De quando em vez, um automóvel marca a sua época de forma particular e o Renault 8 Gordini faz parte desta lista. Esta foi também uma das razões pelas quais a Renault decidiu participar na edição deste ano do Rali Monte-Carlo Histórico.
O Renault 8 Gordini, foi um dos modelos desportivos mais populares da história, com os seus 175 km/h de velocidade de ponta e um preço que desafiava toda a concorrência.
Lançado em 1964, o Renault 8 Gordini tornou acessível, a toda uma geração, o prazer da condução desportiva.
Amédée Gordini transfigurou o motor da Renault 8 Major, duplicando-lhe praticamente a potência, graças a uma nova culaça e a dois esplêndidos carburadores Weber.
As suspensões, direção, travões e os 175 km/h de velocidade de ponta justificavam plenamente a decoração em azul com faixas brancas.
Equipada, inicialmente com um motor de 1 108 cm3, esta pequena « bomba » recebeu, em 1966, um motor de 1 255 cm3 e os dois faróis suplementares que se tornaram parte integrante da imagem do modelo.
Também em 1966 foi lançado o « Troféu Gordini » que ajudou a criar e a popularizar o mito.
Em 1970, o Renault 8 Gordini deu lugar ao Renault 12 que manteve a mesma designação.
Eis as duplas que vão pilotar os quatro Renault 8 Gordini que vão estar à partida do Rali Monte-Carlo Histórico 2017:
Equipa n° 5 - Manu Guigou/ Jean-Pierre Prevot
Equipa n° 8 - Jean Ragnotti / Sebastien Delanney
Equipa n° 12 - Michel Leclere/ Michel Duvernay
Equipa n°14 - Guillaume Chancel/ François-Paul Forgeoux
Sem comentários:
Enviar um comentário