Um espaço dedicado ao Automobilismo e Motociclismo, nas suas mais variadas vertentes: Notícias, Test-drives, Indústria, Tecnologia, Segurança, Manutenção, Viagens, Desporto e muito mais!
20 de dezembro de 2016
Dacia - Gama 2017
A Dacia apresentou no Salão de Paris, a reformulação de quatro dos seus principais modelos mais emblemáticos: Sandero, Sandero Stepway, Logan e Logan MCV.
Um design ainda mais moderno, caracterizado por uma nova assinatura luminosa, um novo ambiente interior, novos espaços de arrumação e equipamentos...e tudo isto por um preço sempre acessível. Agora, a marca vai ainda mais longe e integra algumas destas novidades no Dokker, Dokker Van e Lodgy, de forma a criar um verdadeiro visual de família no conjunto da sua gama.
Também a oferta de motores e transmissões é alargada nos Novos Sandero, Sandero Stepway, Logan e Logan MCV que irão dispor de um inédito motor a gasolina, o moderno, acessível e ainda mais económico SCe 75.
Quanto ao Duster, é dotado de uma caixa de velocidades automática de dupla embraiagem EDC (Efficient Dual Clutch).
Um design exterior ainda mais robusto, pois os novos Dacia adotam agora uma assinatura luminosa inédita à frente e atrás (exceto Logan MCV), o que lhes confere um estilo mais dinâmico e contemporâneo.
Assim, na frente os novos faróis diurnos, agora de LED, integram quatro blocos retangulares, que reforçam o carácter robusto dos modelos.
Também a assinatura luminosa traseira dos Novos Sandero, Sandero Stepway e Logan foi reformulada dentro do mesmo estilo, com quatro quadrados luminosos.
Os novos para-choques, a grelha dianteira com a entrada de ar com linhas cromadas e os faróis de nevoeiro acentuam ainda mais a sensação de robustez dos quatro automóveis.
Esta evolução do design foi adaptada para o Novo Sandero Stepway cuja face dianteira retoma o estilo do Duster com uma combinação entre os tons escuros do para-choques e com os retângulos cromados da grelha dianteira, tornando ainda mais dinâmico o visual do modelo, dinamismo este ajudado pela elevada distância ao solo, as proteções dianteira e traseira em cromado acetinado e as barras de tejadilho longitudinais. Na parte traseira, o modelo adota uma saída de escape cromada, o que reforça o seu carácter aventureiro.
Para os interiores dos seus modelos, a Dacia propõe um novo ambiente, onde se destacam elementos em cromado acetinado no painel de instrumentos (friso central do volante, arejadores, mostradores, fachada central), dos manípulos das portas e da alavanca de velocidades.
O volante de quatro braços também é novo.
Em todos os modelos são propostos novos estofos, sobressaindo em exclusivo no Sandero Stepway, a técnica da malha 3D, realçada por um pesponto com relevo.
Para facilitar a utilização diária, a Dacia propõe novos sistemas de ajuda à condução, como a câmara de marcha atrás (consoante as versões) e o sistema de ajuda ao arranque em declive.
Os comandos dos elevadores elétricos dos vidros dianteiros e traseiros passam a estar colocados nos painéis das portas e integram a função impulsional do lado do condutor.
Por fim, foi integrado um apoio de braço retrátil no banco do condutor (consoante as versões), facilitando o acesso aos comandos entre os dois bancos dianteiros e a reorganização de espaço.
O habitáculo foi também sofreu alterações, principalmente no que diz respeito aos múltiplos espaços de arrumação, que o tornam ainda mais funcional: bolsa de arrumação para telemóvel (no lado do banco do passageiro), porta-objetos na parte lateral da consola, novo espaço para uma garrafa na parte traseira da consola central.
Uma outra novidade: os passageiros traseiros dispõem agora de uma tomada de 12 V para recarregarem todos os seus dispositivos portáteis.
Para completar a renovação do design da gama, a Dacia introduz alguns elementos de estilo nos Novos Dokker, Dokker Van e Lodgy. Estes modelos adotam, também, uma nova grelha dianteira com elementos cromados (exceto Dokker Van) e a porta da bagageira do Novo Lodgy adota uma faixa que integra um friso cromado.
No interior, o habitáculo revela alguns elementos característicos da gama: cromados acetinados (novo volante de quatro braços, fachada central e arejadores) e elevador de vidros com função impulsional para o condutor. O painel de bordo evolui para um universo dominado pelo tom carbono escuro e são também propostos novos estofos.
A versão Stepway do Novo Dokker beneficia da mesma técnica da malha 3D também presente no Novo Sandero Stepway. Para maior conforto, os Novos Lodgy e Dokker dispõem de duas mesinhas tipo avião para os lugares traseiros, bem como de uma rede de arrumação suplementar para o passageiro dianteiro.
Para facilitar as manobras, os Novos Dokker e Dokker Van estão equipados com câmara de marcha atrás, já disponível no Lodgy.
Quanto aos motores, a Dacia é a primeira marca do Grupo a beneficiar do novíssimo motor a gasolina atmosférico, o SCe 75. Este motor de 3 cilindros, com 1.0 de cilindrada, desenvolve 75 cv e 97 Nm e possibilita consumos de combustível e emissões de CO2 10%1 menores em comparação com o anterior motor 1.2 16 V 75 cv.
Este ganho em termos de emissões e consumos é possível graças a um peso reduzido (menos 20 kg, devido ao seu bloco em alumínio) e às modernas tecnologias nele integradas, destacando-se a nova bomba de óleo, Impulsores de válvulas DLC (Diamond Like Carbon), Saias de pistão grafite e ainda a dupla distribuição variável (dupla VVT), que permite melhorar o conforto de condução.
Este novo motor será comercializado no início de 2017.
Para além do motor SCe 75, a Dacia disponibiliza várias outras motorizações e transmissões na sua gama:
Gasolina - TCe 90 com Stop & Start (S&S), TCe 90 S&S GPL e TCe 90 S&S em combinação com a caixa de velocidades pilotada Easy-R.
Diesel - dCi 75 S&S, dCi 90 S&S em combinação com a caixa de velocidades manual ou pilotada Easy-R.
Toda a gama Dacia está disponível em GPL.
Até final do mês de Outubro de 2016, a Dacia vendeu mundialmente mais de 477 967 unidades, o que representa um crescimento de 6,0%.
Na Europa, a sua quota de mercado cresceu 0,1 pontos (2,4%), atingindo as 346 882 unidades comercializadas, o que constitui um novo recorde (+11,1%). O Sandero e o Duster estão posicionados, respetivamente, no 3.º e no 2.º lugar dos seus segmentos no que diz respeito às vendas a clientes particulares.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário