O ano de 2016 está a chegar ao ao fim e tal como já vem sendo tradição aqui no "Motor Atual", chegou a altura de escolher, entre todos os automóveis que testámos, aqueles que considero ser os dois automóveis que gostaria de ter na minha garagem.
Informo também que é apenas e só uma escolha pessoal mediante a minha experiência e gosto pessoal, levando sempre em conta as qualidades e características de cada automóvel, as minhas necessidades como condutor normal mas, acima de tudo, a minha paixão pelos automóveis.
Assim resolvi escolher, entre todos os que testei, dois automóveis: um que me surpreendeu bastante pela sua imensa versatilidade e que seria o "carro de família" e outro, simplesmente, porque é a minha paixão atual!
E qual é o automóvel que escolhi devido à sua tremenda versatilidade e que é, a meu ver, o automóvel ideal para transportar a família?
Nissan X-Trail!
Surpreendidos? Aposto que sim! Tal como eu fiquei após ter testado o X-Trail. E qual a razão que me levou a escolher o "SUV XXL" da Nissan?
Porque, acima de tudo é... versátil!
Falando do seu design, segue a linhagem do Qashqai e assim sendo, é um automóvel bonito, acrescentando uma maior imponência na estrada, devido às suas maiores dimensões.
Depois temos espaço com fartura, onde cabem todos (tem sete lugares) e respetiva bagagem, incluindo a sogra e o periquito!
Muito confortável, silencioso, bons acabamentos, super equipado, um comportamento bastante saudável em estrada (gostei mais do comportamento do X-Trail em estradas sinuosas do que o mais "adornante" Qashqai) e sempre com a possibilidade de sairmos do alcatrão, para irmos mais além, algo que os monovolumes, e "carrinhas", não conseguem fazer.
Na versão testada, equipada com o motor dCi 1,6 de 130 cv apenas achei que o X-Trail poderia ser mais rápido nas recuperações pois é um automóvel pesado, algo que foi agora colmatado com a nova motorização de 2 litros e 177 cv que por certo vai tornar o X-Trail mais rápido e ainda mais agradável de conduzir.
O Nissan X-Trail é o "meu" automóvel para a família!
Teste Motor Atual: http://motoratual.blogspot.pt/2016/01/nissan-x-trail-alternativa-xxl.html
Especificações Técnicas
Motor – 1598 cc
Potência máxima – 130 cv às 4000 rpm
Binário máximo – 320 Nm às 1750 rpm
Alimentação – Injeção direta Common Rail.
Transmissão – Xtronic (sequencial 7 velocidades)
Tração – Dianteira
Suspensões
Dianteira – Independente, Mc Pherson.
Traseira – Independente, Multilink
Direção – Cremalheira e pinhão. Assistida e elétrica.
Sistema de travagem
Discos Dianteiros/traseiros, assistidos eletricamente.
ABS, inclui EBD e BAS.
Pneus - 225/55 R19.
Dimensões
Comprimento – 4640 mm.
Largura – 1820 mm (1830 mm com jantes de 19”).
Altura (máxima) – 1710 mm (1715 mm com barras de tejadilho).
Distância entre eixos – 2705 mm.
Raio de Viragem (entre muros) – 11,2 m.
Distância máxima ao solo - 210 mm.
Bagageira
Profundidade – 935 mm
Largura – 1142 mm
Capacidade da bagageira – 445 litros (VDA)
Capacidade da bagageira com os bancos rebatidos – 1982 litros (VDA).
Depósito de combustível – 60 litros.
Peso – 1595 kg
Paixão! É a palavra que assenta que nem uma luva à segunda escolha.
A paixão que me leva a gostar tanto de automóveis!
A paixão que me eleva adrenalina até aos píncaros!
A paixão que me faz sentir as pernas a tremer sempre que carrego no acelerador e sou encostado ao assento enquanto sinto as rodas a esgravatarem o alcatrão!
A paixão que me leva a sentir aquele friozinho no estômago, sempre que faço aquelas curvas no limite, sentindo todo o trabalho efetuado pelo chassis e suspensão.
E qual foi o automóvel por que me apaixonei?
Honda Civic Type-R
Este é mesmo sem espinhas! E com este automóvel não consigo ser imparcial! Para mim, o Type R, é uma obra de arte!
Para os que têm dúvidas sobre a capacidade deste automóvel, apenas digo uma coisa: experimentem-no!
Mas as qualidades do Type-R, não se ficam apenas pela potência do motor, pelas suas performances e/ou o seu extraordinário comportamento dinâmico.
Além disto tudo, é aquele automóvel que também pode ser usado no dia a dia, levar as criancinhas à escola,ir ao supermercado ou até ir de férias em família, pois tem todos os predicados que um normal Civic.
Só que, quando olhamos para ele e principalmente quando acordamos os 310 cavalos... temos a certeza que este Civic é especial, muito especial.
Afinal de contas é um Type-R!
Teste Motor Atual: http://motoratual.blogspot.pt/2016/04/honda-civic-type-r-gt-turbilhao-de.html
Especificações Técnicas
Motor – 4 cilindros, 4 válvulas por cilindros, comando por corrente DOHC.
Cilindrada – 1996 cc.
Potência – 310 cv às 6500 rpm.
Binário – 400 Nm entre as 2500 e as 6500 rpm.
Performances
Velocidade máxima – 270 km/h (limitada).
0 aos 100 km/h – 5,7 seg.
Transmissão
Caixa de velocidades - Manual de 6 velocidades com diferencial de deslizamento limitado.
Tração – Dianteira.
Suspensão
Dianteira - MacPherson de duplo eixo.
Traseira – Barra de torção em H.
Direção - Assistência elétrica e duplo pinhão.
Travões
Frente – Discos ventilados e perfurados de 350 mm; pinças de 4 êmbolos.
Trás – Discos sólidos de 296 mm.
Pneus – 235 35 R19 (Continental).
Dimensões
Comprimento – 4.390 mm.
Largura (com espelhos) – 2.065 mm.
Altura total (sem carga) – 1.466 mm.
Distância entre eixos – 2.605 mm.
Via dianteira – 1.602 mm.
Via traseira – 1.526 mm.
Altura ao solo (com condutor) – 118 mm.
Bagageira
Assentos posição normal – 498 litros.
Assentos rebatidos – 1214 litros
Depósito de combustível – 50 litros
Peso (em ordem de marcha) – 1378 kg.
Preços
Type R – Desde 40,780 €.
Type R GT – Desde 43,280 €.
Carlos Veiga (2016)
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