A Nissan foi pioneira na criação de automóveis elétricos para a vida moderna. Desde o nosso primeiro automóvel elétrico, em 1947, ao novo Nissan Ariya, passando por furgões de venda de gelados a automóveis com copilotos robôs, a gama Nissan movida a eletricidade foi mudando ao longo do tempo e de acordo com as necessidades dos condutores desses tempos.
Para comemorar o 10.º aniversário do Nissan LEAF, o primeiro automóvel 100% elétrico produzido a nível global, a Nissan propõe uma viagem ao passado para revisitar 12 modelos revolucionários da história da marca no desenvolvimento de automóveis elétricos.
- Tama (1947)
Os automóveis elétricos não são uma ideia nova. No Japão do pós-guerra, onde o petróleo era escasso mas a energia hidroelétrica era relativamente abundante, o governo promoveu a investigação e o desenvolvimento nesta área. Os engenheiros da Nissan responderam ao desafio com o Automóvel Elétrico Tama.
Lançado em 1947, o Tama foi o primeiro automóvel elétrico da Nissan. Usado sobretudo por empresas de táxis, tinha baterias substituíveis de chumbo-acido que lhe proporcionavam uma velocidade máxima de 35,2 km/h e uma autonomia de 96,3 quilómetros.
Estes resultados são modestos face aos padrões atuais, mas permitiram que o Tama tivesse o melhor desempenho nos testes governamentais.
Em 1950, o fornecimento de petróleo tinha estabilizado e o Tama foi descontinuado, mas a investigação da Nissan sobre os automóveis elétricos continuou.
- Prairie Joy EV (1996)
As baterias de iões de lítio surgiram inicialmente em dispositivos como computadores portáteis e telemóveis. Alguns duvidavam que as mesmas alguma vez pudessem ser reforçadas para alimentar integralmente um automóvel, mas o Prairie Joy EV, o primeiro automóvel elétrico do mundo equipado com baterias de iões de lítio, deu boas provas num dos ambientes mais exigentes do planeta: o Ártico.
O Instituto Nacional de Investigação Polar do Japão usou o Prairie Joy EV durante seis anos sob as severas condições polares, sem uma única avaria.
Como era silencioso e não produzia emissões, o automóvel permitia que os investigadores se aproximassem mais dos animais selvagens para observação.
Em condições de condução normais, as baterias do Prairie Joy EV proporcionavam 200km de autonomia e uma velocidade máxima de 120km/h. Ao todo, foram vendidos no Japão trinta Prairie Joy VE a clientes empresariais e de frotas.
- Hypermini (2000)
O Hypermini foi uma nova visão do automóvel elétrico: um automóvel urbano de passageiros construído para dois. Elegante e distintivo, marcou presença em filmes de Hollywood como "Último Dia de Aulas" e "O Diário da Princesa 2".
Possuía um motor de tração síncrono com magneto de neodímio e alcançava uns rápidos 100km/h de velocidade máxima e até 115km de autonomia com um único carregamento.
O Hypermini recebeu o "New Energy Grand Prize" da "New Energy Foundation", do Japão e um prémio "Good Design" do "Japan Institute for Design Promotion".
Um inovador sistema de abertura sem chave também o tornou no automóvel escolhido para projetos-piloto de partilha de automóveis, desde Yokohama até à Universidade da Califórnia, em Davis.
- Pivo (2005)
O Pivo foi um protótipo de automóvel elétrico de última geração apresentado no Salão Automóvel de Tóquio de 2005.
O seu habitáculo idêntico a uma bolha atraiu as atenções, e também se fez notar como sendo o primeiro automóvel a ser alimentado por baterias de iões de lítio laminadas, mais leves e compactas.
A apelativa e original personagem "Pivo-chan", concebida por Takashi Murakami, tornou-se também muito popular.
O Pivo foi concebido a pensar nas jovens mulheres citadinas que procuram o seu automóvel de sonho para a vida quotidiana.
Construído para três, o habitáculo podia rodar em qualquer direção, pelo que em vez de fazer inversão de marcha, o condutor rodava simplesmente o habitáculo e conduzia no sentido contrário.
Os equipamentos habituais da Nissan incluíam a capacidade de controlar o sistema de som e o GPS com os dedos no volante, para maior segurança.
Monitores de ambos os lados do para-brisas mostravam a área atrás destes para reduzir os ângulos mortos.
O Pivo também incluía monitorização de vídeo omnidirecional, uma versão inicial da câmara Inteligente de Visão 360º, agora presente em muitos automóveis da Nissan.
- Pivo 2 (2007)
Estudos revelam que os condutores bem-dispostos e felizes têm menos acidentes.
O Pivo 2 foi uma experiência de aplicação desta perspetiva, com um sistema de Agente Robótico a bordo que monitorizava as condições de condução e utilizava a voz e o movimento para ajudar o condutor a manter a boa disposição.
O controlo independente das quatro rodas ajudava o Pivo 2 a minimizar a inclinação durante a aceleração ou a viragem, para segurança adicional.
As rodas podiam até rodar 90 graus para permitir que o Pivo 2 se deslocasse de lado para lugares de estacionamento.
- Nissan Leaf (2010)
Sendo o primeiro automóvel elétrico da Nissan produzido a nível global, o Nissan LEAF foi um marco para a mobilidade elétrica. Mais de 500.000 automóveis Leaf foram construídos até à data.
A chave para o sucesso do Leaf foi combinar décadas de investigação e desenvolvimento com a perspetiva dos consumidores.
O Leaf de primeira geração tinha uma autonomia de 200km por carregamento, tornando-o numa opção prática para muitos novos compradores de automóveis elétricos.
O Nissan Leaf também apresentou a ambiciosa ideia de utilizar um automóvel elétrico como uma fonte de energia móvel, oferecendo de série a tecnologia V2G (a partir de 2013).
