24 de julho de 2013

Dez factos sobre o Nissan LEAF 2013


A Nissan fez história com a introdução do Nissan LEAF em 2010, o primeiro veículo puramente eléctrico, comercializado em massa, economicamente acessível da marca nipónica. 

Em 2013, apresentou a nova geração do LEAF, que é neste momento o VE mais vendido de sempre na história do automóvel! 


1 - Com a aplicação exclusiva CARWINGS da Nissan para smartphones, os proprietários do Nissan LEAF podem "chamar" o seu automóvel para verificar o estado de carregamento da bateria ou localizar uma estação de carregamento próxima de determinado local, utilizar rotas Send-To-Car do Google, identificar Pontos de Interesse (POI) e até ligar o aquecimento e ar condicionado… mesmo que os proprietários não se encontrem no veículo, nem próximo dele.

2 - Um algoritmo sofisticado no sistema CARWINGS memoriza o comportamento do condutor e utiliza lógica de "inteligência artificial" de longo prazo para indicar a autonomia estimada de modo mais preciso durante a condução.

3 - O Nissan LEAF inclui um sistema áudio Bose® da Série Eficiência Energética, de concepção específica, que proporciona uma experiência áudio poderosa e de elevada qualidade. O sistema de sete altifalantes é mais leve e utiliza menos 50% de energia eléctrica do que um sistema de alta fidelidade de um automóvel normal.   

4 - A condução do Nissan LEAF é muito silenciosa, tendo os engenheiros da Nissan concebido também novos motores de limpa pára-brisas, uma vez que o ruído de um motor de combustão interna abafa normalmente o ruído do limpa pára-brisas.

5 - A bateria de 24 kWh do novíssimo Nissan LEAF custa, em média, €2.50 para uma carga total, suficiente para que o LEAF percorra 199km ou, em alternativa, alimente em electricidade uma casa durante praticamente dois dias (uma casa europeia de dimensão média tem uma necessidade energética diária de 14,2 kWh), através do Sistema Nissan de Alimentação por Veículos Eléctricos, actualmente disponível para proprietários do Nissan LEAF no Japão.



6 - Uma bateria do Nissan LEAF totalmente carregada tem capacidade para alimentar 83 Televisores LCD ou carregar 25 telemóveis separadamente e de alimentar autonomamente 14 computadores portáteis.

7 - Mais de 60% do plástico utilizado no interior do novíssimo Nissan LEAF provêm de materiais reciclados – incluindo garrafas de água usadas – 99% dos 1.474kg do veículo são recicláveis. 

8 - Circulam 65.000 Nissan LEAFs pelas estradas de todo o mundo, tendo percorrido já mais de 300 milhões de quilómetros com emissões zero, uma distância superior à que separa a terra do sol. Em todo o mundo, os proprietários de veículos Nissan LEAF economizaram 358 milhões de litros de combustível desde que começaram a rolar na estrada em 2011, o suficiente para encher 39 super petroleiros.

9 - O Nissan LEAF possui um motor síncrono CA de 80 kW 100% eléctrico, que produz 254 Nm de binário, mais do que um Lotus Elise (118) ou um Mini Cooper S (177).

10 - Quando a bateria de um Nissan LEAF chega ao fim da sua vida útil e já não pode ser utilizada para alimentar um automóvel, pode ser reciclada para recuperação de materiais ou reutilizada para armazenamento de energia em escritórios ou ambientes domésticos, como reserva ou para satisfazer necessidades de picos energéticos. 



Fonte: Nissan Portugal 


Sem comentários:

Enviar um comentário