Com mais de 600 mil unidades produzidas desde o lançamento no mercado, em 2001, o primeiro Vívaro tornou-se num dos modelos de destaque no mercado europeu de veículos comerciais ligeiros.
Vendas anuais de cerca de 50 mil unidades destinam-lhe cerca de 10 por cento do seu segmento (Furgões D). Este desempenho faz do Vívaro o modelo melhor sucedido da gama de veículos comerciais ligeiros da Opel.
O Vívaro da nova geração, que se prepara para dar continuidade a este sucesso, já tem encomendas abertas.
A segunda geração Vívaro foi concebida para aliar a funcionalidade de um veículo comercial ligeiro com as características de um escritório sobre rodas, dotado de conforto e de design equiparável ao de um automóvel de passageiros.
As diversas versões do novo furgão da Opel são mais longas por comparação com o modelo anterior, o que permite obter maior capacidade de carga.
Na cabina, assume especial destaque a avançada tecnologia de informação e entretenimento IntelliLink, com o mais recente sistema de navegação, bem como outros equipamentos que transformam rápida e facilmente o Vívaro num escritório móvel.
Sob o capô surgem novos motores turbodiesel, de elevado nível de eficiência, que conseguem uma redução de consumo de combustível para apenas 5,7 l/100 km e de emissões de CO2 para 149 g/km.
Dois motores Diesel, três níveis de potência:
Dois novos motores turbodiesel, com quatro níveis de rendimento energético à escolha, sendo a gama composta por um motor 1.6 CDTI, em variantes de 90 cv e 115 cv e pelo sofisticado motor 1.6 BiTurbo CDTI, com dois turbocompressores em série e dois ‘intercoolers’, com 120 cv de potência. Este motor em particular combina excelentes ‘performances’ com uma notável economia de combustível.
Por comparação com a gama de motorizações da anterior geração Vívaro, estes novos motores turbodiesel conseguem reduzir o consumo de combustível em mais de 1 litro no ciclo misto, com o motor BiTurbo a ficar-se por 5,7 l/100 km e 149 g/km de emissões de CO2.
As ‘performances’ do novo Vívaro estão também em plano de evidência. A apenas 1500 rpm, o motor BiTurbo de 120 cv debita um elevadíssimo binário de 320 Nm.
O novo Vivaro está equipado com Sistema ABS, com distribuição eletrónica do esforço de travagem (EBD), podendo o condutor pode contar com o apoio de sistemas como a assistência nas travagens de emergência (EBA), assistência em arranques em planos inclinados (HSA) e pelo evoluído programa de estabilidade eletrónico (ESP) dotado de controlo da tração (TC) e sistema de atenuação de oscilações da carroçaria.
No capítulo específico de conforto de condução, o novo Vívaro oferece um sistema combinado de controlo da velocidade de cruzeiro e limitação de velocidade, bem como com um dispositivo de ajuda ao estacionamento “Park Pilot”.
Com a instalação de uma câmara retrovisora, o condutor dispõe de visibilidade otimizada para trás.
Outro sistema de segurança bastante prático é o grande espelho convexo colocado na pala de sol do passageiro, que pode ser inclinado para que o condutor consiga ver o espaço do ângulo cego à direita e, simultaneamente, ter melhor visibilidade panorâmica.
Versátil e bem equipado, o novo Opel Vívaro pode ser configurado para ir ao encontro de praticamente todas as necessidades de quem procura um furgão médio.
Dando continuidade ao bem‑sucedido conceito polivalente do seu antecessor, a nova geração oferece variantes de furgão fechado, combi e chassis-cabina, em várias configurações que têm a opção de dois comprimentos de carroçaria (L1: 4998 mm e L2: 5398 mm) e duas alturas de tejadilho (H1: 1971 / H2: 2465 mm).
O novo Vívaro surge ainda melhor equipado para o transporte de carga do que o antecessor já que ambos os comprimentos de carroçaria excedem em 216 mm as medidas anteriores. São assim acrescentados 100 mm ao compartimento de carga em ambas as variantes (L1: 2500 mm e L2: 2900 mm), abrindo espaço suficiente para transportar três europaletas lado a lado.
O volume de carga total das variantes de furgão fechado regista também um aumento, podendo ir de 5,2 m3 a 8,6 m3. O acesso ao compartimento de carga é facilitado pelas portas traseiras.
Para o transporte de objetos especialmente longos, a porta direita pode permanecer aberta num ângulo de 90°, podendo a outra ser fechada autonomamente. As aberturas existentes sob o banco do passageiro da frente e na antepara da cabina constituem também uma alternativa para o transporte de objetos mais compridos.
A versão Combi, com porta lateral deslizante, transporta confortavelmente oito passageiros, para além do condutor, em três filas de bancos.
À saída da fábrica, o Vívaro oferece 11 cores de pintura. Logo na sequência do lançamento no mercado serão disponibilizadas mais cores específicas para utilizações especiais, permitindo ao modelo ajustar-se a quaisquer necessidades profissionais e comerciais.
Fonte: Opel Portugal
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