Linhas ainda mais desportivas e motores de alta performance são os principais focos de entusiasmo deste novo 308 GT.
Lançado em Setembro de 2013, o Peugeot 308 já atingiu um sucesso indiscutível.
Premiado como Carro Internacional do Ano 2014, o 308 foi e está a ser um sucesso de vendas. O que é certo é que uma versão mais desportiva fazia falta.
Assim, a Peugeot irá comercializar a partir de meados de Março uma versão mais musculada do actual 308, destinada aos amantes da condução desportiva.
Muitos são os detalhes exclusivos em termos de design presentes neste novo 308. O GT diferencia-se do resto da gama logo a partir da sua reduzida distância ao solo (menos 7mm na dianteira e 10mm na traseira), ao que juntamos frisos incorporados na parte inferior da carroçaria, que alargam visualmente os seus traços desportivos, e uma pintura exclusiva Azul Magnetic, bem como as jantes bi-tom de 18’’ de série.
A assinatura luminosa em Led, presente na dianteira mantém-se, sendo a novidade as luzes de mudança de direcção, que se apresentam sob uma fórmula completamente inovadora, com luzes Led deslizantes, do interior para o exterior.
Também na traseira alguns pormenores foram tidos em conta nesta versão desportiva, como o difusor preto lacado e a generosa dupla saída de escape.
Quanto ao interior, também não foi esquecido, mantendo a aptidão desportiva presente no exterior, como são exemplo os pedais em alumínio, a soleira das portas cromadas, a cobertura do tejadilho em antracite, ou os pespontos vermelhos não só nos estofos desportivos, como em todo o painel de bordo, nos painéis das portas, no fole da alavanca de velocidades e nos tapetes específicos, o que torna, o habitáculo mais agressivo e entusiasmante.
Em relação ao comportamento e performances a Peugeot faz uso de toda a sua experiência para atingir a melhor relação peso/potência possível, sendo para isso necessária a utilização de um chassis com configurações específicas, com amortecedores que se adaptam instantaneamente ao tipo de condução escolhido.
Esta nova versão GT, recebe desta forma, duas motorizações de carácter desportivo e ESP desconectável, capazes de atingir elevadas performances, cumprindo já as normas Euro6:
Motor a gasolina: 1.6 e-THP 205 cv CVM6,
Este motor com uma cilindrada de 1 598 cc, combina um turbocompressor Twin-Scroll, para otimizar as performances desde os baixos regimes, injecção directa de gasolina que assegura pontos de combustão ideais, elevação variável das válvulas de admissão, em conjunto com os desfasadores da árvore de cames na admissão e escape (tecnologia VTi, Variable valve and Timing injection) e o Stop&Start (STT) para minorar os consumos e as emissões de CO2.
Quanto à motorização a diesel, temos o 2.0 BlueHDi 180 cv EAT6, com uma cilindrada de 1 997 cc e que regista emissões de CO2 de destaque, de apenas 103 g/km com um consumo de apenas 4,0 l/100km, graças a uma rampa comum de 3ª geração que oferece uma pressão que pode atingir os 2000 bar, uma nova câmara de combustão optimizada na mistura de ar e combustível alcançada por injectores de 7 furos, uma taxa de compressão de 16,7:1 para melhorar o rendimento global do motor, contando também com a preciosa ajuda de um óleo de muito baixa viscosidade, do tipo 0W15.
Também a experiência de condução foi mantida, uma vez que é um dos pontos fortes presentes no actual 308. O volante exclusivo em couro perfurado com a inscrição GT na sua base, concede ao condutor o enquadramento ideal para uma excelente experiência e adrenalina na condução.
O painel de instrumentos com fundo xadrez e o touchscreen com o tema Redline – vermelho e preto – atribuem ao 308 GT mais um pormenor de desportividade.
O modo de condução, quando está activo o Driver Sport Pack, dinamiza a vertente desportiva presente nesta versão nos seguintes aspectos:
- Sonoridade do motor amplificada, painel de instrumentos de visualização vermelha, visualização no painel de instrumentos da potência e do binário fornecidos, da pressão de sobrealimentação e das acelerações longitudinal e transversal, direcção assistida e cartografia do pedal do acelerador mais reactivas e reactividade superior da caixa de velocidades EAT6, com manípulos no volante.
Disponível no novo 308 GT, os principais equipamentos de série são:
- Acesso e ligação mãos-livres,
- Ajuda ao estacionamento traseiro e dianteiro,
- Ar condicionado automático bi-zona,
- Bancos dianteiros tipo baquet.
- Driver Sport Pack - Direcção assistida desportiva; reactividade do motor e caixa de velocidades; cartografia do pedal do acelerador reactiva; Sonoridade do motor amplificada; patilhas no volante no caso das caixas automáticas,
- Faróis dianteiros Full LED com assinatura luminosa integrada,
- Jantes em liga leve 18” - GT Diamand,
- Pack Couro/Alcântara GT (Bancos parcialmente em Couro (TEP) / Alcântara com pespontos em vermelho e tapetes GT),
- Painel de instrumentos com mostradores e agulhas em vermelho,
- Pára-choques dianteiro especifico com nova grelha com logo GT,
- Pedaleira e soleira das portas em alumínio,
- Puxadores das portas na cor da carroçaria e capas dos retrovisores em preto nacarado,
- Sistema de navegação com rádio MP3, ligações USB e Jack, Kit mãos-livres Bluetooth e comandos no volante,
- Tecto panorâmico em vidro com cortina de comando eléctrico sequencial e anti-entalamento,
- Touchscreen de 9,7’’ com o tema Redline, com fundo preto e vermelho,
- Travão de estacionamento eléctrico,
- Vidros laterais traseiros escurecidos + óculo traseiro aquecido e escurecido,
- Volante de 3 braços em couro perfurado com friso cromado GT.
Serão disponibilizadas um total de 6 cores para a nova versão GT da gama 308, das quais 1 opaca e 5 metalizadas (incluindo a cor exclusiva Azul magnetic).
Relativamente aos interiores, estão disponíveis duas possibilidades de configuração interior, predominando em ambas o tom preto e os detalhes em vermelho:
- Pack Couro/ Alcântara GT (de série): Bancos parcialmente em Couro (TEP)/Alcântara com pespontos em vermelho e tapetes GT;
- Pack Couro GT (como opcional): banco em couro com pespontos em vermelho, banco do condutor e passageiro com regulação lombar eléctrica, função de massagem/aquecimento, tapetes GT e banco do condutor com regulação eléctrica longitudinal/inclinação/altura e com 2 memórias.
Os preços praticados do Novo 308 GT, em Portugal, serão os seguintes:
1.6 e-THP 205 cv CVM6
308 GT Berlina - 32.310€
308 GT SW - 33.460€
2.0 BlueHDi 180 cv EAT6
308 GT Berlina - 39.880€
308 GT SW - 41.030€
Fonte: PEUGEOT PORTUGAL AUTOMÓVEIS S.A.
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