A « AAA » (clube dos possuidores de Antigos Automóveis Alpine) leva a cabo, em Dieppe, no fim-de-semana de 12 e 13 de Setembro, uma reunião dos apaixonados da marca, por ocasião dos festejos dos 60 anos da Alpine.
Ao lado dos antigos Alpine justar-se-ão a esta festa a atual equipa de projecto da Alpine, a formação Signatech-Alpine e os seus pilotos, bem como o concept-car Alpine Vision Gran Turismo, o show-car Alpine Célébration e o A450B de competição.
São esperados mais de 750 Alpine vindos de toda a Europa e milhares de visitantes irão participar nesta festa, que vai constituir um novo recorde de concentração de automóveis Alpine.
Desde 2012 que a Alpine vive um período de efervescência, reavivada pela comemoração dos 50 anos da Berlinette, materializado no espetacular A110-50. Assim, a renovação da Alpine começou a tomar forma através do regresso vitorioso à competição com o A450 que foi, em 2013 e 2014, Campeão Europeu de Endurance.
Mas o ano de 2015 constitui uma etapa marcante neste período, com as celebrações dos 60 anos da marca fundada por Jean Rédélé. Para Bernard Ollivier, PDG da « Société des Automobiles Alpine », este será um fim-de-semana que ficará gravado nas memórias da saga Alpine: "Organizar, por ocasião dos 60 anos da marca, a maior concentração de apaixonados pela Alpine era uma tarefa de grande envergadura. O trabalho de mobilização de vários clubes Alpine em França, na Europa, mas também de origens mais longínquas toca-me particularmente. Foi preciso resolver inúmeros detalhes e ultrapassar um desafio logístico significativo para podermos viver um fim-de-semana inesquecível sob o signo da paixão. Um fim de semana 100% Alpine!"
Muitas vezes evocada e desejada pelos apaixonados, o relançamento da Alpine teve de encontrar um contexto favorável. A revelação do concept car Alpine A110-50, por ocasião do 50º aniversário da Berlinette, em 2012, foi uma etapa importante para verificar se a “chama ainda estava acesa”.
Como resultado, a 5 de Novembro de 2012, Carlos Ghosn anuncia, oficialmente, o renascer da Alpine e o início da conceção de uma "Berlinette do século XXI para 2016".
Sob a chancela de Bernard Ollivier, a Société des Automobiles Alpine trabalha, neste momento, na "Berlinette do século XXI". O conceito geral e o estilo estão já definidos. A fábrica de Dieppe recebe importantes investimentos e os protótipos “anónimos” já circulam para testar as diferentes soluções tecnológicas.
O show-car Alpine Célébration, que vai ser apresentado na concentração deste fim-de-semana com uma nova decoração « Dieppe », é um coupé de 2 lugares de linhas fluídas e simples. O azul da carroçaria evoca a cor do protótipo Alpine vitorioso em 2013 e 2014 nas competições de Resistência, enquanto a inédita decoração, criada especialmente para esta concentração em Dieppe, evoca a campanha do A110 nos ralis, coroada com o título de Campeão do Mundo em 1973.
Com um estilo moderno, o Alpine Célébration Dieppe faz reviver os atributos intemporais do estilo Alpine: silhueta baixa, capô mergulhante e nervurado, flancos cavados e numerosos outros detalhes que lembram o A110 e outros modelos que fizeram a gloriosa história da Alpine.
Sem necessidade de artifícios para afirmar a sua presença, a beleza do Alpine Célébration Dieppe reside na sua descrição e na sua elegância. Ao mesmo tempo, a sua simplicidade, ditada pela procura da máxima eficácia dinâmica, diz muito sobre a história da marca Alpine.
Sem comentários:
Enviar um comentário