23 de janeiro de 2015

HONDA NSX - O último Samurai!




Nova geração do super-carro NSX (New Sports eXperience) concebido para oferecer uma nova e fantástica experiência desportiva.


Vinte cinco anos depois da estreia do NSX original, a Honda revelou durante o Salão Automóvel Internacional Norte-Americano de 2015, a versão de produção da próxima geração deste super-desportivo, que foi desenvolvido nos EUA. 

O NSX da nova geração reflecte o estilo, o design e as especificações de produção de um super-carro híbrido, de motor em posição central.

A empresa vai começar a receber encomendas, deste novo modelo, durante o próximo Verão, com as entregas previstas para o final do ano.


O novo NSX desafia todo o convencionalismo há muito enraizado neste sector graças à motorização totalmente nova – uma unidade V6 DOHC a 75 graus de duplo turbo compressor e com transmissão de dupla embraiagem (DCT), caixa de 9 velocidades e sistema híbrido desportivo de três motores eléctricos – tudo integrado numa carroçaria multimaterial ultra-rígida e de peso reduzido, que apresenta aplicações de materiais e processos de fabrico que são novidade mundial. 

Desenvolvido segundo o conceito de "Supercarro para o ser humano" o NSX é um carro que coloca o condutor sempre em primeiro em todos os aspectos do seu estilo, dinamizando a motorização híbrida de tecnologia de ponta deste super-carro, bem como a sua carroçaria e o seu chassis, de forma a oferecer respostas excepcionalmente intuitivas e imediatas às acções do condutor.

"O nosso compromisso foi criar um NSX totalmente novo que fosse fiel à tradição e herança do NSX original, um super-carro que oferecesse uma nova experiência de condução, onde todo o veículo respeitasse o seu componente mais inteligente, o condutor. A alma de um carro é a ligação emocional que este faz com o condutor. No NSX, essa ligação será intensa e imediata", comentou Mike Accavitti, vice-presidente sénior e director-geral da Divisão Acura. 

A próxima geração do NSX foi criada de raiz, o resultado de quase três anos de intenso desenvolvimento por uma equipa global de design e engenharia liderada por engenheiros do centro de desenvolvimento da empresa localizado em Raymond, Ohio.


A carroçaria do NSX possui proporções clássicas, larga e de baixa altura, com acabamentos modernos e sedutores, uma frente agressiva e luzes traseiras que prestam homenagem ao NSX original. 

As entradas de ar laterais e os pilares C flutuantes, características de assinatura deste modelo, recolhem o ar que faz "respirar" o motor colocado em posição central e dirigem o fluxo de ar sobre a traseira, aumentando a força descendente sobre esta metade do carro. 

Para acomodar o novo motor V6 de duplo turbo e a transmissão DCT de 9 velocidades, as dimensões do veículo de produção são um pouco mais compridas (+76,20 mm) e largas (+25,40 mm), numa disposição em que o habitáculo está um pouco mais avançado, em comparação com as proporções do Protótipo do NSX apresentado em 2012.

Todos os elementos do design exterior da carroçaria foram cuidadosamente estudados de forma a garantir a necessária força descendente sobre a carroçaria e assegurar as necessidades em termos de estabilidade e arrefecimento dos sistemas do veículo. 

O NSX foi sujeito a testes exaustivos no avançado túnel de vento da empresa, localizado em Raymond, Ohio e que originaram um número significativo de alterações entre o protótipo e o design final da carroçaria, incluindo modificação nas grelhas do capot, novas entradas de ar nos guarda-lamas dianteiros, modificações nas entradas laterais e spoiler traseiro optimizado.

O interior do NSX apresenta uma fantástica visibilidade para a frente, com comandos simples e intuitivos e ergonomia topo-de-classe – de forma mais notável no banco, que oferece um apoio fenomenal e um conforto excelente, com grande facilidade ao entrar e sair.


O painel de instrumentos do NSX possui mostrador dinâmico TFT e responde às alterações do condutor sobre o Sistema Integrado Dinâmico, com os correspondentes gráficos e demais informações. 

A consola central inclui o botão "Power", que faz acordar a motorização híbrida desportiva, alojado no centro do botão de comando do novo Sistema Integrado de Dinâmica. 

Os engenheiros da Honda aproveitaram todos os conhecimentos da empresa em termos de motores de altas performances e de tecnologias de motorizações híbridas eléctricas, para criar, segundo os seus técnicos, a motorização mais sofisticada, tecnologicamente avançada e inteligente de todo o universo dos supercarros.

O motor V6 a 75 graus que equipa este Honda/Acura - que está montado em posição central no chassis - está acoplado a uma transmissão DCT de 9 velocidades desenvolvida pela Honda. 

