A Honda SH125 a quatro tempos chegou à Europa em 2001 e faz parte da família SH, que já vendou milhões de unidades em todo o mundo e cuja fundadora, a SH50, foi colocada à venda em 1984, . Desde então, este modelo tem vindo, calma mas consistentemente, a ser um meio de transporte elegante, divertido e descomplicado.
O primeiro modelo definiu as bases para o sucesso: um motor económico, mas vivo, e uma agilidade rápida e segura com a estabilidade das rodas de 16 polegadas.
Após receber o sistema de injeção de combustível em 2005, nos últimos 14 anos a SH125i passou a ser um modelo que equilibra de forma perfeita, a elegância, fiabilidade, economia e facilidade de utilização.
E, é claro, a sua história é uma evolução constante, que reflete as necessidades de desenvolvimento de cada altura e as expectativas dos clientes e o desejo da Honda em oferecer uma versão ainda melhor da SH.
Em 2013, o modelo recebeu o motor Honda eSP (enhanced Smart Power) de baixo atrito e o sistema Idling Stop de paragem do motor ao ralenti, aumentando ainda mais a potência e a economia da SH.
Em 2017, o visual foi atualizado com mais linhas afiladas, luzes dianteiras/traseiras de LEDs e sistema Honda Smart Key.
Agora, para 2020, a SH125i, fabricada nas instalações de Atessa, Itália, é uma scooter totalmente nova.
Fazendo jus à herança recebida dos seus ancestrais, a nova SH125i é um modelo mais rápido, mais elegante e de maior conveniência, tudo a um preço muito competitivo, tanto em termos de custo inicial, como de manutenção. Afinal de contas, é uma SH!
"Suavidade" e "Solidez" foram as duas palavras que lideraram a criação do novo design unificado da nova SH125i.
A sua "face", com o farol, praticamente um "H" de LEDs, agora montados na carenagem, apresenta uma travessa central que divide as duas barras laterais de iluminação, com os feixes de médios e de máximos; as luzes de presença ficam por cima da mesa de direção.
O caráter compacto geral do modelo, o seu estrado plano e a posição vertical de pilotagem, são pontos a reter na notável aparência da nova SH, ao que acresce o espaço de armazenamento extra de 10 litros por baixo do banco, que complementam os 18 litros já existentes, incluindo ainda um carregador USB.
O assento, plano, oferece muito espaço, tanto para o condutor como para o passageiro.
O farolim traseiro é de LEDs e tem uma moldura cromada, complementando o design da frente.
O novo painel LCD contém todas as luzes avisadoras – incluindo Smart Key, HSTC/ABS e sistema Idling Stop – e estão dispostas de forma ordenada à volta do velocímetro/conta-quilómetros totalizador em posição central, com todas as operações no painel de instrumentos são feitas através dos dois botões A/B no punho esquerdo.
A Smart Key da SH125i, que pode ficar no bolso do condutor, dispensa a necessidade de estar sempre a recorrer à chave para ligar e desligar a ignição, abrir o tampão do depósito ou o banco para aceder ao compartimento por baixo.
Esta Smart Key tem dois botões: ligar/desligar a função inteligente e "responder", que faz piscar os indicadores de mudança de direção para efeitos de identificação à distância.
O novo motor eSP + ("enhanced Smart Power") de quatro válvulas e 124,5 cm³ que equipa a
SH125i, debita uma potência máxima de 12,5 cv às 8.250 rpm e um binário máximo de 11,4 Nm às 6.500 rpm.
Os consumos (sem o sistema Idling Stop ativado), passaram de 2,31 l/100 km (43,3 km/l) para 2,25 l/100 km (44,6 km/l) (em modo WMTC). Igualmente importante, este motor tem homologação EURO5.
Um indicador pisca no painel de instrumentos quando o sistema HSTC está a reduzir ativamente a patinagem da roda.
A função Idling Stop - paragem do motor ao ralenti -, é outra medida tecnológica que permite poupar combustível.
O comando desta função está no punho direito: quando ativado, o motor pára automaticamente após estar três segundos a funcionar ao ralenti e quando se acelera, o motor arranca outra vez.
A sua utilização é muito suave e fácil, graças ao mecanismo de retorno da cambota que recoloca em posição antes da admissão e ao mecanismo de descompressão que anula a resistência ao arranque provocada pela própria compressão do motor.
O motor de arranque também tem funções de alternador, produzindo eletricidade e dispensando a necessidade que instalar um sistema convencional de carga e motor de arranque, bem como o resto dos componentes a eles associados.
A renovação da parte ciclística da SH125i teve dois objetivos principais: libertar mais espaço de armazenamento e obter maior conforto de condução.
O novo quadro em tubos de alta resistência, coloca o depósito (capacidade para 7 litros de combustível) por baixo do piso (antes, este componente estava montado debaixo do banco do passageiro), entre os pés do condutor, permitiu libertar mais 10 litros de espaço.
Para maior conforto, o ângulo do apoio do motor e o ângulo da suspensão traseira foram otimizados para reduzir as cargas rotacionais, tornando a absorção das irregularidades e o controlo ainda mais flexíveis.
As jantes de alumínio fundido e 16 polegadas, foram sempre uma das principais caraterísticas da SH125i o que, juntamente com os pneus Michelin City Grip tubeless nas medidas 100/80-16 à frente e 120/80-16 atrás, permitem uma condução segura e estável, em grande diversidade de pisos.
Os amortecedores traseiros têm 5 níveis de afinação da pré-carga e curso de eixo de 83 mm.
À frente, a forquilha telescópica de 33 mm de diâmetro e 89 mm de curso assegura uma tração excelente e está afinada para oferecer uma condução suave e controlada.
A SH125i de 2020 vai estar disponível nos esquemas cromáticos seguintes:
- Preto Pérola Nightstar
- Branco Pérola Cool
- Cinzento Metalizado Timeless
- Vermelho Pérola Splendor
Especificações Técnicas
Motor - 1 cilindro a 4 tempos, 4 válvulas, SOHC, refrigerado por líquido;
Cilindrada - 124,8 cc;
Potência - 12,5 cv às 8.250 rpm;
Binário - 11,4 Nm às 6.500 rpm;
Alimentação - Injeção eletrónica PGM-FI;
Transmissão - Automática, sistema centrífuga (CVT)
Quadro - Tipo berço em tubos de aço;
Dimensões
Comprimento - 2.085 mm
Largura - 740 mm
Altura - 1.129 mm
Distância entre eixos - 1.353 mm
Altura do assento - 799 mm
Altura ao solo - 123 mm
Suspensão
Dianteira - Telescópica (33 mm diamêtro)
Traseira - Braço oscilante, dois amortecedores
Pneus
Dianteiro - 100/80-16 (16 polegadas)
Traseiro - 120/80-16 polegadas
Travões (ABS)
Dianteiro - Disco ( 240 mm) com pinça de 3 êmbolos
Traseiro - Disco (240 mm) com pinça de um êmbolo
Depósito de combustível - 7 litros
Peso (em ordem de marcha) - 134 kg
Fonte - Honda Portugal
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