Nissan adquire 34% da Mitsubishi Motors por 237 mil milhões de ienes
A Nissan Motor Co, Ltd. e a Mitsubishi Motors Corporation anunciaram hoje a assinatura de um acordo para formar uma aliança estratégica de longo alcance entre os dois fabricantes japoneses de automóveis.
Após uma emissão de ações da Mitsubishi, a Nissan ficará com 34% de participação na Mitsubishi por 237 mil milhões de ienes (1,9 mil milhões de euros).
A aliança estratégica irá estender uma parceria já existente entre a Nissan e a Mitsubishi, sob a qual as duas empresas têm colaborado nos últimos cinco anos.
Receita líquida para o Ano Fiscal de 2015 de 92 mil milhões de euros
O lucro operacional aumentou 34%, atingindo os seis mil milhões de euros. A margem operacional subiu para 6,5%.A Nissan vendeu 5,42 milhões de veículos neste período, uma subida de 2,0%.
A companhia registou um crescimento das receitas, da rentabilidade e das vendas anuais. O aumento da procura de novos produtos na América do Norte, na Europa Ocidental e na China ultrapassaram o impacto negativo dos movimentos nas taxas de câmbio e de um crescimento brando, ou mesmo declínio, de vendas em alguns mercados emergentes.
EMEL recebe seis Nissan Leaf
Os Nissan LEAF serão utilizados no âmbito da frota corporativa da EMEL em Lisboa, para uma verdadeira mobilidade de emissões zero, uma das vertentes de um abrangente plano de sustentabilidade implementado pela empresa em Lisboa.
Nos comentários tecidos sobre a estratégia de substituição de veículos tradicionais por outros 100% elétricos, Luís Natal Marques, Presidente da EMEL, comentou: "Sendo a empresa um garante da mobilidade sustentável na cidade de Lisboa, é natural que queiramos evoluir no sentido de nos tornarmos mais responsáveis com o ambiente. Toda a nossa atividade não faria sentido se não nos adaptássemos àquilo que são as boas práticas ambientais. A aquisição dos seis Nissan LEAF totalmente elétricos permite não só uma renovação da frota, mas também uma frota mais sustentável e amiga do ambiente".
A estratégia da EMEL de substituição de viaturas a combustíveis tradicionais por veículos elétricos baseia-se também numa racionalização de custos, permitindo baixar consideravelmente os custos de utilização da sua frota automóvel.
Com o LEAF de 30 kWh a Nissan está novamente a transformar o desempenho, a funcionalidade e a perceção do público sobre os veículos elétricos: uma autonomia de condução de 250 km (ciclo NEDC) coloca o Nissan LEAF na liderança do segmento. E permite-lhe, por exemplo, ligar Lisboa e Porto por autoestrada com apenas uma paragem para uma carga rápida (30 minutos) das baterias.
Em Portugal, para clientes empresariais e sem considerar o incentivo de €2.250 no âmbito da Fiscalidade Verde, o Nissan LEAF está disponível em toda a rede de concessionários Nissan a partir de um preço recomendado de venda a público de €17.329+IVA na solução de aluguer de bateria de 24 kWh (aluguer desde €79 por mês em função da quilometragem anual percorrida) e de €21.502+IVA na opção com compra da bateria. Em ambos os casos, acrescem poupanças anuais em sede de tributação autónoma, dedução do IVA, isenção de imposto de circulação (IUC), custos de manutenção muito reduzidos, entre outras, face a um veículo equivalente com motor térmico - e custos de energia de apenas cerca 1,50€ por cada 100km.
Novo Conceito de Experiência Cliente
A Nissan está a fazer uma das mais abrangentes mudanças no setor automóvel europeu em termos de experiência de cliente, através do programa de transformação no atendimento ao cliente. O núcleo do programa é um novo compromisso com o Cliente transversal a toda a Europa, através da renovação total dos seus concessionários europeus, num total de mais de 2.500 instalações. A iniciativa tem como objetivo, colocar o Cliente no centro de tudo o que Nissan faz, especialmente num momento em que a indústria automóvel está a atravessar mudanças sem precedentes.
A marca acaba de inaugurar oficialmente as primeiras instalações com o Novo Conceito de Experiência de Cliente, em Lisboa, Porto e Leiria, a que se seguirão todas as outras instalações da marca em Portugal.
Uma vez que atualmente os clientes visitam, em média, os espaços de exposição dos concessionários menos de duas vezes antes de comprar um automóvel - em comparação com sete visitas uma década atrás – torna-se evidente que a experiência nessa visita nunca foi tão importante como agora para as marcas automóveis.
Guillaume Masurel, Diretor-geral da Nissan em Portugal, comentou durante a cerimónia de inauguração: "A Nissan pretende estabelecer-se como a marca asiática número um nos corações dos consumidores da Europa e de Portugal e, para alcançar esse objetivo iniciou um período de clara aposta na qualidade da sua relação com os Clientes, colocando-os no centro das nossas atenções, oferecendo um serviço de alta qualidade na nossa rede de concessionários e produtos de elevada conteúdo em tecnologia acessível e útil, apostando na diferenciação que está na base da nossa liderança nos Crossover, nos Veículos Elétricos e, no futuro, na Condução Autónoma e Mobilidade Inteligente".
Guillaume acrescentou: "Com a implementação deste novo Conceito de Experiência do Cliente, a par da nossa nova Promessa ao Cliente Nissan, a marca assume um compromisso com os seus Clientes num todo que é único na indústria automóvel; e que torna mais evidente o objetivo claro e firme da Nissan em oferecer a melhor qualidade de serviço ao cliente, uma das prioridades da estratégia de marca para o presente, e para o futuro!"
O novo Conceito de Experiência de Cliente sintetiza no espaço físico da concessão a nova forma de compra dos clientes. Moderno, sem barreiras, digital - sem papel, tudo num ambiente descontraído, onde é o cliente que está no centro.
Com cobertura de rede sem fios, espaço de diversão para crianças, área de café e bebidas, exposição de acessórios e brindes, informações e conselhos distribuídos por ecrãs e halos e, claro, os protagonistas que são os automóveis, tudo se conjuga de modo a que a experiência na área de exposição, mas também de entrega e de receção para os serviços de Após-venda, seja absolutamente positiva e produza memórias agradáveis.
A Nissan está a trabalhar profundamente este conceito com as equipas das suas concessões, quer das áreas de vendas, quer de após-venda, sempre com o objetivo último de colocar o Cliente no centro de tudo que a marca faz.
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