Um espaço dedicado ao Automobilismo e Motociclismo, nas suas mais variadas vertentes: Notícias, Test-drives, Indústria, Tecnologia, Segurança, Manutenção, Viagens, Desporto e muito mais!
28 de janeiro de 2019
Novo Renault Clio
Depois de 15 milhões de unidades vendidas, a Renault apresenta a quinta geração do seu ícone que, desde o seu lançamento em 1990, tornou-se o best-seller do Grupo Renault a nível mundial e, desde 2013, é o líder no segmento B na Europa. Entre 2012 e 2018, as vendas cresceram todos os anos, o que representa um desempenho comercial absolutamente excecional!
Concebido sobre os princípios de «Evolução & Revolução», o novo Clio muda o paradigma: o design exterior evolui para uma maior maturidade, enquanto o design interior foi completamente repensado.
Com linhas mais esculpidas e uma dianteira mais assertiva, o novo Clio ganha em dinamismo e modernidade, permanecendo reconhecível ao primeiro olhar, mesmo se 100% das peças são novas.
"A quinta geração do Clio é muito importante para nós, porque se trata ‘apenas’ do best-seller do segmento e do segundo automóvel mais vendido na Europa. É um ícone! E esta nova geração do Clio recupera o que de melhor existia nas gerações precedentes. O design exterior do Clio 4 seduziu os clientes e continua, ainda hoje, a seduzir. Por isso, decidimos conservar os genes, mas tornando-o, ao mesmo tempo, mais moderno e mais elegante.
No interior fizemos uma verdadeira revolução, com um notável progresso na qualidade percebida, maior sofisticação e uma forte presença tecnológica. Este é o melhor de todos os Clio." - Laurens van den Acker, Diretor do Design Industrial do Grupo Renault.
Para o Grupo Renault, o Novo Clio é o «ponta de lança» do plano estratégico «Drive the Future (2017-2022)», que se articula em torno de três pilares:
Elétrico - Até 2022, o Grupo irá dispor, na sua gama, de 12 modelos eletrificados. O novo Clio será o primeiro, com a motorização híbrida E-Tech, com uma tecnologia desenvolvida pela Renault.
Conectado - Até 2022, todos os modelos Renault comercializados nos principais mercados serão conectados. O novo Clio ilustra perfeitamente esta dinâmica, com o novo sistema multimédia desenvolvido pela Aliança.
Autónomo - Até 2022, o Grupo Renault irá comercializar 15 modelos equipados com tecnologias de condução autónoma. Também o novo Clio será o pioneiro, pois, irá democratizar as tecnologias de assistência que irão conduzir à condução autónoma.
A plataforma CMF-B, que é inaugurada neste Clio, tem uma nova arquitetura elétrica e eletrónica preparada para integrar as últimas evoluções tecnológicas, de forma a responder às futuras exigências dos mercados.
A 5ª geração do Clio será também a primeira de uma nova geração de modelos da Renault que incluirá na sua gama, a nova linha R.S. Line, inspirada pela Renault Sport e a nova orientação de design para a assinatura Initiale Paris.
Com materiais topo de gama, revestimentos macios para o painel de bordo, bem como para os painéis de portas e para a consola central, o habitáculo entra numa nova dimensão no que à qualidade diz respeito.
O novo «Smart Cockpit» é mais compacto para preservar o espaço no habitáculo e para integrar mais tecnologias a bordo. E, claro, o Clio democratiza inovações únicas no segmento, como o travão de estacionamento automático.
O ecrã multimédia de 9,3 polegadas (duas vezes maior que o de 7 polegadas) é um elemento-chave do «Smart Cockpit» e o maior de toda a gama da Renault.
Este tablet vertical, ligeiramente curvado, inspirado no do Espace, confere uma grande modernidade ao habitáculo e melhora a leitura do ecrã. O novo sistema conectado Easy Link dispõe do conjunto de aplicativos multimédia, navegação, e «info entretenimento», mas também da tecnologia Multi-sense.
Pela primeira vez, um Clio integra um painel de instrumentos digital, em vez do tradicional analógico. O ecrã TFT mede de 7 a 10 polegadas e permite personalizar, de uma forma muito intuitiva, a experiência de condução. A versão de 10 polegadas integra a navegação GPS. Com os dois ecrãs de 9,3 e de 10 polegadas, os maiores ecrãs da categoria onde se insere o Clio.
Para melhorar a ergonomia do posto de condução, a consola foi elevada, enquanto a alavanca da caixa de velocidades é mais curta. A consola é revestida, podendo ser personalizada em função do ambiente interior e até receber uma animação luminosa no contorno exterior. Na parte debaixo, as funcionais áreas de arrumação foram pensadas para facilitar a utilização por parte dos passageiros, de que é exemplo a recarga do telefone por indução.
Com os “packs” de personalização disponíveis que abarcam, entre outros, os elementos da consola central, do painel de bordo, painéis de portas, volante e apoios de braços, é possível "desenhar" o Clio à medida de cada um.
São oito os ambientes interiores disponíveis, que podem ser completados com uma inovadora oferta de personalização, que dá cor à linha dos arejadores, ao longo do painel de bordo. A iluminação ambiente dispõe de uma palete de oito cores.
Fonte: Renault Portugal
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário