Herdeira do espírito “Go Anywhere” das suas antepassadas, a nova Honda Africa Twin CRF1000L possui um novo motor bicilíndrico, um quadro de baixo peso e uma ciclística ágil e de verdadeira aventura, tanto em estrada como fora dela, seja a cruzar continentes ou nas deslocações, casa-trabalho-casa, do dia-a-dia.
Juntamente com o modelo base, haverá mais duas versões:
- A primeira, possui sistema ABS, que pode ser desligado na roda traseira, e controlo de tracção HSTC (Honda Selectable Torque Control – Controlo de Tracção Seleccionável Honda) com vários modos de utilização.
- A segunda versão está equipada com o sistema DCT (Dual Clutch Transmission – Transmissão de Dupla Embraiagem) exclusivo da Honda (agora, com nova funcionalidade fora-de-estrada), para além do sistema ABS, que pode ser desligado para a roda traseira, e o sistema de controlo de tracção HSTC.
Durante toda a fase de desenvolvimento da CRF1000L Africa Twin, o pensamento dos técnicos da marca nipónica centraram-se sempre na obtenção do equilíbrio entre performances fora-de-estrada, conforto em viagem e agilidade de condução.
Uma moto que sempre impressionou pela sua facilidade de utilização, postura e maneabilidade, tanto em estrada, como fora dela, foi a XRV750L Africa Twin original. Este modelo foi o que serviu de base de trabalho, mesmo considerando toda a miríade de motos de aventura disponíveis nos dias de hoje.
A moto que agora transporta este nome poderá não partilhar nenhum dos componentes do modelo antigo – em estrada e fora-de-estrada – mas carrega com ela toda a essência e o espírito que fizeram da XRV750 Africa Twin um modelo tão desejado e popular.
Nas palavras de Y. Hasegawa, Líder de Projecto (S-LPL – Series Large Project Leader) para a CRF1000L Africa Twin: “Desde as fases iniciais da concepção da nova Africa Twin, tanto em termos de design, como de engenharia, a nossa intenção foi criar uma moto verdadeiramente "true adventure" e que fosse, em partes iguais, agradável de conduzir e capaz de atravessar continentes e se sentisse à vontade nas vias rápidas e na utilização do dia-a-dia.
O legado e as performances do modelo anterior constituíram importantes pontos de referência para a nossa forma de pensar e, após vários meses progressivos de investigação, testes, desenvolvimento e condução, a nossa CRF1000 demonstrou uma capacidade fora-de-estrada que torna agradáveis os trilhos "off-road", com o conforto de uma moto turística e a agilidade de uma utilitária. Por outras palavras, é um modelo verdadeiramente digno do nome Africa Twin."
Tudo começa no motor, que terá de ser bom em todo-o-terreno, nas grandes tiradas de estrada e em todas as situações intermédias. A unidade de dois cilindros paralelos e 998cm³ da CRF1000L Africa Twin recebe inspiração das motos de competição off-road CRF250/450 e usa uma cabeça de motor com o mesmo design Unicam de quatro válvulas, para dimensões gerais muito compactas.
A entrega de potência e binário é forte e linear e oferece respostas instantâneas em toda a gama de rotação. A cambota de 270° de fase coloca um carácter distinto na entrega de potência e oferece excelentes capacidades de tracção à roda traseira. Os veios de equilíbrio bip-axiais cancelam as vibrações primárias.
Compacto, leve e potente; o motor compacto de dois cilindros paralelos, produz 95cv de potência, com pico às 7.500 rpm, e 98 Nm de binário às 6.000 rpm.
Como principais características temos, cambota desfasada a 270°, cabeça Unicam, de 4 válvulas por cilindro e cárter de óleo seco, juntamente com cárteres comuns para as versões de caixa manual de 6 velocidades e DCT.
O motor da CRF1000L Africa Twin foi concebido com especial atenção a duas áreas principais – utilização dócil e fácil em viagens longas com entrega de potência e binário que oferecesse uma sensação genuína da tracção disponibilizada à roda traseira. A consequência natural disto é uma moto de excelente versatilidade geral – tão à vontade nas deslocações diárias de casa para o trabalho e regresso, como em qualquer outro lado.
A reduzida altura do motor contribui para a excelente altura ao solo CRF1000L Africa Twin. A bomba de água está alojada no cárter da embraiagem e ambas as bombas, de água e óleo, são accionada por veios de equilíbrio.
A caixa manual de seis velocidades e peso reduzido usa o mesmo design de mudanças por excêntrico da CRF250R/450R, assegurando excelentes passagens de caixa, estando ainda equipada com uma embraiagem deslizante assistida.
Juntamente com o modelo base, haverá mais duas versões: a primeira, possui ABS e controlo de tracção HSTC com vários modos de utilização. Já a segunda versão está equipada com o sistema DCT exclusivo da Honda (agora, com nova funcionalidade fora-de-estrada), para além de ABS e HSTC.
Nas versões equipadas com ABS, o condutor pode desligar o sistema da roda traseira, permitindo-lhe bloquear a roda na condução fora-de-estrada. O sistema de controlo de tracção HSTC tem 4 níveis: 1, 2, 3 e Off (desligado). O grau de intervenção do sistema diminui à medida que o nível de controlo aumenta, permitindo quantidades crescentes de patinagem da roda traseira.
