A Honda vai alargar a sua gama Civic Type R com a introdução de duas novas versões, a Limited Edition e a Sport Line. Tendo como base as fantásticas performances do Civic Type R GT, estas novas versões oferecem uma proposta diferente de design e desempenho, alargando ainda mais o apelo deste galardoado modelo hatchback da Honda.
Para começar, todos os modelos da nova linha Honda Civic Type R 2020, incluindo o Type R GT existente, recebem uma série de melhorias de design. O para-choques dianteiro foi revisto e apresenta agora um design mais suave e as molduras inferiores dos faróis de nevoeiro possuem novos formatos simétricos. Os grupos óticos dianteiros e as luzes de circulação diurnas, ambos em LED, foram redesenhados, completando assim o design dianteiro comum ao resto da gama Civic.
A nova entrada de ar com maiores dimensões e a grelha dianteira menos espessa oferecem mais 13% de abertura o que, juntamente com o novo radiador, permitem obter uma diminuição na temperatura do líquido de arrefecimento de até 10ºC (testes internos da Honda), para situações de elevada exigência como, por exemplo, utilização em pista.
Num testemunho de atenção ao detalhe dos engenheiros do Type R, a pequena redução que se verificou na força descendente dianteira, resultante da maior abertura da grelha dianteira foi compensada por um defletor aerodinâmico debaixo do para-choques, agora ligeiramente mais profundo e modificado para incluir novas seções estriadas em cada ponta, com o objetivo de canalizar o ar novamente para o spoiler.
A suspensão do Civic Type R de 2020 foi, também, atualizada e o veículo está agora mais ágil e mais preciso. O software de controlo do Sistema de Amortecedores Adaptativos avalia as condições da estrada com ainda maior rapidez, o que resulta em melhores reações dos amortecedores, para respostas superiores ao tipo de condução praticado. Os casquilhos traseiros dos braços inferiores foram reforçados, resultando numa melhoria de 8% nas cargas laterais, com melhores características de convergência da suspensão nas curvas.
Na parte dianteira, a utilização de novos casquilhos elásticos e novas rótulas com esferas de menor atrito resultam numa direção de sensações ainda mais nítidas e maior capacidade de controlo.
Para melhorar ainda mais as performances dos travões, o novo Civic Type R apresenta um sistema de travagem atualizado, com discos dianteiros flutuantes de duas peças e novas pastilhas.
Estas melhorias aumentam a eficiência térmica e reduzem a deterioração da performance dos travões, aumentando as capacidades de condução do Type R, especialmente em situações de maior exigência. O pedal do travão também oferece uma sensação mais imediata, com cerca de 15 mm menos de espaço antes de serem aplicados os travões.
Por outro lado, o novo sistema travões dianteiro reduz o peso total não suspenso em aproximadamente 2,5 Kg, ajudando a um melhor comportamento.
No interior, a Honda melhorou as funcionalidades do sistema infotainment e dos controlos do sistema de climatização de todos os modelos Civic, adicionando botões e comandos físicos.
A introdução de um novo volante em Alcantara® melhora a aderência das mãos e foi introduzida uma alavanca de velocidades de tipo gota, semelhante aos modelos anteriores do Type R, incluindo um contrapeso interno de 90g para ajudar a melhorar a sensação e a precisão das mudanças.
Também novidade para o modelo de 2020 é a introdução do sistema de controlo ativo da sonoridade (ASC - Active Sound Control), que possui configurações individuais para os modos de condução Sport, +R e Comfort do Type R. Esta funcionalidade funciona através dos altifalantes do sistema de áudio para melhorar a sonoridade do motor durante a condução agressiva nos modos Sport e +R, tornando-a mais suave no modo Comfort durante as acelerações.
Com estreia pela primeira vez num veículo Honda, a nova aplicação de registo de dados de performance é um exclusivo do Honda Civic Type R. Denominado Honda LogR, este novo sistema combina o computador de bordo e os sensores do Type R com uma aplicação para smartphone que ajuda o condutor a monitorizar e registar uma diversidade de parâmetros da sua condução.
O sistema também ajuda a melhorar as capacidades de condução dentro e fora das pistas, usando um algoritmo que mede a suavidade de condução. Com acesso ao computador de bordo do Type R, a aplicação Honda LogR pode fornecer muito mais detalhes do que as aplicações de terceiros para registo de dados de performance.
Possui três funções principais: um monitor de performance, um modo de registo e um modo de pontuação automática.
- O Monitor de Performance dá informações ao condutor sobre o veículo no ecrã do sistema áudio quando a aplicação está em utilização.
- O Modo de Registo guarda os tempos em pista, para que o condutor possa melhorar as suas capacidades de condução.
- A função de Pontuação Automática incentiva e pontua a condução suave no dia-a-dia, monitorizando a travagem, a aceleração, a direção e a condução em linha reta, atribuindo uma pontuação com base no algoritmo de suavidade.
