em quatro opções: CRF Rally, Tricolor, Cinza prata e Preto.

A CRF1000L Africa Twin vai estar disponível em 3 versões (STD, ABS e DCT) com preços a partir de 12.100 Euros (Iva Incluído).
 

Especificações técnicas principais
Motor - Dois cilindros paralelos,
4 tempos, 8 válvulas, cambota a 270° e sistema Unicam,
Cilindrada - 998 cc.
Potência - 94Cv ás 7.500 rpm.
Binário - 98 Nm ás 6.000 rpm. 
Embraiagem - Húmida, multi-discos com molas helicoidais e embraiagem deslizante.
Transmissão Final - Corrente selada por O-ring.s
 Caixa de Velocidades/Transmissão - 6 velocidades manual/6 velocidades DCT, com modos de condução em estrada e em fora-de-estrada,
Sistema HSTC (Honda Selectable Torque Control – Controlo de Binário Seleccionável Honda)
* HSTC de 3 níveis + Interruptor de Desligar (*somente versões ABS e DCT, não na versão STD.)
Quadro - Berço semi-duplo em aço, com sub-quadro traseiro em aço de elevada resistência.
Comprimento x Largura x Altura
2.335 x 875 x 1.475 mm (STD),
 2.335 x 930 x 1.475 mm (ABS/DCT)
Distância Entre Eixos - 1.575 mm
Altura do banco (posição STD/posição rebaixada) - 870/850 mm
Altura ao Solo - 250 mm
Sistema ABS - ABS* 2 canais com interruptor de desligar o ABS traseiro (*somente versões ABS e DCT, não na versão STD)
Travões
 Dianteiro - Dois discos flutuantes de 310 mm, cubo radial e pinças de 4 êmbolos (*ABS) e pastilhas em material sinterizado
Traseiro - Disco flutuante de 256 mm, uma pinça de 2 êmbolos (*ABS) . Na versão DCT, também com Sistema de Travão de Estacionamento por Bloqueio da Manete.
Pneus
 Dianteiro - 90/90-R21 com câmara-de-ar
Traseiro - 150/70-R18 com câmara-de-ar
 
Peso a Seco
208 kg (STD), 212 kg (ABS), 222 kg (DCT)
Peso em Ordem de Marcha
228 kg (STD), 232 kg (ABS), 242 kg (DCT)
Depósito de Combustível - 18,8 litros 
 

 Fonte: Honda Portugal
 

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