21 de maio de 2020

HYUNDAI SANTA FE - 20º ANIVERSÁRIO


- Apresentado em 2000, o Hyundai Santa Fe celebra, este ano, o seu 20º aniversário.

Disponível na Europa desde 2001, o lançamento do Santa Fe representou um marco na história da Hyundai.
Atualmente, encontra-se na sua quarta geração, tendo recebido uma evolução significativa no design, segurança e tecnologia ao longo dos anos, tendo sido muitas vezes um porta-estandarte para novas funcionalidades.

Após o seu lançamento, o Hyundai Santa Fe tornou-se rapidamente num dos modelos mais conhecidos da Hyundai. 
Com o nome de uma cidade no sudoeste dos EUA, foi o primeiro SUV da marca e desempenhou um papel importante na presença da Hyundai no segmento SUV. 
Excecionalmente, o Santa Fe tem o seu próprio logótipo representado pelo nome do modelo e um sol. 


Nos últimos 20 anos, a Hyundai vendeu mais de 5.260.000 unidades do Santa Fe a nível global.
“O Santa Fe foi o primeiro SUV da Hyundai e é uma das nossas famílias de modelos mais antigas, tornando-o num modelo-chave, não apenas a nível global, mas também na Europa”, afirma Andreas-Christoph Hofmann, Vice President Marketing & Product na Hyundai Motor Europe. “Para a Hyundai, é um ícone do mercado automóvel que continua a evoluir em termos de design, tecnologia, espaço e conforto. Com o mais recente desenvolvimento, o Santa Fe mantém o estatuto de porta-estandarte no nosso amplo portfolio de SUV e salienta a nossa tradição nos SUV’s, além de continuar o seu desenvolvimento com a inovação e eletrificação.”.

Na Europa, a Hyundai apresentou pela primeira vez o Santa Fe, no Salão Automóvel de
Genebra em 2000. 

Enquanto as gerações seguintes foram subindo a fasquia no que diz respeito aos acabamento, equipamento aproximando-se dos veículos "premium", o primeiro Santa Fe foi considerado prático e apreciado pela sua funcionalidade e fiabilidade. 

Em 2001, pouco  tempo depois da produção do primeiro modelo, a Hyundai teve que aumentar a produção devido à elevada procura nos Estados Unidos.


A primeira geração do Santa Fe apresentava um design robusto, mas refinado e era substancialmente mais longo e amplo comparativamente aos seus concorrentes no segmento, enfatizando a sua praticidade para a condução fora da estrada. 


O espaçoso interior oferecia conforto suficiente para até cinco passageiros, assim como uma bagageira ampla. 

- A segunda geração do Santa Fe foi lançada no Salão Internacional do Automóvel da América do Norte em janeiro de 2006. 

O modelo apresentava um novo motor a diesel de 2.2 litros e um motor V6 a gasolina de 2.7 litros, oferecendo uma condução significativamente melhorada e motores mais desportivos para equipar os clientes para uma variedade de condições de condução e climatéricas.


O seu exterior oferecia uma grelha dianteira assertiva, com linhas mais esculpidas e os grupos óticos mais detalhados. Este design contemporâneo demonstrou como a direção do design da marca estava a evoluir.


O interior utilizava uma variedade de materiais de alta qualidade, suaves ao toque e superfícies com pouco brilho para fornecer aos clientes da segunda geração do Santa Fe um toque de luxo. 


Este sentimento premium foi ainda mais enfatizado pela luz ambiente azul que envolve os comandos e botões do modelo, em conjunto com os estofos em pele,  oferecendo ainda mais pois, pela primeira vez, a opção de adicionar uma terceira fila de lugares estava disponível, estendendo o modelo de cinco para sete lugares.


- A terceira geração do Santa Fe foi um grande passo para a Hyundai, uma vez que oferecia ainda mais conforto e qualidade, motores reajustados e uma maior eficiência. Além disso, apresentava uma nova direção de design designada de “Storm Edge”, que consistia em linhas refinadas e superfícies ambiciosas e volumosas.
Ao adicionar um design mais emocional, musculado e uma variedade de funcionalidades premium, a Hyundai demonstrou que estava a deixar de oferecer um SUV puramente funcional e, em vez disso, um veículo sofisticado para o dia-a-dia.


Disponível tanto como um veículo desportivo de cinco lugares como uma versão com longa distância entre os eixos, oferecia três filas de lugares para seis ou sete passageiros.


No início de 2010, os avanços tecnológicos forneceram a oportunidade aos fabricantes de melhorar o conforto e a experiência de condução dos seus clientes através de uma variedade de equipamentos de conetividade inteligente. 
Como consequência, a terceira geração do Santa Fe oferecia um ecrã tátil de 8 polegadas com sistema de navegação de interação mais simples e intuitiva, assim como um sistema de reconhecimento de voz e conectividade do telefone melhorados.

- Desenvolvido com base no sucesso das gerações anteriores, em 2018 a Hyundai introduziu a quarta geração do Santa Fe. A sua "sensação premium" é ilustrada pela sua prestigiada aparência, enquanto é equipado com a tecnologia mais avançada, assim como com as melhores funcionalidades de segurança do segmento e um espaço excecional.


O elegante modelo, apresenta uma aparência exterior atlética. A grelha em cascata, assinatura da Hyundai, decora a parte dianteira sendo que a lateral é melhorada pelas linhas elegantes, que se estendem ao longo do tejadilho e dos grupos óticos dianteiros até aos grupos óticos traseiros. 


No interior, é o modelo do Santa Fe mais espaçoso até à data, com mais 38mm de espaço para as pernas na segunda fila e mantendo os 7 lugares de ocupação.

Equipado com a tecnologia mais recente do Hyundai SmartSense, a quarta geração do Santa é um dos mais seguros do seu segmento, recebendo a classificação máxima de cinco estrelas do Euro NCAP. 
A Hyundai demonstra que continua a cuidar dos seus clientes, através da oferta de equipamentos ainda mais inovadores, incluindo o Alerta de passageiros nos bancos traseiros, desenvolvido pela Hyundai e pioneiro no setor, que utiliza um sensor ultrassónico para detetar o movimento de crianças ou de animais de estimação no assento traseiro, alertando o condutor ao sair do veículo.


Outro equipamento de segurança é o Alerta de Tráfego na Retaguarda do Veículo, que tem um alcance de 180 graus da traseira do veículo, alertando o condutor e acionando os travões, se necessário, para evitar uma possível colisão. 

Adicionalmente, pela primeira vez num Hyundai, o Santa Fe apresenta um head-up display, que projeta informações relevantes no para-brisas para manter uma visão desobstruída enquanto se conduz.


Após 18 anos desde a introdução do modelo da primeira geração, o Santa Fe tornou-se no porta-estandarte da Hyundai na Europa. 

Fonte; Hyundai Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário