Desde a introdução do modelo da primeira geração em 1995, cada nova geração do Honda CR-V tem sido melhor que a anterior.
A mais recente evolução deste popular SUV compacto foi desenvolvida para exceder as expetativas dos clientes, tendo como novidade absoluta para um SUV Honda na Europa, uma nova motorização avançada de tecnologia híbrida.
Este sistema híbrido usa a tecnologia inteligente Multi Mode Drive (i-MMD) de modos múltiplos, que combina dois motores elétricos, um motor a gasolina Atkinson, uma bateria de iões lítio e uma transmissão de relação fixa para fornecer altos níveis de refinamento, capacidade de resposta e eficiência.
O CR-V tem um design exterior renovado e sofisticado, com linhas arqueadas largas e musculadas, contornos mais abruptos no capot e nos quartos traseiros, bem como a evolução mais recente do design da Honda que se encontra expresso na secção dianteira, com os seus faróis caraterísticos.
À frente, o design é arrojado e integra a mais recente frente caraterística da Honda, incluindo o gráfico tipo "asa sólida" e o formato típico dos faróis, com luzes de LEDs instaladas de série.
O para-choques dianteiro é uma unidade esculpida e de superfícies mais suaves, em comparação com o seu antecessor e emoldura a grelha que protege o radiador. Os contornos s do capot "desaguam" no para-brisas de montagem à face na carroçaria e daqui, as linhas do tejadilho fluem para trás em direção ao spoiler da porta traseira.
A traseira é cortada e tem contornos mais fortes em relação à anterior geração do Honda CR-V, complementada pelas cavas das rodas mais amplas. Na aparência dinâmica destacam-se também, as linhas de cintura altas e fortes – aumentando o volume por baixo – com uma faixa decorativa lustrosa que percorre em sentido ascendente toda a lateral do veículo (uma de cada lado), entre as rodas dianteiras e traseiras.
Os farolins traseiros em LEDs ocupam o espaço entre o fim da linha de prolongamento da parte superior da linha dos vidros até bem dentro da traseira do veículo, criando uma figura em "L" que emoldura o vidro traseiro.
Este vidro tem uma faixa cromada de acabamento por baixo, que corre a todo o comprimento da porta traseira, entre os farolins.
Todas as versões do CR-V Hybrid estão equipadas com jantes de liga de 18 polegadas e as versões mais equipadas incluem teto de abrir panorâmico na vasta lista de equipamento de série.
Já no interior, tem destaque o painel de instrumentos e a disposição do tablier, destacando-se a sensação de espaço no habitáculo.
O design transmite uma sensação de força e solidez, enquanto a grande variedade de materiais altamente táteis reforça o ambiente premium.
Um painel de toque macio expansivo e costuras intrincadas percorre toda a largura do habitáculo, dividido por uma decoração preta brilhante.
A Honda aumentou também o espaço para os pés na dianteira, subindo as partes mais baixas do tablier.
A Honda racionalizou a disposição do ecrã em comparação com a geração anterior do CR-V, agora com apenas um ecrã por toque colocado em posição central, para além do Interface de Informação ao Condutor (Driver Information Interface – DII) de 7 polegadas visível através do volante.
A disposição dos botões de comando também foi simplificada, incluindo um só grupo para controlo do ar condicionado colocado por baixo do ecrã de toque.
Todos os ocupantes deste novo Honda têm ao seu dispor um espaço generoso, graças à longa distância entre eixos de 2.662 mm - mais cerca de 30 mm em relação ao modelo anterior - que resulta num aumento de 50 mm na distância em linha entre os bancos primeira e da segunda fileira.
O condutor e o passageiro dianteiro beneficiam de um aumento de 5 mm no espaço para a cabeça e mais 16 mm de espaço para as ancas, em comparação com o CR-V da geração anterior; o depósito de combustível mais fino e mais plano, colocado imediatamente à frente das rodas traseiras contribui para gerar mais 50 mm de espaço para as pernas para os passageiros da segunda fila.
Os encostos dos bancos dianteiros do novo CR-V são esculpidos para proporcionar o melhor conforto ao condutor e ao passageiro dianteiro, sendo ao mesmo tempo o mais finos possível para aumentar o espaço para as pernas na segunda fila.
O novo CR-V tem a maior capacidade de carga. O aumento de 160 mm na largura e um comprimento máximo de carga de 1.830 mm – mais 250 mm do que no modelo anterior – chegam para transportar uma bicicleta de montanha de rodas de 19,5 polegadas.
Os novos encostos dos bancos com divisão por ação única a 60:40 permitem um carregamento mais rápido e mais fácil e uma superfície completamente plana para transportar itens maiores.
A ação de rebater qualquer uma das partes dos bancos da segunda fileira pode ser feita com uma só mão; a base dos bancos desce em direção ao piso para permitir que os encostos fiquem em posição plana por cima. Os encostos dos bancos também podem ser recolocados nas suas posições originais apenas com uma mão.
Nas versões de topo, está disponível uma porta traseira elétrica de acionamento "mãos-livres", que apresenta uma função de regulação da altura quando aberta. O utilizador pode definir a altura de abertura máxima da porta traseira do CR-V até onde for conveniente, dependendo do espaço disponível à volta do veículo, o que é particularmente útil em espaços apertados com tetos baixos ou quando a traseira do veículo estiver perto de uma parede.
Uma função "Stop-and-hold" "a pedido" permite parar a porta traseira em qualquer posição que se deseje, o que permite o controlo temporário da altura de abertura desta porta (uma vez aberta a mais de 1.185 mm) sem ser necessário programar a função.
