28 de dezembro de 2016

Moto "Motor Atual" 2016 - Honda CRF1000L Africa Twin DCT


O ano de 2016 está a chegar ao ao fim e tal como já vem sendo tradição aqui no "Motor Atual", chegou a altura de escolher, entre todas as motos que testámos, aquela que considero ser a melhor moto do ano e que gostaria de ter na minha garagem. 

Informo também que é apenas e só uma escolha pessoal mediante a minha experiência e gosto pessoal, levando sempre em conta as qualidades e características de cada moto, as minhas necessidades como condutor normal mas, acima de tudo, a minha paixão pelas Motos.

Assim, levando em conta as suas excecionais qualidades, apesar de não ser a moto mais potente, a que anda mais, a melhor equipada, a mais cara ou a que, supostamente dá mais "status" a quem a conduz, a moto escolhida é aquela que, entre todas as que testei, mais me surpreendeu, pela sua tremenda versatilidade, sendo uma moto capaz, tanto de enfrentar o trânsito caótico das nossas cidades, como de efetuar longas viagens e, se assim o quisermos, efetuar aquela estradinha cheia de curvas que apenas nós conhecemos, com a certeza de chegarmos ao fim plenamente satisfeitos, apesar de não ser uma desportiva.
Além de tudo isto, para os que gosta de andar por montes e vales, podem te a certeza que ela também vos satisfará plenamente.

E que moto é esta?



Só podia ser a nova Honda CRF1000L Africa Twin DCT.

Apesar de ter testado as duas versões, a normal, equipada com caixa manual de seis velocidades  (http://motoratual.blogspot.pt/2016/03/honda-crf1000l-africa-twin-carisma.html)  e a versão DCT (http://motoratual.blogspot.pt/2016/08/five-dias-de-vacances.html) , confesso que fiquei rendido e apaixonado por esta última, cujo DCT aumenta exponencialmente o conforto de utilização, sem que perca a eficácia na condução, seja de que tipo for. 



A Honda foi ao extremo de oferecer aos fanáticos do todo-o-terreno, nesta versão DCT, um Modo de condução (Mode G) totalmente adaptado à condução fora de estrada.




Durante cinco dias tive o prazer de ter como companheira de viagem a Honda CRF1000L Africa Twin DCT e fiquei completamente rendido às suas imensas qualidades e por isso foi eleita a Moto do Ano de 2016, no Motor Atual.






  Especificações Técnicas
Motor - Dois cilindros paralelos, 4 válvulas por cilindro, sistema Unicam, refrigeração líquida.
Cilindrada – 998 cc.
Potência – 95 cv às 7500 rpm.
Binário – 98 Nm às 6000 rpm.
Alimentação – Injeção PGM-FI 
Caixa de velocidades – DCT (6 velocidades), com modos de condução em estrada e em fora-de-estrada 
Transmissão final – Corrente.
Sistema HSTC (Controlo de Binário Selecionável Honda) -Três níveis + interruptor de desligar. Somente versão ABS e DCT.
Quadro – Tipo berço (semi-duplo) em aço.
Dimensões
Comprimento – 2335 mm.
Largura – 930 mm (875 mm versão Standard)
Altura - 1475 mm.
Distância entre eixos – 1575 mm.
Altura ao solo – 250 mm.
Altura do assento 870 mm (versão rebaixada 750 mm).
Suspensões
Dianteira - Forquilha telescópica invertida Showa de 45 mm. Ajuste de pré-carga em extensão e compressão. Curso de 230mm.
Traseira - Braço oscilante monobloco em alumínio fundido. Amortecedor traseiro com reservatório de gás separado. Ajuste em extensão e compressão. 220 mm de curso.
Travões
Dianteiro - Dois discos flutuantes de 310mm, cubo radial e pinças de 4 êmbolos.
Traseiro - Disco flutuante de 256mm com pinça de 1 êmbolo. 
Versão DCT com travão de estacionamento por bloqueio da manete com pinça adicional lateral de 1 êmbolo.
ABS de 2 canais com interruptor de desligar o ABS traseiro (*somente versões ABS e DCT).
Pneus
Dianteiro - 90/90-21 com câmara-de-ar.
Traseiro - 150/70-18 com câmara-de-ar.
Depósito combustível – 18,8 litros.
Peso a seco – 222 kg (DCT).
Peso em ordem de marcha – 242 kg (DCT).

Carlos Veiga (2016)

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