14 de setembro de 2015

Dacia - Nova caixa de velocidades "Easy-R"




No início de 2016. a Dacia irá integrar na sua gama uma nova oferta de uma caixa de velocidades pilotada que recebe a designação “Easy-R”.

Esta caixa, de 5 velocidades, oferece uma maior comodidade de utilização graças à ausência de pedal de embraiagem, com cunsumos reduzidos.

O motor TCe 90 Stop & Start, com um binário máximo de 140 Nm, equipado com a caixa Easy-R anuncia consumos em ciclo misto de 4,9L/100km e emissões de CO2 de 109g/km1, idêntico às de uma caixa manual.

A caixa Easy-R dispõe de 2 modos de condução : Drive ou Manual (Impulsional).

No modo Drive, o sistema comanda as passagens de caixa em função das informações sobre o regime do motor, a velocidade, o tipo de condução, etc.

No modo Manual (Impulsional), é o condutor que efectua as passagens de caixa.



Em comparação com uma tradicional caixa de velocidades manual a caixa Easy-R oferece:

No caso de ser preciso realizar uma forte aceleração a caixa reduz automaticamente (kick down) e pode mesmo reduzir uma ou duas relações de forma a obter a máxima potência do motor.

Maior manobrabilidade: na posição Drive, o recuo em rampa desaparece uma vez que o automóvel se move assim que se retira o pé do travão (em complemento do Hill Start Assist). Esta função é também particularmente útil para manobras a baixa velocidade ou em engarrafamentos.

Consumos controlados: a caixa Easy-R oferece um nível de consumos e de emissões de CO2 idênticos ao da caixa manual. 



A utilização de tecnologias electromecânicas em vez de hidráulicas permite assegurar uma maior durabilidade e fiabilidade. Antes de ser colocada no mercado, a caixa Easy-R foi sujeita a 130 000 horas de testes em banco de ensaios. Para além disso 100% das caixas Easy-R são controladas depois da sua montagem na fábrica.

A caixa Easy-R será disponibilizada nos modelos Logan MCV, Sandero e Sandero Stepway no primeiro trimestre de 2016. 


Fonte: Groupe Renault
 

Sem comentários:

Enviar um comentário