6 de outubro de 2019

Nissan apresenta o protótipo elétrico IMk


A Nissan revelou hoje o IMk, um novo protótipo que combina o design elegante, as tecnologias de ponta e poderosa aceleração elétrica num compacto para criar o "derradeiro viajante urbano".

Mais do que um automóvel urbano estritamente funcional, é uma solução elegante que reduz o stresse do condutor, ao mesmo tempo que oferece emoção e confiança sobre uma plataforma EV totalmente nova.

Equipado com as mais recentes tecnologias avançadas de assistência ao condutor Nissan ProPILOT e recursos de conectividade perfeitos, o IMk oferece um vislumbre de como os automóveis urbanos podem parecer e ser no futuro próximo.


«Como pequeno VE para uma nova era, o Nissan IMk foi projetado para se integrar em paisagens urbanas sofisticadas, mas também nas cidades tradicionais japonesas», afirmou Satoru Tai, diretor executivo de design da Nissan. «O IMk combina uma aparência moderna e limpa, impulsionada pela sua herança japonesa, com tecnologia VE de ponta. Sem restrições pelos conceitos convencionais do segmento de automóveis kei, o seu design é entrelaçado com a cultura japonesa. É um pequeno VE de luxo que espero que muitos clientes conduzam».

A aparência e as proporções do IMk refletem uma estética mínima, inspirada na nova filosofia de design da Nissan, chamada Futurismo Japonês Intemporal (Timeless Japanese Futurism). 
Adotando a natureza simplista do design tradicional japonês, o exterior é caracterizado por linhas fluidas. Motivos japoneses cuidadosamente aplicados acrescentam um requinte elaborado. 

Mergulhado numa pintura Akagane - refletindo uma cor avermelhada de cobre - o protótipo presta homenagem aos artesãos que transformaram o cobre em obras de arte funcionais.


Um olhar mais atento revela elementos adicionais do "ADN japonês" em todo o IMk. A frente com a assinatura V-motion da marca e os grupos óticos traseiros possui um padrão em treliça que imita madeira.

«Incorporamos o "ADN japonês" no design do IMk», aprofunda Tai. «Por exemplo, o para-choque, as rodas, os pneus, as janelas, o teto e o tratamento do spoiler advêm dos padrões fluídos do mizuhiki, um cordel fino feito de papel de arroz. Assim como o mizuhiki flui naturalmente, no IMk este padrão de fluxo combina a frente, os lados e a traseira do protótipo para uma presença completamente nova, por fora e por dentro. O escudo, que substitui a grelha em automóveis movidos a gasolina, representa um novo elemento de assinatura na nossa redefinição de design. Ele cumpre a função com estilo, dando força e inspiração visual ao automóvel, além de fornecer proteção e incorporar tecnologia avançada, incluindo sensores e componentes eletrónicos».


O habitáculo do protótipo Nissan IMk é um novo tipo de "sala" que replica o ambiente de um café ou lounge. Os bancos, com uma textura ondulada, promovem um espaço relaxante e acolhedor que dá a impressão de se estar sentado numa nuvem flutuante. O painel e as secções das portas são estofados com materiais de tons claros, reforçando a atmosfera acolhedora. 
Um friso em cor Akagane ao longo do painel de instrumentos, portas e volante adicionam brilho ao interior e uma sensação premium a todo o automóvel.

A cruzar-se com a secção inferior da porta estão aplicações em madeira que são uma alusão à técnica japonesa kigumi de marcenaria de madeira, que cria uma sensação de calma interior. Este recurso é destacado pela iluminação oculta especial. 
O tapete escuro no piso, em cor de café com fios trançados em fibra metálica, aprimoram o ambiente aconchegante e relaxante.

Além do botão de Start e indicadores de mudança de direcção, o painel fino do IMk não possui controlos físicos. Ao ligar o IMk, os controlos e configurações de conforto do habitáculo são revelados com ícones suavemente iluminados dentro do friso Akagane.
Informações importantes sobre a condução, como a velocidade do automóvel e as direções de navegação, aparecem no "ar" graças a um prisma sem moldura. 


As informações personalizadas são comunicadas ao condutor através de displays holográficos. A iluminação de realce interior imita o esquema de cores da tela do prisma, dependendo do conteúdo exibido. Ao usar a superfície sensível ao toque - por exemplo, ao deslizar enquanto se visualiza um mapa - um toque de excentricidade é exibido na forma de um bando de pássaros voando sobre ela. Um olhar cuidadoso notará até um leve padrão de pássaro através do prisma, sugerindo como essa tela pode ganhar vida. 
Esta é apenas uma das maneiras pelas quais o IMk fornece um nível de interatividade e personalização únicos, adicionando emoção à experiência de condução.

O Nissan IMk representa mais um passo em direção à condução totalmente autónoma. O IMk possui as mais recentes tecnologias para ajudar os condutores numa ampla variedade de ambientes, desde autoestradas às ruas das cidades ea zonas de estacionamento.

O parqueamento remoto por smartphone ProPILOT possui a funcionalidade Vallet Parking que pode procurar um espaço de estacionamento automaticamente após a saída do condutor e passageiros do automóvel. 
Quando o condutor quiser voltar, o seu automóvel está à distância de um clique no botão do seu smartphone.


Entre as outras funções notáveis, está a mais recente tecnologia de assistência ao condutor, criada com uma versão avançada do Nissan ProPILOT 2.0, que ajuda a tornar a direção mais segura e agradável para os condutores, combinando a navegação em autoestrada com a condução assistida sem-mãos numa faixa.

A Nissan é pioneira na tecnologia VE há mais de 10 anos. O Nissan LEAF foi o primeiro automóvel elétrico introduzido no mercado global e continua a ser o VE mais vendido no mundo.
O protótipo Nissan IMk baseia-se nessa experiência, oferecendo uma alternativa elétrica pura para clientes que desejam um automóvel compacto adequado para uma metrópole em expansão.
A operação extremamente silenciosa e o baixo centro de gravidade do IMk oferecem aos passageiros urbanos uma experiência de direção suave e poderosa. O motor elétrico oferece excelente aceleração e um alto nível de capacidade de resposta que é eficaz no tráfego intenso com pára-arranca e até mesmo em encostas íngremes.

O condutor pode conectar-se ao automóvel com um smartphone para autenticar a sua identidade, aplicar configurações pessoais automaticamente - como posição do banco, iluminação interna e controles climáticos - e planear o trajeto.
Antes de sair para uma viagem, o IMk informa o condutor do melhor horário de partida via smartphone, levando em consideração variáveis ​​como congestionamento de tráfego. 
Após a chegada e o estacionamento Vallet Parking, o automóvel pode integrar-se perfeitamente com um sistema de energia doméstico e usar a capacidade de bateria sobressalente para equilibrar as necessidades de energia doméstica, usando o Nissan Energy Share (V2H - automóvel para a casa).
Durante uma comutação, os ocupantes podem desfrutar da tecnologia Invisível para Visível (I2V) da Nissan. Combinando as informações recolhidas por sensores dentro e fora do automóvel com dados disponíveis da nuvem, a tecnologia I2V pode avaliar as imediações do automóvel e antecipar o que está à frente ou até mesmo o que está atrás de um prédio ou de uma esquina. A orientação é dada de maneira interativa e humanizada, inclusivamente através de um avatar que aparece dentro do automóvel.


«O protótipo IMk fornece um vislumbre da nova direção da Mobilidade Inteligente da Nissan à medida que a tecnologia evolui para a eletrificação e conectividade», refere Asako Hoshino, vice-presidente executivo da Nissan, que supervisiona a nível global o Marketing, Vendas e VEs da marca. «Na Nissan, pretendemos continuar a lançar automóveis com os mais avançados sistemas para manter a nossa liderança em inovação».

Sem comentários:

Enviar um comentário