A Nissan apresentou no Tóquio Motor Show 2015, um protótipo incorpora a visão da Nissan sobre o futuro da condução autónoma e dos veículos elétricos de emissões zero: o Nissan IDS.
Alguns compararam um futuro com condução autónoma com viver num mundo de veículos transportadores que simplesmente levam as pessoas do ponto A ao ponto B, mas o Nissan IDS promete uma visão muito diferente do amanhã. Mesmo quando o condutor seleciona o modo de condução autónoma e entrega a condução ao veículo, o desempenho do automóvel — desde acelerar a travar e até mesmo, a curvar — imita as preferências e o estilo próprio do condutor.
No modo de condução manual, o condutor assume o controlo; a aceleração em linha reta e as curvas tornam-se pessoais e revigorantes. Ainda assim, nos bastidores, o Nissan IDS continua atento para prestar uma eventual assistência. Os sensores monitorizam constantemente as condições de condução e está disponível para ajudar o condutor a obter a melhor resposta ao seu controlo.
Na eventualidade de perigo eminente, o Nissan IDS irá assistir o condutor a executar uma ação evasiva.
Além de aprender, a IA do Nissan IDS comunica como um parceiro atento. Desde informação sobre as condições de trânsito, até à agenda do condutor e a interesses pessoais, o Nissan IDS tem o que é necessário para ajudar a criar uma experiência de condução que é confortável, agradável e segura.
Mesmo sendo um dois volumes, a grande distância entre eixos do Nissan IDS permite um espaço confortável para quatro adultos.
Mas o habitáculo torna-se ainda mais espaçoso quando o condutor seleciona a condução autónoma. Neste modo, o volante recolhe para o centro do painel de instrumentos e surge um grande ecrã plano.
Várias funcionalidades relacionadas com a condução passam a ser tratadas pela IA do veículo, pela voz e pelos gestos do condutor. O interior é composto por materiais naturais tais como malha de couro e é iluminado por uma luz suave.
Todos os bancos rodam ligeiramente para dentro, facilitando a conversação. É como relaxar numa sala de estar.
Quando o condutor seleciona a condução manual, o interior espaçoso transforma-se para colocar o condutor no controlo. Todos os bancos ficam virados para a frente. O volante reaparece juntamente com todos os indicadores de condução e um ecrã projetado (HUD) mostra a rota e outras informações de condução.
A luz interior muda para azul, estimulando a capacidade de concentração. A utilização de pilares A de estrutura aberta desenvolvida pela Nissan ajuda a garantir uma visibilidade excelente reduzindo os ângulos mortos e contribuindo também para a sensação de espaço aberto.
A transformação para condução manual pode ser executada facilmente através de um comutador entre os bancos da frente chamado Comando PD. Este é o único controlo que o condutor pode operar fisicamente quando o automóvel está em condução autónoma: quando o condutor está pronto para assumir a condução, uma ação física deve iniciar a alteração.
Vários ecrãs e luzes exteriores mostram aos peões e outros utentes do espaço que o automóvel reconhece o que o rodeia e lhes sinaliza as suas intenções.
A linha lateral cinzenta da carroçaria é, na verdade, um LED que a Nissan denomina indicador de intenção. Quando peões ou ciclistas estão próximos, a faixa brilha em vermelho, sinalizando que o automóvel reconhece a sua presença.
Outro ecrã eletrónico, que está virado para o lado de fora do painel de instrumentos, pode apresentar mensagens luminosas, tais como "Depois de si", aos peões. Este sistema de comunicação harmonioso e natural assinala um novo futuro nos automóveis.
A altura da carroçaria, completamente em fibra de carbono, foi restringida a 1.380 mm, minimizando consideravelmente o atrito aerodinâmico (Cx).
O posicionamento dos pneus perto dos cantos da carroçaria maximiza o espaço interior e permite um design envolvente do habitáculo. A Nissan selecionou rodas de grande diâmetro para alto desempenho e aspeto desportivo, mas utilizou pneus 175, muito finos, para minimizar a resistência à rodagem e ao ar.
As rodas têm um design sugestivo em camadas de finas aletas que criam pequenos vórtices de fluxo de ar na superfície das rodas.
Este design contribui ainda mais para suavizar o fluxo de ar.
O padrão em forma de blocos de gelo na grelha do Nissan IDS simboliza um design puro e limpo, perfeito para um veículo elétrico. Com a forma de uma coluna de blocos de gelo, o padrão da grelha parece transparente.
A cor cinzenta azulada acetinada da carroçaria do automóvel aumenta a impressão de um espaço seguro e confortável no habitáculo.
O Nissan IDS está equipado com baterias de grande capacidade, de 60 kWh, e graças à sua aerodinâmica excecional, forma fluída e peso reduzido através de uma carroçaria completamente em fibra de carbono, está concebido para também responder à necessidade de percorrer longas distâncias.
Outras tecnologias no Nissan IDS incluem estacionamento pilotado que pode ser operado por smartphone ou tablet e tecnologias de carregamento sem fios das baterias. Através destas, o condutor pode deixar o estacionamento e o carregamento ao cuidado do seu automóvel.
A Nissan acredita que o Nissan IDS irá evoluir, tornando-se um impulsionador à inovação para a mobilidade da próxima geração e da sua missão de tornar estes “dois zeros” uma realidade.
Fonte: Nissan Portugal
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