Uma pequeno desvio pela FHI Motos, em Leiria, para experimentar a Royal Enfield Himalayan.
Três palavras simbolizam esta moto:
- Rústico
- Fiabilidade
- Simpática
- Preço
Ao olhar para a Himalayan ou gostamos ou... odiamos. Eu gosto!
É uma moto à "antiga", onde tudo é simples, muito robusto e feito para ir até ao fim do mundo e voltar, mas sempre nas calmas.
Gostei muito do assento, do conforto e da posição e facilidade de condução e da caixa de velocidades, muito suave.
Gostei, mais ou menos das performances que como é obvio, numa moto com estas características, não é o mais importante.
Mais ou menos tb são os travões mas como andei pouco com a moto, julgo ser mais uma questão de habituação.
Não gostei do som do motor que chega até ao condutor, uma espécie de batida, típica deste tipo de motores da Royal Enfield.
Concluindo, acho que a Himalayan surpreendeu-me bastante pela positiva. Além do aspeto retro, agora tão na moda é aquele tipo de moto que, nas calmas, nos leva a qualquer mesmo que isso inclua viajar por estradas de mau piso e de terra.
E... a cereja no topo do bolo, é o preço!
Gostei!
Especificações Técnicas
Motor - Monocilíndrico a 4 tempos, refrigerado a ar, SOHC;
Cilindrada - 411 cc;
Potência - 24m5 cv às 6.500 rpm;
Binário - 32 Nm às 4250/4.500 rpm;
Alimentação - Injeção Eletrónica;
Transmissão - Caixa de 5 velocidades, corrente e cremalheira;
Chassis - Berço duplo, desmontável;
Suspensões
Dianteira - Telescópica, barras de 41 mm de diâmetro, 200 mm de curso;
Traseira - Monoamortecedor com pré-carga da mola, 180 mm de curso;
Pneus
Dianteiro - 90/90 - 21 polegadas;
Traseiro - 120/90 - 17 polegadas;
Travões
Dianteiro - Disco de 300 mm, pinça de dois pistões;
Traseiro - Disco de 240 mm, pinça de pistão único;
(ABS Duplo canal)
Dimensões
Distância entre eixos - 1465 mm;
Distância ao solo - 220 mm;
Comprimento - 2190 mm;
Largura - 840 mm (sem espelhos);
Altura - 1360 mm (ao topo da viseira);
Altura do assento - 800 mm;
Peso em ordem de marcha - 194 kgs (com 90% de combustível e óleo)
Agradecimento ao Sr. Fernando da FHI Moto, pela voltinha na Himalayan. Pelo serviço prestado e pela simpatia, aconselho uma visita a este concessionário ofical Royal Enfield, em Leiria. Fiquei fã, tanto da Himalayan como da FHI Moto!
(Peço desculpa pela falta de qualidade das fotos. Foram tiradas com o telemóvel. Mas como este contacto surgiu de repente, não tive tempo de levar o equipamento fotográfico habitual.)
Sem comentários:
Enviar um comentário