- Honda Civic Type R Limited Edition -
Com novos componentes de baixo peso e um interior parco e centrado no condutor, esta é a versão mais extrema do simbólico Civic Type R jamais fabricada.
Serão produzidas apenas 100 unidades deste modelo para a Europa, cada uma com a excelente dinâmica e as fantásticas performances de condução do Civic Type R. O novo Civic Type R Limited Edition possui jantes BBS em liga leve de 20’’ e pneus Michelin Cup 2, concebidos para a condução em pistas de alta velocidade, mas que ainda oferecem um desempenho excecional em estrada.
Os amortecedores modificados otimizam esta nova combinação de jantes e pneus e, adicionalmente, a recalibração da direção oferece o máximo controlo e feedback.
De forma a refletir a sua natureza "extrovertida", o Civic Type R Limited Edition vai estar disponível num novo esquema cromático denominado Sunlight Yellow, com um emblema Civic cromado escuro na traseira. Com a adição do contraste do tejadilho, espelhos retrovisores e aberturas de ventilação do capot todos em preto brilhante, este esquema cromático arrojado reflete a herança desportiva da Honda e garante que a Edição Limitada exclusiva não passa despercebida no segmento de veículos hatchback de alta performance.
O interior do Civic Type R Limited Edition reflete a herança desportiva da Honda. Os bancos vermelhos tipo bacquet e o volante vermelho em tecido Alcantara são complementados por uma alavanca de mudanças com punho tipo gota. Cada unidade possui uma placa com o número de fabrico do carro.
Como expressão da natureza deste veículo criado para as pistas de corrida, o Civic Type R Limited Edition não tem infotainment nem ar condicionado; com isto pretende-se melhorar a relação peso/potência. A redução de materiais de amortecimento sonoro no tejadilho, nos painéis traseiros, no para-choques dianteiro e no tablier também permitiu reduzir o peso. O Civic Type R Limited Edition tem menos de 47 kg em comparação com o Type R GT. Ao contrário dos hatchbacks de altas performances das outras marcas, o Civic Type R Limited Edition mantém os bancos traseiros e a capacidade de utilização diária pela qual o modelo Civic é conhecido.
Tal como Type R standard, o Limited Edition também recebe de série o conjunto de equipamentos de segurança ativa e de ajuda à condução denomina Honda SENSING, incluindo o Sistema de Travagem Atenuante de Colisões com Avisador de Colisão à Frente, Sistema de Atenuação de Saída de Faixa com Avisador de Saída de Faixa, Sistema de Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem e Controlo da Velocidade de Cruzeiro Adaptativo.
O novo modelo Limited Edition retém o potente motor VTEC Turbo de 2.0 litros do Type R. A potência máxima é de 320 CV às 6.500 rpm e o binário máximo é de 400 N·m entre as 2.500 e as 4.500 rpm. A aceleração dos 0 aos 100 km/h é alcançada em 5,7 segundos.
As vendas das 100 unidades Type R Limited Edition para a Europa começam no Verão de 2020 e os preços serão anunciados mais próximo do lançamento.
- Honda Civic Type R Sport Line -
Alargando ainda mais a gama Civic Type R para 2020, encontramos o mais recatado Type R Sport Line, que mantém todo o caráter desportivo e a excecional dinâmica de condução do Civic Type R, mas com um estilo aerodinâmico mais discreto e uma condução mais refinada.
A diferença do Type R Sport Line que mais se nota em relação o estilo distinto Civic Type R convencional é um spoiler traseiro rebaixado. Esta caraterística confere ao carro uma silhueta mais subtil, mas com um estilo desportivo. O Civic Type R Sport Line também se distingue pela sua linha cinzenta que percorre toda a orla inferior do veículo.
Além da variedade de opções de cores, o Civic Type R GT de 2020 e o Type R Sport Line estão disponíveis numa nova cor, Racing Blue.
O Civic Type R Sport Line oferece uma experiência de condução melhorada e refinada do que os seus irmãos mais radicais. As novas jantes em liga leve de 19’’ em cinza escuro exclusivas e os pneus Michelin Pilot Sports 4S ajudam a melhorar o conforto em estrada, com menos ruído e vibração graças aos materiais adicionais de isolamento acústico na bagageira e na traseira.
O interior, mantém todos os traços de performance, mas de uma forma mais subtil. Os bancos pretos tipo bacquet e costuras vermelhas são complementados pelo novo punho tipo gota da alavanca de velocidades e pelo volante em tecido Alcantara.
As costuras vermelhas continuam por todo o interior, incluindo os painéis das portas, refletindo a herança desportiva da Honda.
Tal como o Civic Type R convencional, o Type R Sport Line está equipado com uma diversidade de funcionalidades de conforto e segurança. A nova variante também mantém o sistema infotainment de ecrã de sete polegadas, incorporando rádio DAB e os protocolos Apple CarPlay e Android Auto.
Fonte: Honda Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário