7 de setembro de 2019

Alpine A110 Rally ao ataque!


Depois das versões Cup e GT4, a Alpine enriquece o portfólio de competição-cliente com o A110 Rally.

Projetado e desenvolvido pela estrutura da Signatech sob supervisão da Alpine, a versão de ralis do Alpine A110 é baseada no ultraleve e ágil chassis de alumínio do Alpine A110 GT4 e A110 Cup, derivados do A110 de produção em série, uma versão que recebeu modificações adicionais importantes para dar resposta às especificidades da disciplina dos ralis. 
Entre elas, destaque para a suspensão hidráulica de três vias, novos travões Brembo, "roll cage" homologado pela FIA e bacquets e cintos de segurança de seis apoios da Sabelt. 

No plano técnico, a par da caixa de seis velocidades sequencial e do diferencial autoblocante, o motor, com os seus 4 cilindros e 1,8 litros de cilindrada originais, apresenta-se como um dos maiores trunfos do A110 Rally, tendo sido desenvolvido especificamente para os ralis. Para além da otimização do binário, a potência ascende agora a mais de 300 cavalos! 

Após um produtivo teste inicial no circuito francês de Lurcy-Lévis, o Alpine A110 Rally começou já um intenso programa de desenvolvimento (com os pilotos Emmanuel Guigou – campeão de França de ralis na categoria de duas rodas motrizes -, e Laurent Pallier – campeão francês da categoria "Junior"), que tem como objetivo melhorar as capacidades dinâmicas, otimizando igualmente a fiabilidade e definindo as configurações básicas, que, a posteriori, poderão ser aprimoradas pelos pilotos e equipas. 


O objetivo deste plano de desenvolvimento, tem também como objetivo tornar o Alpine A110 Rally mais fácil de conduzir, mais versátil e mais acessível, tanto para experimentados como para jovens pilotos ou "gentleman drivers".

Em simultâneo com o programa de desenvolvimento, a Signatech e a Alpine estão a trabalhar em colaboração com a FFSA (Federação Francesa do Desporto Automóvel) para a homologação do Alpine A110 Rally na categoria "FIA R-GT". Um processo que deverá estar concluído nas próximas semanas, abrindo o caminho para a comercialização do modelo, que tem as primeiras entregas a clientes previstas para o início de 2020. 

Para já, o mais recente membro da família de competição da Alpine estará em exposição na sexta ronda do campeonato de ralis francês, o Rallye Mont-Blanc Morzine. 

Segundo Régis Fricotté, Diretor Comercial de Competição da Alpine, "este regresso aos ralis é feito com o mesmo espírito com que a Alpine fez história no primeiro Campeonato do Mundo de Ralis, em 1973. Para assegurar o sucesso desta nova aventura, confiámos a pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização do Alpine A110 Rally à Signatech, nosso parceiro também no Campeonato do Mundo FIA de Resistência, com os programas do modelo Cup e GT4. O Alpine A110 Rally parece ser um automóvel muito bom de pilotar e incrivelmente eficiente". 


Já Philippe Sinault, Diretor da Signatech, reconhece ser "uma grande honra para a Signatech ter sido escolhida para um projeto tão entusiasmante que fará regressar a Alpine aos troços de ralis. Toda a nossa experiência foi chamada para dotar o Alpine com as especificações certas e os primeiros testes foram extremamente positivos. O A110 Rally demonstra qualidades de um verdadeiro carro de ralis, dando muito prazer, sem comprometer as prestações. Ainda temos muito trabalho pela frente antes de construir os primeiros automóveis, mas a primeira aparição pública do Alpine marca um novo passo neste excitante desafio". 

Especificações Técnicas
Motor - 1.8 litros turbo 
Potência - + 300 cv
Transmissão - Tração traseira. Caixa de 6 velocidades sequencial, com patilhas no volante. Diferencial Autoblocante.
Controle de Tração - Ajustável
Travões - Brembo, com Sistema ABS Bosch Motorsport
Cockpit - Armadura de Segurança (Roll Cage) homologada pela FIA. Bacquets Sabelt com cintos de segurança de seis apoios
Reservatório de Combustível - Com 65 litros e homologação FIA FT3 
Opções e Acessórios 
Computador de aquisição de dados (telemetria) 
Pintura Alpine Blue

Preço - A partir de 150.000€ (sem impostos e sem opções), sujeito a homologação do carro.

Sem comentários:

Enviar um comentário