Em 2016 foi construído um Nissan Leaf especial que detetava as ondas cerebrais do condutor e projetava as emoções deste como efeitos sonoros de desenhos animados ao longo do automóvel, enquanto o Leaf dava voltas a uma pista de uma escola de condução.
- Nissan New Mobility Concept (2010)
À medida que a população do mundo desenvolvido envelhece e os agregados de uma única pessoa aumentam de número, as necessidades de mobilidade vão mudar para viagens mais curtas e com menos passageiros. Para mostrar como essas necessidades podem ser satisfeitas, a Nissan desenvolveu o New Mobility Concept: um automóvel 100% elétrico, fácil de utilizar, ultracompacto e que não produzia emissões, com a manobrabilidade de um motociclo e a estabilidade de um automóvel.
A Cidade de Yokohama está a colocar estas ideias em prática. O Choimobi Yokohama é um esquema de partilha de automóveis que utiliza o New Mobility Concept da Nissan para facilitar a vida aos turistas e revitalizar as comunidades locais. Como bónus, o programa permite que os novos condutores experimentem pessoalmente a diversão e a comodidade proporcionadas por um automóvel elétrico ultracompacto.
- e-NV200 (2014)
Nunca comprou um gelado num furgão elétrico? Caso se encontre no Reino Unido, poderá já se ter cruzado com o furgão totalmente elétrico de venda de gelados da Mackie's, baseado na e-NV200, o primeiro veículo comercial ligeiro de emissões zero da Nissan.
Disponível na Europa e no Japão, a e-NV200 oferece o espaço e a versatilidade do popular NV200 com um poderoso e silencioso grupo motopropulsor elétrico.
O sistema hidráulico de travagem regenerativa proporciona ao automóvel uma autonomia de até 190km por carregamento.
A e-NV200 também pode servir como uma bateria móvel, complementado com uma tomada elétrica, tornando-o útil para tudo, desde prestar assistência em caso de acidentes ou para promoções ao ar livre… e até para vender gelados.
- 2ª geração do Nissan Leaf (2017)
O novo Leaf estreou atualizações em todos os domínios: aceleração mais poderosa, movimentação mais ligeira e uma autonomia amplamente aumentada até 400km por carregamento. O novo modelo apoia os condutores com funcionalidades como a assistência avançada ao condutor ProPILOT, o ProPILOT Park, que lida com o estacionamento em paralelo e o e-Pedal, que permite que o condutor acelere, desacelere e pare utilizando um único pedal.
Em 2019, foi adicionado o Nissan Leaf e+ para ainda mais potência e mais autonomia. Foi o primeiro modelo Leaf a incluir um novo grupo motopropulsor que aumentou tanto a potência como a autonomia. O "e+" também indica outra melhoria: uma bateria maior de 62kWh que aumentou a autonomia do automóvel em 40%.
O Nissan Leaf Dream Drive simula o som de um motor normal, ausente nos automóveis elétricos, para ajudar os pais a adormecerem as crianças.
Em 2019, um Nissan Leaf foi transformado numa árvore de Natal com centenas de luzes exteriores, para demonstrar quanta eletricidade o sistema de energia regenerativa consegue recuperar.
- Sylphy Zero Emission (2018)
O Sylphy Zero Emission foi o primeiro automóvel elétrico da Nissan produzido na China e destinado especificamente aos consumidores chineses.
Baseado nas principais tecnologias do Nissan Leaf, com as baterias deslocadas para debaixo dos bancos, a berlina de dimensões médias Sylphy Zero Emission possui uma distância entre eixos acrescida para uma estabilidade e fiabilidade ainda maiores, bem como um habitáculo espaçoso, com o melhor espaço para as pernas da sua classe. A sua autonomia com um único carregamento é de 338km de acordo com os padrões do mercado chinês.
- IMk (2019)
O IMk é um protótipo de automóvel elétrico revelado no Salão Automóvel de Tóquio de 2019.
Com uma carroçaria com as dimensões de um "kei car" e uma novíssima plataforma para automóveis elétricos, o IMk disponibiliza uma condução potente, suave e silenciosa, reforçada por sistemas de assistência ao condutor para ambientes que vão desde as ruas das cidades até às principais vias rápidas.
Concebido para a conectividade, o IMk está perfeitamente interligado quer com o condutor, quer com o mundo exterior.
O IMk pode até ligar-se a um calendário e a um software de gestão de agenda para disponibilizar orientação atualizada sobre quando sair para o próximo destino e como evitar congestionamentos no caminho.
- Ariya (2020)
Então, qual é o mais recente automóvel elétrico da Nissan? É o Nissan Ariya!
Revelado no primeiro lançamento virtual da Nissan, o crossover 100% elétrico foi sugerido pela primeira vez com o Ariya Concept, apresentado no Salão Automóvel de Tóquio de 2019.
O Nissan Ariya representa a futura direção da Nissan em termos de design e os seus mais recentes avanços tecnológicos, prometendo aos condutores uma experiência simples, intuitiva e adaptativa que ajuda no respetivo estilo de vida tanto a bordo, como no exterior do automóvel.
O design do Ariya foi inspirado nos ideais estéticos tradicionais japoneses. O exterior elegante do automóvel não se compara a nada que ande na estrada.
Com um interior aberto e espaçoso e uma autonomia máxima de 610km, adequa-se praticamente a qualquer segmento de estilo de vida moderno, desde as viagens diárias aos passeios nos fins-de-semana prolongados.
Monitorização omnidirecional, ProPILOT 2.0, e-Pedal e e-4ORCE* completam o cenário com assistência ao condutor de última geração.
Outros protótipos que fazem parte da história "elétrica" da Nissan:
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