27 de outubro de 2017

Honda GL1800 Gold Wing 2018


Desde a sua introdução, como uma moto naked de 1.000 cm³ em 1975, a Honda Gold Wing sempre foi a derradeira opção para quem pretende viajar em duas rodas. E este é um modelo que tem uma história e um percurso muito próprios, tendo crescido ao longo das décadas, tanto em tamanho, como em cilindrada; todas as versões serviram para dar a este modelo uma reputação sem paralelo no mundo das duas rodas, quer em termos de luxo e de qualidade, como de conforto sem precedentes.



Agora e em resposta à evolução demográfica e do próprio mercado de duas rodas, a equipa de desenvolvimento responsável por este modelo decidiu adotar uma abordagem radicalmente diferente em relação ao que são os conceitos tradicionais da trajetória de evolução desta moto. 


Assim, para 2018, a GL1800 Gold Wing abraça uma nova direção e é um modelo totalmente novo, "dos pés à cabeça". No entanto e apesar disso, continua a exibir o seu motor característico de seis cilindros opostos, responsável pela "avalanche" de binário e de potência, mantendo-se portanto como "A MOTO” premium de turismo de referência na gama da Honda, repleta de equipamentos e funcionalidades, com capacidade para oferecer uma viagem com todo o conforto e estilo para duas pessoas. Ainda assim, a GL1800 está agora mais pequena, mais leve e bastante mais ágil – no fundo, uma verdadeira moto para o "motociclista viajante".

Nas palavras do Sr. Yutaka Nakanishi, Principal Líder do Projeto (LPL) da Gold Wing de 2018: "O objetivo era que a nova Gold Wing mantivesse todo o luxo que a caracteriza, mas num modelo muito mais "redondo" e polivalente. Uma moto útil para o seu condutor seja em cidade ou em viagem. E com a condução entusiasmante de sempre. Assim e com estes objectivos em mente, começámos do zero com a ideia de tornar a Gold Wing mais pequena e mais leve, num modelo que possuísse todos os equipamentos tecnológicos, de hardware e software que o condutor modernos já não dispensa. E agora, tal como em 1975, este continua a ser um modelo emblemático para a Honda – estamos muito orgulhosos de dar início a um novo capítulo, com um nome desta envergadura: Gold Wing!"
 
Com motorização e plataforma comuns, a nova GL vai estar disponível em duas versões: uma de base, denominada simplesmente GL1800 Gold Wing e a outra com designação Tour, uma edição equipada com top case, que disponibilizará também uma versão com sistema DCT e air bag.

Consoante a variante, a moto pesa menos 48 kg em relação ao modelo anterior.



O motor e a parte ciclística foram desenhados em conjunto, colocando assim o posto de condução numa posição mais avançada dentro da moto, o que permite criar um veículo bastante mais compacto. 

O quadro, de traves em alumínio, foi desenvolvido com base numa forquilha dianteira de braços articulados, o que permite colocar o motor também em posição ainda mais avançada, enquanto oferece toda a estabilidade e controlo de elevada qualidade característicos da suspensão dianteira, graças à sua rigidez e atrito reduzido. Agora, o amortecimento pode ser regulado eletricamente.



O novo motor de seis cilindros opostos mantém toda a sua potência e binário, com uma entrega exemplar e brilhante. O sistema é controlado por um acelerador electrónico Throttle-by-wire e oferece 4 modos de condução: Tour (turismo), Sport (desportiva), Econ (económica) e Rain (chuva). 



O sistema HSTC de controlo variável de binário mantém a tração da roda traseira, em conjunto com a alteração nas definições do amortecimento da suspensão e do sistema CBS de travagem combinada, consoante o modo selecionado. 

O sistema HSA de assistência ao arranque em subida e a função Idle Stop de paragem do motor ao ralenti facilitam a condução e permitem melhorar os consumos do motor.



Agora, a caixa manual oferece 6 velocidades enquanto a nova transmissão automática DTC de dupla embraiagem tem 7 mudanças, com características personalizadas especificamente para cada modo de condução, tais como a sensibilidade da embraiagem, a rapidez de troca de caixa e a gama de rotação do motor à qual o sistema engrena mudanças mais altas ou mais baixas. Esta caixa automática oferece ainda uma função "creep", de movimento lento, tanto em marcha para frente, como em marcha-atrás. 
A versão manual emprega o mesmo sistema de marcha-atrás que o modelo anterior.
 

A melhoria das performances é complementada por níveis ainda mais elevados de tranquilidade e descontração na condução: as carenagens elegantes e com elevada eficiência aerodinâmica canalizam o ar à volta do condutor e o para-brisas oferece regulação elétrica de acordo com a preferência; o conforto dos bancos é exemplar. 







Para-brisas elétrico com regulação em inclinação e altura, sistema de controlo da velocidade de cruzeiro com funcionamento suave via sistema de acelerador electrónico TBW, ampla capacidade de transporte de bagagem para ainda maior aptidão para turismo (a top case continua a levar 2 capacetes integrais), Ecrã TFT de 7 polegadas para todas as informações do sistema de navegação e do rádio, Protocolo Apple CarPlay permite a ligação de dispositivos, luzes integrais de LEDs e piscas com função de cancelamento automático e Sistema Smart Key para maior conveniência de utilização da ignição e das malas da moto, são algumas das muitas "mordomias" que fazem parte do equipamento de série da nova Gold Wing.




Até outros aspetos como, por exemplo, a pintura da Gold Wing, foram muito bem pensados. A parte superior da moto apresenta uma tonalidade mais profunda com camada espessa translúcida, complementada pelos bancos de acabamento em material granulado e de elevadíssima qualidade. 
A parte inferior é destacada por texturas vivas e com uma afirmação visual muito forte.

Os esquemas cromáticos disponíveis são:


GL1800 Gold Wing Matte Majestic Silver.

GL1800 Gold Wing ‘Tour’ Candy Argent Red e Pearl Glare White.

GL1800 Gold Wing ‘Tour’ com DCT e airbag Candy Argent Red/Darkness Black e Darkness Black metallic.







Especificações Técnicas
Motor - 6 cilindros opostos, refrigerado por líquido, 4 tempos, SOHC, 24 válvulas;
Cilindrada - 1,833cc;
Potência - 127CV  ás 5500 rpm;
Binário máximo - 170 Nm ás 4.500rpm;
Capacidade de óleo - 4.4 litros (MT) / 5.6 litros (DCT);
Alimentação - Injeção eletrónica PGM-FI;
Transmissão - (MT) Caixa de 6 velocidades (incluindo overdrive e marcha-atrás elétrica)
(DCT) 7 velocidades e marcha-atrás;
Transmissão final - Veio selado;
Quadro - Dupla trave em liga de alumínio;
Dimensões (Comprimento / Largura / Altura)
Gold Wing (2,475 mm x 925 mm x 1,340 mm);
Gold Wing ‘Tour MT’ (2,575 mm x 925 mm x 1,430 mm);
Gold Wing ‘Tour DCT’ (2,575 mm x 905 mm x 1,430 mm);
Distância entre eixos - 1690 mm;
Ângulo da coluna da direcção - 30.5°;
Raio de viragem - 3.4 mm; 
Altura do banco - 745 mm;
Altura ao solo - 130 mm;
Suspensão 
Dianteira - Duplos braços sobrepostos;
Traseira - Pro Link;
Pneus
Dianteiro - 130/70R 18;
Traseiro - 200/55R 16;
Travões
Frente -  Dois discos flutuantes de 320mm x 4.5mm com maxilas de 6 êmbolos:
Trás - Disco ventilado de 316mm x 11mm com maxila de 3 êmbolos;   
Sistema ABS combinado controlado eletronicamente
Depósito do combustível - 21,1 litros.
Peso (em ordem de marcha)
Gold Wing: 365kg;
Gold Wing ‘Tour’: MT 379kg / DCT 383kg;

Fonte: Honda Portugal

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