A versão equipada com o sistema exclusivo DCT possui um modo manual normal – onde o condutor pode engrenar as mudanças através dos botões no punho esquerdo – e dois modos automáticos. O modo D oferece o melhor equilíbrio entre economia de combustível e conforto em viagem e o modo S foi revisto para oferecer maior performance desportiva, com opção por três padrões de mudanças.
Obviamente, a versão DCT da CRF1000L Africa Twin também está totalmente preparada e equipada para ser usada em ambiente de aventura/todo-o-terreno, com a funcionalidade off-road melhorada pelo botão G. Ao carregar neste botão G, em qualquer modo de condução, modifica o controlo do sistema de embraiagem permitindo uma condução mais directa.
O sistema DCT possui novas funcionalidades na forma da função de detecção da inclinação, através da qual o padrão das mudanças é adaptado em relação ao grau de inclinação, oferecendo o melhor controlo em todas as situações.
O quadro de berço semi-duplo em aço da CRF1000L Africa Twin oferece o equilíbrio perfeito entre estabilidade a alta velocidade – também com carga total – complementado por uma capacidade e agilidade genuínas em fora-de-estrada. A centralização de massas – com componentes tais como a bateria colocados atrás da cabeça do motor – contribui para o baixo centro de gravidade e ajuda à agilidade do modelo.
A forquilha invertida Showa de 45 mm oferece afinação total e possui duas pinças Nissin de quatro êmbolos e montagem radial, com discos ondulados flutuantes de 310 mm. O amortecedor traseiro Showa possui afinação hidráulica da pré-carga da mola.
Tal como a CRF450R Rally, a CRF1000L Africa Twin equipa com jantes de raios com medida de 21 polegadas à frente e 18 polegadas atrás. Estas dimensões permitem montar pneus específicos para fora-de-estrada, adicionalmente aos pneus "dual purpose" instalados de série, nas medidas 90/90-21 à frente e 150/70-18 atrás.
O estilo da nova Africa Twin é minimalista, robusto e de baixo peso, num formato que protege o condutor dos elementos e oferece uma sensibilidade esguia e ágil.
Os dois faróis de LEDs mantêm a ligação ao modelo antecessor e os 20 mm de regulação permitidos pelo banco oferecem alturas de 870 e 850 mm.
Os 18,8 litros de capacidade do grande depósito de combustível – e o consumo de 4,6Lt/100kms, 21,8 km por cada litro (medidos pelo método EWTC no modo DCT) – permitem obter autonomias superiores a 400 km (dados do fabricante).
A Honda Africa Twin CRF1000L vai estar disponível em quatro opções de cor, duas standard e duas Special Edition:
- CRF Rally (SE) -
- Africa Twin Tricolor (SE)
- Prata Metalizado Digital -
- Preto Metalizado Ballistic Mate -
Estará disponível uma gama completa de acessórios incluindo: Top box, malas laterais, écran escuro, écran mais alto, deflectores de vento, pedal de mudanças para versão DCT, punhos aquecidos, tomada 12V, barras de protecção e luzes de nevoeiro, autocolantes para jantes e sistema de alarme.
Especificações técnicas
Motor - Dois cilindros paralelos, 4 válvulas por cilindro, cambota a 270° e sistema Unicam, refrigeração por líquido.
Cilindrada - 998 cc.
Potência - 95 cv às 7.500 rpm.
Binário - 98 Nm às 6.000 rpm.
Alimentação - Injecção eletrónica.
Transmissão - Caixa manual de seis velocidades / DCT, com modos de conduçaão em estrada, auto-estrada e todo-o terreno; corrente, HSTC.
Quadro - Semi duplo berço em aço, com sub quadro traseiro também em aço.
Comprimento x Largura x Altura - 2,335 x 875 x 1,475 mm (STD)
2,335 x 930 x 1,475 mm (ABS/DCT).
Distância Entre Eixos - 1,575 mm.
Altura do banco - 870/850 mm.
Altura ao Solo - 250 mm
Suspensão
Frente - Forquilha telescópica invertida Showa de 45 mm- Curso de 230 mm.
Traseira - Braço oscilante monobloco em alumínio fundido com amortecedor traseiro e reservatório de gás separado.
Pneus
Dianteiro - 90/90-21 com câmara-de-ar
Traseiro - 150/70-18 com câmara-de-ar
Travões
Dianteiro - Dois discos flutuantes de 310mm, cubo radial e pinças de 4 êmbolos e pastilhas em material sinterizado.
Traseiro - Um disco flutuante de 256mm com uma pinça de 1 êmbolo e pastilhas em material sinterizado. Na versão DCT, também com Sistema de Travão de Estacionamento por Bloqueio da Manete com pinça adicional lateral de 1 êmbolo.
ABS - 2 canais com interruptor de desligar o ABS traseiro (*somente versões ABS e DCT, não na versão STD).
Peso a Seco - 208kg (STD), 212 kg (ABS), 222kg (DCT).
Peso em Ordem de Marcha - 228kg (STD), 232 kg (ABS), 242kg (DCT).
Capacidade do Depósito de Combustível - 18,8 litros.
Fonte: Honda Portugal
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