7 de dezembro de 2020

MÉGANE eVISION - A Renault no futuro!


A Renault escreve um novo capítulo da sua história, com um nov show-car, o Mégane eVision que antecipa uma nova geração de automóveis elétricos concebidos sobre a nova plataforma modular: CMF-EV.

O Mégane eVision explora, todas as possibilidades que esta nova plataforma da Aliança oferece e incorpora, por exemplo, uma das baterias mais finas do mercado e um novo grupo motopropulsor ultra compacto, aumentando assim a habitabilidade, e que rompe com os códigos estabelecidos em matéria de utilização, proporções, de design e até mesmo em termos de eficácia energética. 

Mais do que um nome, este Renault representa o futuro da categoria dos «compactos» da qual, sem dúvida, o Mégane eVision faz parte pela habitabilidade e dimensões interiores. 

O Mégane eVision continua a história do Mégane, modelo emblemático da gama Renault há 25 anos, agora ainda, mais aprimorando tudo o que constitui os pontos fortes do Mégane, no que diz respeito ao prazer de condução, conforto e serenidade. E adicionados novos trunfos importantes, como o design «apaixonante», a habitabilidade inédita, e todas as vantagens associadas ao motor elétrico.


«Graças à nova plataforma CMF-EV desenvolvida pela Aliança, rompemos com os códigos do design, da forma, da eficiência energética e dos modos de utilização para imaginar o show-car Mégane eVision. Com a bateria mais fina do mercado, uma carroçaria compacta de 4,21 metros que oferece a habitabilidade de um veículo do segmento C, o Mégane eVision é um soberbo truque de magia! Posicionámos no futuro um dos nossos modelos mais icónicos. O Mégane eVision reinventa o Mégane e a Renault reinventa a Renault. E é apenas o início. Está a chegar uma nova geração de inovadores veículos elétricos.» - Luca De Meo, CEO do Grupo Renault.

Tudo isto fica demonstrado no show-car Mégane eVision. O comprimento de apenas 4,21 m permite, ainda assim, oferecer aos passageiros uma habitabilidade e capacidades de utilização dignas de um automóvel do segmento C – tradicionalmente 15 a 30 cm mais longo – ao mesmo tempo que torna mais fácil a circulação em meio urbano. 


A autonomia de um automóvel elétrico depende, habitualmente, da sua dimensão e da sua capacidade para incorporar baterias mais ou menos volumosas.Mais uma limitação ultrapassada pelo Mégane eVision que integra uma bateria de 60 kWh, ultra fina, que lhe permite ser mais baixo e, portanto, mais dinâmico, o que reduz significativamente o consumo elétrico. Complementarmente, o carregador DC (até 130 kW) permite cargas ultra rápidas. 

O desenho do show-car Mégane eVision é novo nas proporções e estando dotado de rodas grandes, uma generosa distância da carroçaria ao solo e determinados atributos visuais dos modelos SUV. As proporções compactas e a elevada distância entre eixos, aproximam-no mais de uma berlina urbana. 

O design evoca, também, o mundo dos coupés, com um spoiler integrado na parte superior do tejadilho e a presença de um difusor em alumínio sob o para-choques.


Tal como no concept MORPHOZ, o Mégane eVision está equipado com grandes rodas, recuperando uma temática aerodinâmica que se reflete, antes de mais, no desenho das jantes de 20 polegadas, em forma de pás de hélice. 

A parte exterior das rodas é fechada ao máximo e alinhada com a carroçaria para reforçar a capacidade aerodinâmica e obter mais eficiência, limitando a turbulência. Com o mesmo objetivo, as rodas e uma parte dos pneus 245/40 ZR 20 são cobertas por tampões de 21 polegadas. 

Com linhas fluidas e efeitos de transparência, o show-car Mégane eVision inspira-se diretamente no MORPHOZ. A ideia de «flush», ou «superfície lisa», é reforçada pela solução de puxadores de porta elétricos e nivelados com a superfície da carroçaria, que aparecem automaticamente quando o condutor e os passageiros se aproximam, desaparecendo nas faces laterais do veículo quando não são utilizados. 


O motor compacto e o conjunto dos elementos técnicos associados a este motor e às funções anexas do veículo foram instalados à frente, no compartimento do motor. Desta forma, é libertado espaço no habitáculo, privilegiando assim o conforto dos passageiros. Isto contribui para obter um painel de bordo mais fino e mais recuado, para oferecer uma melhor habitabilidade. 

As baterias desenvolvidas sobre a plataforma CMF-EV gozam de uma característica absolutamente inovadora: são «estruturais», ou seja, fazem parte integrante da estrutura do automóvel e participam, nomeadamente, na absorção de energia, em caso de choque lateral. Estas baterias podem ser dispostas de diversas formas, serem mais ou menos espessas, até à mais fina do mercado. Esta espessura mínima permite construir automóveis mais baixos e, por conseguinte, mais aerodinâmicos. Isto reduz significativamente o consumo elétrico, com consequências benéficas para a autonomia e a eficácia energética.


A ausência de escape e de uma transmissão clássica permitiu suprimir o tradicional túnel que, habitualmente, possuem os veículos de combustão interna. Por essa razão, o piso dos futuros automóveis concebidos na plataforma CMF-EV será totalmente plano, beneficiando a habitabilidade e a modularidade interior.

Até este momento, foram registadas mais de 300 patentes sobre a plataforma CMF-EV e o futuro automóvel de produção decorrente do Mégane eVision. Estas patentes protegem um conjunto de inovações aplicáveis ao motor, ao sistema de carga, à bateria, à gestão térmica, à arquitetura e à acústica. 

O resultado é o fruto de uma competência técnica partilhada entre o Grupo Renault e a Nissan, para conservar e consolidar a liderança tecnológica face à concorrência.



Em termos de autonomia, a nova bateria de 60 kWh, associada à carga rápida (carregador DC até 130 kW), permitirá ao futuro modelo de série com origem no show-car Mégane eVision percorrer grandes distâncias em tempos comparáveis aos dos veículos térmicos, com paragens incluídas.

Características técnicas

Motor - elétrico de 160 kW (217 cv) de rotor bobinado

Transmissão - 4x2

Recarga - CA até 22 kW, CC até 130 kW

Baterias - 60 kWh / 400V

Comprimento - 4210 mm

Largura - 1800 mm

Altura - 1505 mm

Distância entre eixos - 270 mm

Pneus - Continental 245/40 ZR 20

Peso - 1650 kg


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