O motor V6 emprega um conjunto de válvulas compacto, inspirado na competição e sistema de lubrificação por cárter seco para ajudar a baixar o centro de gravidade. 

A novíssima transmissão DCT de 9 velocidades oferece mudanças super-rápidas e reduções em consonância com a rotação do motor. 

O motor eléctrico traseiro de acção directa, alojado entre o motor e a transmissão, auxilia as acelerações, a travagem e a transmissão na realização das mudanças. 

As rodas dianteiras do NSX são accionadas por dois motores eléctricos independentes de elevada potência, oferecendo respostas instantâneas de binário distribuindo-o de forma dinâmica entre a esquerda e a direita.


O NSX usa os motores eléctricos dianteiros para a vectorização dinâmica do binário adicionalmente à melhoria da aceleração e da travagem. O resultado é um arranque imediato, sem nenhum atraso, e uma maneabilidade com respostas que parecem adivinhar os desejos do condutor. 

O NSX foi sujeito a testes intensos nalgumas dos circuitos mais exigentes do mundo, incluindo a famosa pista de Nurburgring.


De igual modo e mantendo o legado do NSX – o primeiro super-carro em alumínio do mundo – o novo NSX possui uma carroçaria multimateriais fabricada segundo um design inovador, com aplicações e processos de construção que são novidade a nível mundial.

O NSX utiliza um design de estrutura espacial – uma estrutura interna fabricada em alumínio, aço de resistência ultra-elevada e outros materiais avançados. Com a carroçaria ancorada num piso em fibra de carbono, as forças de torção e de flexão são suportadas exclusivamente por esta estrutura ultra-rígida, cujos componentes constituintes são unidos usando tecnologias avançadas.

O NSX usa tecnologias de ponta na fundição dos materiais e combina a flexibilidade de design e de fabrico dos processos de fundição com a resistência e o alongamento característicos de um material forjado, o que permite obter uma redução significativa do peso. Os painéis da carroçaria são feitos numa combinação de alumínio e SMC (Sheet Molding Composite = Compósito de Moldagem de Folha).

O NSX usa, tanto atrás como à frente, suspensões de alumínio totalmente independentes; toda a sua considerável potência é posta na estrada através dos pneus de alta performance ContiSportContact – nas medidas 245/35Z R19 à frente e 295/30Z R20 atrás – montados em jantes de liga leve de 19x8,5 polegadas na dianteira e 20x11 polegadas na traseira. 

A travagem é naturalmente potente, graças às pinças monobloco de 6 êmbolos à frente e de 4 êmbolos atrás, que actuam em discos de carbono-cerâmicos de elevada performance.


O Sistema de Tracção Integral "Super-Handling (SH-AWD) permite respostas super-rápidas a todos os comandos do condutor – direcção, travagem e aceleração – juntamente com a estabilidade, o controlo e o arranque proporcionados por um sistema de tracção integral. 

O Sistema de Assistência à Condução Ágil (AHA - Agile Handling Assist) recorre à aplicação subtil de travagem para realçar as respostas da carroçaria, em termos de sobre e subviragem.

O Sistema Integrado de Dinâmica do NSX, accionado por botão de comando, oferece os seguintes modos: Quiet (Calmo), Sport (Desportivo), Sport+ (Desportivo+) e Track (Pista). 
Este sistema ajusta as respostas do motor de combustão, dos motores eléctricos, da transmissão e do chassis, bem como o nível de sonoridade do motor de combustão, com base nas necessidades do condutor e do ambiente de condução. 

O modo Quiet permite conduzir o carro apenas em modo eléctrico e a baixa velocidade, por períodos curtos de tempo. 

Passando de Sport para Sport+ e, finalmente, para modo Track, onde o NSX revela todo o seu potencial, as respostas do veículo tornam-se cada vez mais incisivas e precisas.

O NSX também possui uma função ―launch‖ (modo de arranque) que oferece a derradeira performance no arranque, sem nenhum atraso ou seja, ―zero delay‖, onde o motor de combustão e os dois motores eléctricos trabalham em conjunto.


O NSX será construído exclusivamente no novo centro de produção Performance Manufacturing Center (PMC) da empresa, localizado em Marysville, Ohio, com cerca de 100 trabalhadores altamente especializados, que realizarão todos os trabalhos, desde a construção da carroçaria, à pintura, até à montagem final com peças e componentes de fornecimento local e global.

NOTA: Na Europa, o NSX terá emblema e será comercializado pela Honda enquanto nos USA terá emblema e comercialização a cargo da Acura.
Acerca da Acura

Fonte: Honda Motor Europe (Sucursal Portugal)

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