Como novidade absoluta para um SUV Honda na Europa, o novo Honda CR-V está disponível com uma motorização avançada de tecnologia híbrida. O sistema híbrido de performance Honda usa a tecnologia inteligente Multi Mode (i-MMD) de modos múltiplos, que compreende dois motores elétricos, uma unidade de controlo da potência, um motor a gasolina Atkinson, um conjunto de baterias de iões lítio e uma transmissão inovadora de relação fixa.
O CR-V Hybrid está equipado com um motor de ciclo Atkinson i-VTEC a gasolina, com 2.0 litros de cilindrada que atinge os 143 cv de potência às 6.200 rpm, complementado por um potente motor elétrico, para um total de 181 CV e um binário máximo de 315 Nm.
Esta motorização a gasolina-eletricidade consegue mover o CR-V Hybrid dos 0 aos 100 km/h em apenas 8,8 segundos em modo de tração dianteira (FWD). O modelo de tração integral cobre essa distância em 9,2 segundos.
A velocidade máxima do modelo híbrido é de 180 km/h.
Esta motorização a gasolina/eletricidade consegue mover o CR-V Hybrid dos 0 aos 100 km/h em apenas 8,8 segundos em modo de tração dianteira (FWD); o modelo de tração integral cobre essa distância em 9,2 segundos.
A velocidade máxima do modelo híbrido é de 180 km/h.
O CR-V Hybrid de tração dianteira obteve um nível de emissões de CO2 de 120 g/km e consumos médios oficiais de 5,3 l/100 km
A versão de tração integral obteve um nível de emissões de CO2 de 126 g/km com consumos médios oficiais de 5,5 l/100 km.
Na maior parte das situações de condução urbana, o CR-V Hybrid alterna entre modo híbrido e modo EV. Em modo híbrido, o excedente de potência do motor a gasolina também é usado para recarregar o conjunto de baterias através do gerador.
O modo EV oferece uma propulsão exclusivamente elétrica e dá ao CR-V uma autonomia sem emissões de cerca de 2 km , consoante o tipo de condução praticado e a carga do conjunto de baterias.
O modo de motor de combustão é o mais eficiente para a condução a alta velocidade de cruzeiro e pode ser complementado por uma intensificação "a pedido" pelo motor elétrico que complementa o binário do motor de combustão, em determinadas condições.
A uma velocidade de cruzeiro de 60 km/h, o CR-V Hybrid normalmente funciona em modo EV durante mais de metade do tempo. Já a 100 km/h, o CR-V está em modo EV durante cerca de terço do tempo.
O CR-V Hybrid atinge a sua velocidade máxima em modo de condução híbrido.
Em vez de usar uma transmissão convencional, a relação de transmissão fixa permite criar uma ligação direta entre os componentes móveis, o que resulta numa transferência de binário mais suave. Este formato significa que o sistema da Honda é mais compacto do que uma caixa eCVT com engrenagens planetárias tipicamente encontradas nos outros veículos híbridos, para além de ser mais refinada.
A capacidade fora-de-estrada do novo CR-V foi aprimorada logo a partir da fase de design da plataforma-base, oferecendo maior distância ao solo do que o seu predecessor, mas sem subir o centro de gravidade.
A distância ao solo debaixo do veículo aumentou para 182 mm nas variantes híbridas de tração dianteira e para 192 mm nas versões híbridas de tração integral. Ambos os aumentos oferecem uma postura 27 mm mais alta do que o anterior CR-V. A distância ao solo é em parte ajudada pelas combinações de rodas e pneus de maior diâmetro.
Na nova geração do CR-V, cada cliente terá 8 cores exteriores ao seu dispor:
- Vermelho Rallye Sólido
- Prata Lunar Metalizado
- Cinzento Steel Modern
- Azul Cosmic
- Vermelho Crystal Premium
- Branco Platinum Pérola
- Preto Crystal
- Castanho Agate Premium
Especificações Técnicas
Motor - 4 cilindros, ciclo Atkinson, 4 válvulas por cilindro
Cilindrada - 1.993 cc
Potência - 143 cv às 6.200 rpm
Potência Máxima (motor a combustão + elétrico) - 181 cv
Binário Máximo (motor a combustão + elétrico) - 315 Nm
Combustível - Sem chumbo 95
Suspensão
Dianteira - Tipo MacPherson
Traseira - Multibraços
Direção - Duplo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
Travões
Dianteiros - Discos ventilados
Traseiros - Discos sólidos
Pneus - 235/60R18
Dimensões
2.0 litros i-VTEC HÍBRIDO FWD / 2.0-litros i-VTEC HÍBRIDO AWD
Comprimento - FWD - 4,600 mm / AWD 4,600 mm
Largura total - FWD - 2,177 mm / AWD - 2,177 mm
Altura total - FWD - 1679 mm / AWD - 1689 mm
Distância entre eixos - FWD - 2,663 mm / AWD - 2,662 mm
Altura ao solo - FWD - 182 mm / AWD - 192 mm
Bagageira
Assentos rebatidos até ao teto - 1,694 Litros
Assentos na vertical - 497 Litros
Peso (em ordem de marcha) - FWD - 1614 kg / AWD - 1672 kg
Depósito de combustível - 57 Litros
Performances
2.0 litros i-VTEC Híbrido FWD - Velocidade máxima - 180 km/h (Aceleração de 0-100 km/h em 8,8 segundos)
2.0-litros i-VTEC Híbrido AWD - Velocidade máxima - 180 km/h (Aceleração de 0-100 km/h em 9,2 segundos)
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