7 de dezembro de 2020

Dacia - Nova geração do Sandero/Steppway e Logan

 


Referência de um modo de consumo «racional» do automóvel, a Dacia propõe automóveis simples, confortáveis, fiáveis, robustos e a um preço imbatível, uma necessidade a que a Dacia responde, há mais de 15 anos, propondo o essencial de um automóvel, ao preço,com o Sandero, o Sandero Stepway e o Logan a incarnarem este ADN da Dacia. 

Com os novos Sandero, Sandero Stepway e Logan, a Dacia renova a oferta no segmento dos citadinos e dos compactos polivalentes. 

Apesar de apresentarem as mesmas dimensões exteriores, os novos modelos oferecem mais modernidade, generosidade e polivalência pois, mudaram de plataforma e propõem um nível acrescido de equipamentos, mais sistemas de segurança ativa e passiva, novas motorizações (entre elas uma bicarburação gasolina/GPL), uma nova caixa automática e uma inédita caixa manual de 6 velocidades.

Mais do que nunca, a Dacia permite o acesso a um automóvel novo, com a melhor relação custo/benefício do mercado. «Com um design contemporâneo que alia robustez e dinamismo, os seus equipamentos modernos, a plataforma CMF e os eficientes motores provenientes das mais recentes inovações da Aliança, os novos Sandero, Sandero Stepway e Logan oferecem mais habitabilidade, mais conforto, mais segurança e mais prazer de condução. Por responderem às verdadeiras necessidades dos seus clientes, são a genuína incarnação do ADN da Dacia: veículos essenciais a um preço justo.» - Mihai Bordeanu, Diretor de Marketing Dacia.


O novo Sandero tem uma personalidade forte e uma imagem de robustez. As linhas gerais são, no entanto, mais fluidas, graças ao para-brisas mais inclinado, ao tejadilho mais baixo (-1 cm) e à linha de tejadilho recuada. 
A altura ao solo permanece inalterada (133 mm com o automóvel carregado). 

As óticas dianteiras e traseiras inauguram a nova assinatura luminosa da Dacia em forma de Y. À frente como atrás, uma linha horizontal une os dois grupos óticos e prolonga-se nas respetivas linhas LED, contribuindo para a impressão visual de um automóvel mais largo. Os faróis de LED, cujo acendimento automático é de série em todos os níveis de acabamento, proporcionam uma melhor visibilidade em condução noturna (+37% de profundidade, +9% de largura espetral). 

Os puxadores das portas beneficiam agora de um design mais ergonómico. Na maioria das versões, o comando de abertura do porta-bagagens é elétrico e foi deslocado para a parte inferior do portão traseiro, favorecendo a estética e o carácter prático. 

No interior, o quadro de instrumentos foi enriquecido com uma inserção em material têxtil com toque granulado e os arejadores têm uma forma inédita. Na Dacia, a melhoria da qualidade percebida junta o útil ao agradável.

Com uma distância ao solo sobrelevada, o Sandero Stepway é o “aventureiro” polivalente da gama Dacia. No exterior como no interior, o design convida à evasão e à aventura. A imagem e o ADN de crossover da Dacia são reforçados por uma diferenciação acrescida face ao Sandero.


O novo Sandero Stepway é imediatamente identificável através de um capô específico, nervurado e mais curvo, pelo logótipo Stepway cromado sob a grelha dianteira e pelas aletas curvas logo acima das luzes de nevoeiro. Os para-choques dianteiro e traseiro integram um resguardo em cor de metal.

Exibe os códigos de design do mundo dos crossovers, com uma distância ao solo sobrelevada de 174 mm (+ 41 mm relativamente ao Sandero, sobretudo graças a um diâmetro de pneus aumentado), às barras de tejadilho com logótipo, aos imponentes alargadores das cavas de rodas e às embaladeiras reforçadas com uma textura específica.

As barras de tejadilho do Sandero Stepway são modulares. Em apenas alguns segundos, graças a uma chave guardada no porta-luvas e sem complicados processos de desmontagem, transformam-se numa sólida galeria de tejadilho, cuja capacidade de carga de 80 kg é idêntica à das barras de tejadilho convencionais.

No interior, os estofos com logótipo Stepway estão decorados com inserções em material têxtil e listas laranja nos contrafortes das portas e do painel de bordo.


Modelo emblemático da Dacia, o Logan é a berlina familiar da marca. Em 2005, revolucionou o mercado automóvel, ao democratizar o acesso a um automóvel novo e, 15 anos mais tarde, sempre fiel aos seus valores de origem, a nova geração oferece um conforto acrescido e uma habitabilidade recorde.

Totalmente novo, o design do Logan é mais fluido, graças a um comprimento total com mais 3,6 cm, uma maior distância entre eixos e uma reduzida distância do vão traseiro. De perfil, parece mais esguio, graças ao para-brisas mais inclinado e ao tejadilho 1 centímetro mais baixo. 

A assinatura luminosa em Y e o design mais qualitativo de alguns elementos, como os puxadores das portas, são características idênticas às do novo Sandero.




O Logan é um veículo ainda mais familiar que cuida dos ocupantes. O raio ao nível dos joelhos dos passageiros traseiros aumentou 42 mm, tornando-se assim num dos maiores do mercado e nas costas dos novos bancos dianteiros, uma mesa tipo avião inclui um porta-bebidas, sendo que o seu comprimento é ajustável em 70 mm, para se adaptar à morfologia e às necessidades de cada um.

A bagageira do Novo Logan é uma das maiores do mercado (segmento B), com uma capacidade de 528 litros. Para facilitar o acesso, o limiar de carga foi rebaixado 19 milímetros.

Qualquer que seja o nível de acabamento, o Logan está agora equipado de série com trancamento centralizado das portas, destrancamento e abertura da tampa da bagageira à distância, através do botão da chave ou do cartão mãos livres. 


O equipamento de série inclui um suporte para smartphone (amovível consoante as versões), um ecrã de computador de bordo, comandos do regulador e do limitador de velocidade no volante e ativação automática dos faróis. 

Estão disponíveis de série ou em opção, um novo sistema de ar condicionado automático com indicação digital, cartão mãos livres com botão para abertura à distância da bagageira, travão de estacionamento elétrico, câmara de marcha-atrás, sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro e traseiro e ativação automática dos limpa-vidros.

Por último e pela primeira vez na Dacia, em 2021, será proposto um teto de abrir elétrico em vidro no Novo Sandero e no Novo Sandero Stepway.



Os motores destes novos três modelos cumprem a norma Euro 6D-Full que entrará em vigor em 1 de janeiro de 2021.

SCe 65 (não disponível no Sandero Stepway) - 3 cilindros 1,0L atmosférico, motor de entrada de gama, associado a uma caixa manual de 5 velocidades.

TCe 90 - 3 cilindros 1,0L turbocomprimido, combinado com uma caixa manual de 6 velocidades ou uma caixa automática do tipo CVT.

TCe 100 ECO-G - um novo bloco de 3 cilindros 1,0L turbocomprimido, com bicarburação GPL, associado a uma caixa manual de 6 velocidades.

A Dacia é o único construtor a propor uma alimentação mista a gasolina e gás de petróleo liquefeito, em toda a sua gama de veículos particulares, sob a assinatura ECO-G. A integração em fábrica desta tecnologia comprovada no motor TCe 100 ECO-G é uma garantia de segurança e fiabilidade. 


A duração da garantia do construtor, a periodicidade e o custo das operações de manutenção, e o volume do porta-bagagens são idênticos aos de uma versão a gasolina (o depósito de GPL está instalado no lugar do pneu sobressalente). 

Ao circular a GPL, o Novo Sandero ECO-G emite, em média, menos 11% de emissões de CO2 (face a um motor a gasolina equivalente). Além disso, oferece mais de 1300 km de autonomia, graças aos 2 depósitos: 50 litros para o de GPL, ou seja, 40 litros de volume útil dado que, por razões de segurança, o enchimento está limitado a 80%. Um acréscimo de 8 litros relativamente à anterior geração do Sandero GP, e 50 litros de gasolina.

(O novo Logan será comercializado na Bulgária, Espanha, Países Bálticos, Hungria, Marrocos, Moldávia, Nova Caledónia, Polónia, Roménia, Eslováquia, Taiti, Sérvia, Montenegro, Kosovo, Albânia, Macedónia, Bósnia-Herzegovina, República Checa) 

Sem comentários:

Enviar um comentário