Referência de um modo de consumo «racional» do automóvel, a Dacia propõe automóveis simples, confortáveis, fiáveis, robustos e a um preço imbatível, uma necessidade a que a Dacia responde, há mais de 15 anos, propondo o essencial de um automóvel, ao preço,com o Sandero, o Sandero Stepway e o Logan a incarnarem este ADN da Dacia.
Com os novos Sandero, Sandero Stepway e Logan, a Dacia renova a oferta no segmento dos citadinos e dos compactos polivalentes.
Apesar de apresentarem as mesmas dimensões exteriores, os novos modelos oferecem mais modernidade, generosidade e polivalência pois, mudaram de plataforma e propõem um nível acrescido de equipamentos, mais sistemas de segurança ativa e passiva, novas motorizações (entre elas uma bicarburação gasolina/GPL), uma nova caixa automática e uma inédita caixa manual de 6 velocidades.
Mais do que nunca, a Dacia permite o acesso a um automóvel novo, com a melhor relação custo/benefício do mercado. «Com um design contemporâneo que alia robustez e dinamismo, os seus equipamentos modernos, a plataforma CMF e os eficientes motores provenientes das mais recentes inovações da Aliança, os novos Sandero, Sandero Stepway e Logan oferecem mais habitabilidade, mais conforto, mais segurança e mais prazer de condução. Por responderem às verdadeiras necessidades dos seus clientes, são a genuína incarnação do ADN da Dacia: veículos essenciais a um preço justo.» - Mihai Bordeanu, Diretor de Marketing Dacia.
As óticas dianteiras e traseiras inauguram a nova assinatura luminosa da Dacia em forma de Y. À frente como atrás, uma linha horizontal une os dois grupos óticos e prolonga-se nas respetivas linhas LED, contribuindo para a impressão visual de um automóvel mais largo. Os faróis de LED, cujo acendimento automático é de série em todos os níveis de acabamento, proporcionam uma melhor visibilidade em condução noturna (+37% de profundidade, +9% de largura espetral).
Os puxadores das portas beneficiam agora de um design mais ergonómico. Na maioria das versões, o comando de abertura do porta-bagagens é elétrico e foi deslocado para a parte inferior do portão traseiro, favorecendo a estética e o carácter prático.
No interior, o quadro de instrumentos foi enriquecido com uma inserção em material têxtil com toque granulado e os arejadores têm uma forma inédita. Na Dacia, a melhoria da qualidade percebida junta o útil ao agradável.
Com uma distância ao solo sobrelevada, o Sandero Stepway é o “aventureiro” polivalente da gama Dacia. No exterior como no interior, o design convida à evasão e à aventura. A imagem e o ADN de crossover da Dacia são reforçados por uma diferenciação acrescida face ao Sandero.
Exibe os códigos de design do mundo dos crossovers, com uma distância ao solo sobrelevada de 174 mm (+ 41 mm relativamente ao Sandero, sobretudo graças a um diâmetro de pneus aumentado), às barras de tejadilho com logótipo, aos imponentes alargadores das cavas de rodas e às embaladeiras reforçadas com uma textura específica.
As barras de tejadilho do Sandero Stepway são modulares. Em apenas alguns segundos, graças a uma chave guardada no porta-luvas e sem complicados processos de desmontagem, transformam-se numa sólida galeria de tejadilho, cuja capacidade de carga de 80 kg é idêntica à das barras de tejadilho convencionais.
No interior, os estofos com logótipo Stepway estão decorados com inserções em material têxtil e listas laranja nos contrafortes das portas e do painel de bordo.
Modelo emblemático da Dacia, o Logan é a berlina familiar da marca. Em 2005, revolucionou o mercado automóvel, ao democratizar o acesso a um automóvel novo e, 15 anos mais tarde, sempre fiel aos seus valores de origem, a nova geração oferece um conforto acrescido e uma habitabilidade recorde.
Totalmente novo, o design do Logan é mais fluido, graças a um comprimento total com mais 3,6 cm, uma maior distância entre eixos e uma reduzida distância do vão traseiro. De perfil, parece mais esguio, graças ao para-brisas mais inclinado e ao tejadilho 1 centímetro mais baixo.
A assinatura luminosa em Y e o design mais qualitativo de alguns elementos, como os puxadores das portas, são características idênticas às do novo Sandero.
O Logan é um veículo ainda mais familiar que cuida dos ocupantes. O raio ao nível dos joelhos dos passageiros traseiros aumentou 42 mm, tornando-se assim num dos maiores do mercado e nas costas dos novos bancos dianteiros, uma mesa tipo avião inclui um porta-bebidas, sendo que o seu comprimento é ajustável em 70 mm, para se adaptar à morfologia e às necessidades de cada um.
A bagageira do Novo Logan é uma das maiores do mercado (segmento B), com uma capacidade de 528 litros. Para facilitar o acesso, o limiar de carga foi rebaixado 19 milímetros.
Qualquer que seja o nível de acabamento, o Logan está agora equipado de série com trancamento centralizado das portas, destrancamento e abertura da tampa da bagageira à distância, através do botão da chave ou do cartão mãos livres.
Estão disponíveis de série ou em opção, um novo sistema de ar condicionado automático com indicação digital, cartão mãos livres com botão para abertura à distância da bagageira, travão de estacionamento elétrico, câmara de marcha-atrás, sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro e traseiro e ativação automática dos limpa-vidros.
Por último e pela primeira vez na Dacia, em 2021, será proposto um teto de abrir elétrico em vidro no Novo Sandero e no Novo Sandero Stepway.
Os motores destes novos três modelos cumprem a norma Euro 6D-Full que entrará em vigor em 1 de janeiro de 2021.
SCe 65 (não disponível no Sandero Stepway) - 3 cilindros 1,0L atmosférico, motor de entrada de gama, associado a uma caixa manual de 5 velocidades.
TCe 90 - 3 cilindros 1,0L turbocomprimido, combinado com uma caixa manual de 6 velocidades ou uma caixa automática do tipo CVT.
TCe 100 ECO-G - um novo bloco de 3 cilindros 1,0L turbocomprimido, com bicarburação GPL, associado a uma caixa manual de 6 velocidades.
A Dacia é o único construtor a propor uma alimentação mista a gasolina e gás de petróleo liquefeito, em toda a sua gama de veículos particulares, sob a assinatura ECO-G. A integração em fábrica desta tecnologia comprovada no motor TCe 100 ECO-G é uma garantia de segurança e fiabilidade.
Ao circular a GPL, o Novo Sandero ECO-G emite, em média, menos 11% de emissões de CO2 (face a um motor a gasolina equivalente). Além disso, oferece mais de 1300 km de autonomia, graças aos 2 depósitos: 50 litros para o de GPL, ou seja, 40 litros de volume útil dado que, por razões de segurança, o enchimento está limitado a 80%. Um acréscimo de 8 litros relativamente à anterior geração do Sandero GP, e 50 litros de gasolina.
(O novo Logan será comercializado na Bulgária, Espanha, Países Bálticos, Hungria, Marrocos, Moldávia, Nova Caledónia, Polónia, Roménia, Eslováquia, Taiti, Sérvia, Montenegro, Kosovo, Albânia, Macedónia, Bósnia-Herzegovina, República Checa)
Sem comentários:
Enviar um comentário