23 de dezembro de 2015

Fiat Tipo em Portugal


Depois da antestreia no Salão do Automóvel de Istambul no passado mês de Maio, o novo Fiat Tipo inicia agora  a sua comercialização em Portugal. 

A nova  Berlina Compacta da marca italiana será comercializada em mais de quarenta países. 
Este novo modelo de quatro portas, criado desde o início do projeto como um “três volumes”, representa o conceito “Nascido para ser  Berlina” reforçado pelo equilíbrio do design genuinamente italiano, garantindo personalidade e estilo sem negligenciar a funcionalidade.

O  resultado  é  uma  viatura  funcional  que  maximiza  a  relação  conteúdos/preço  –  conceito  crucial  na família funcional Fiat –, oferecendo o equipamento que os clientes verdadeiramente apreciam, com uma gama simples e uma proposta comercial transparente. 


Claramente, a FCA (Fiat Chrysler Automobiles) atribui um papel fundamental ao modelo, caracterizado por excelente habitabilidade e capacidade da bagageira, gama abrangente e estilo inconfundível, para consolidar a sua presença no mercado.

O  Fiat  Tipo  combina  excelente  capacidade  da  bagageira  (520  litros)  com dimensões  externas  compactas  (4,54  metros  de  comprimento,  1,79  de  largura  e  1,49  de  altura).  
A distância entre eixos de 2,64 metros realça o excecional conforto a bordo. 

Estas características são reforçadas pelo design italiano, tanto exterior como interior.

A suspensão do novo modelo, segura e estável, proporciona uma condução precisa, comportamento em estrada brilhante e excecional conforto: de rodas independentes de tipo McPherson no eixo dianteiro e de  rodas  interligadas  atrás.  Os  dois  esquemas  foram otimizados  de  modo  a  reduzir  o  peso, contribuindo, assim, para a economia de combustível. 

O novo Tipo conta com diversas soluções inteligentes que melhoram a vida a bordo, como o sistema UconnectTM com ecrã táctil a cores de 5", sistema mãos-livres Bluetooth, streaming áudio,  leitura  de  mensagens  e  reconhecimento  de  voz,  portas  AUX  e  USB  com integração  de  iPod, comandos  no  volante  e,  como  opcional,  câmara  posterior  de  estacionamento  e  novo  sistema  de navegação TomTom 3D Touch.


O nome do modelo –  Tipo  –  é uma famosa designação muitas vezes utilizada pela Fiat nos seus mais de  cem  anos  de  história.  Um  dos  modelos  a  ostentar  o  célebre  nome  foi  o  carro  de  que  foram produzidos quase dois milhões de exemplares entre 1988 e 1995 e premiado com o título de  "Car of the Year  1989",  nomeadamente graças  à  versatilidade  de  utilização,  grande  espaço  interior  e  dimensões compactas.  

O novo Fiat Tipo foi desenhado em Itália pelo Centro de Estilo Fiat, desenvolvido na Turquia em colaboração com  a Tofaş R&D, um dos maiores centros de investigação e desenvolvimento da FCA, e é construído na Tofaş em Bursa  – uma das melhores fábricas de automóveis do mundo, premiada com a Medalha de Ouro do programa World Class Manufacturing.


Cinco  passageiros  adultos  podem  viajar  no  Tipo  com  toda  a  comodidade  (os  bancos foram projetados para adultos com altura até 1,88 metros nos bancos da frente e até 1,80 metros no banco  de  trás).  Também  o  espaço  para  as  pernas  é  excelente:  a  distância  entre  a  extremidade  dos bancos da frente e os calcanhares dos passageiros é de 1,07 metros e de 934 centímetros no banco de trás (este último valor é típico de viaturas de segmento superior). 
Não menos importante, o assento do banco  do  meio  tem  muito  espaço  para  as  pernas, tornando  qualquer  viagem  agradável  mesmo  para passageiros adultos.


Um  dos  pontos  fortes  do  Fiat  Tipo  é  a  bagageira,  ampla  e  de  fácil  acesso:  das  mais  espaçosas  do segmento (520 litros), pode ser aproveitada ao máximo rebatendo o banco traseiro, fracionado (60/40), inteira ou parcialmente para transportar objetos particularmente longos.

Outro dos pontos fortes do novo Fiat Tipo é a disponibilidade de compartimentos, de vários formatos e capacidades, para arrumação de objetos (num total de nada menos que 12 litros), satisfazendo, assim, todas  as  necessidades.  Ao  alcance  da  mão  de  condutor  e  passageiro,  são  perfeitos  para  colocar objetos pessoais, consolas de jogos, garrafas, moedas e muito mais. 
O Tipo oferece ainda um centro multimédia em frente da alavanca da caixa de velocidades para ligar dispositivos eletrónicos.

Os clientes podem escolher entre dois motores turbodiesel Multijet II (1.3 95cv e 1.6 120 cv). Todos os motores são acoplados a tração dianteira e a caixas manuais de cinco ou seis velocidades, exceto o 1.6  E.torQ  que  utiliza  caixa  automática  de  seis  velocidades, proporcionando  uma  condução  suave  e confortável seja qual for a situação. 

Motores - 

A gama de motores do novo Fiat Tipo oferece dois turbodiesel – 1,3 e 1,6 litros –, ambos com tecnologia Multijet de segunda geração, o que assegura condução divertida, grande economia de combustível e reduzidos custos de manutenção. 

Referência na categoria dos motores diesel de baixa cilindrada, o 1.3 16v MultiJet II do novo Fiat Tipo utiliza um pequeno e sofisticado turbocompressor de geometria variável que permite ao motor debitar elevado binário a baixos regimes de rotação, beneficiando as prestações e a eficiência energética.  Na  Europa,  o  1.3  16v  MultiJet  II  do  novo  Fiat  Tipo  cumpre  a  norma  Euro  6  e  recorre  a diversos elementos destinados a reduzir o consumo e as emissões.
Acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades, o 1.3 16v MultiJet II do novo Tipo oferece 95 cv de potência a 3750 rpm e atinge 200 Nm de binário máximo logo às 1500 rpm. A velocidade máxima é de 180 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h leva apenas 11,7 segundos. 
No ciclo combinado, o novo Tipo 1.3 16v MultiJet II consome somente 3,7 litros/100km o que permite baixar ainda mais as emissões (98 g/km de CO2).

As performances do 1.6 Multijet II, com caixa manual de seis velocidades, são ainda mais interessantes. A potência máxima, de 120 cv a 3750 rpm, permite ao Fiat Tipo atingir 199 km/h de velocidade máxima e  acelerar  de  0  a  100  km/h  em  9,7  segundos.  
Sobrealimentado  com  turbocompressor  de  geometria variável,  debita  elevado  binário  a  baixo  regime  de  rotações  (320  Nm  a  1750  rpm),  beneficiando  a elasticidade.  
Estes  resultados  notáveis  são  alcançados  respeitando  o  ambiente  –  o  motor  cumpre  a norma Euro 6  –  e a eficiência em termos de consumo de combustível: no ciclo combinado, o Tipo 1.6 Multijet II 120 cv regista um consumo de 4,2 litros/100 km e emissões de CO2 de 110 g/km. 


Comum aos dois motores turbodiesel do Fiat Tipo é o sistema de injeção Common Rail Multijet II, a solução tecnicamente mais evoluída para controlar a pressão de injeção, seja qual for a velocidade do motor e a quantidade de combustível injetada. Na prática, o motor introduz pequenas quantidades de combustível  (injeção  piloto)  para  reduzir  o  ruído  e  as  emissões  e,  com  a  injeção  principal,  gere  a quantidade  de  combustível  injetada  necessária  para  fornecer  o  desempenho  exigido  pelo  condutor, assegurando um funcionamento particularmente suave do motor em todas as situações. 

Mais  especificamente,  os  inovadores  injetores  conseguem  gerir  até  oito  injeções  por  ciclo  e  definir estratégias avançadas para otimizar a combustão, como a Injection Rate Shaping (IRS), em que as duas injeções principais consecutivas são tão próximas que criam um perfil de débito de combustível contínuo e modulado. Estes métodos melhoram o processo de combustão, beneficiando o silêncio de funcionamento  e  a  baixa  produção  de  emissões  de  óxido  de  nitrogénio  (NOx).  
O  novo  sistema  de injeção tornou-se ainda mais simples e fiável graças a uma menos complexa construção dos injetores. 


Os motores MultiJet II utilizam ainda diversos elementos destinados a reduzir o consumo de combustível e as emissões, como um alternador inteligente, que modula o débito de energia de acordo  com as reais necessidades e o estado de carga da bateria, um circuito de refrigeração otimizado para mais rápido arranque do motor e uma bomba de óleo de capacidade variável, capaz de ajustar o fluxo de óleo e de reduzir a potência absorvida pela própria bomba. 

Equipamento - 

Concebido para complementar a experiência de condução e perfeitamente integrado no estilo da viatura, o sistema UconnectTM sobressai no centro do tabliet. São três as versões disponíveis, conforme o nível de equipamento e o mercado: Rádio Uconnect™, Uconnect™ 5’’ e Uconnect™ 5’’ Nav. 

O  primeiro  nível  inclui  ecrã  LCD,  rádio  AM/FM  e  sistema  mãos-livres  Bluetooth.  

O  segundo  nível (Uconnect™ 5’’) dispõe de ecrã táctil de 5” que permite ativar uma grande série de funções sem que o condutor tenha de desviar o olhar da estrada: rádio analógico ou digital (este nos mercados onde esta tecnologia  está disponível) e a possibilidade de ligação aos mais comuns dispositivos multimédia (media player, iPod, iPhone, smartphone) através da porta USB e da entrada Aux-in. Para além disso, a tecnologia  Bluetooth  pode  ser  usada  com  smartphones  compatíveis  para   ouvir  música  e  fazer telefonemas com sistema mãos-livres. Por fim, o Uconnect™5’’ dispõe de leitura de SMS recebidas em telemóveis  compatíveis  utilizando  a  tecnologia  "text  to  speech".  O  rádio  DAB  está  disponível  como opcional. 


A  oferta  do  Fiat  Tipo  completa-se  com  o  Uconnect™5’’  Nav  que  acrescenta  um  novo  sistema  de navegação  TomTom  3D  com  mapas  em  três  dimensões,  comandos  de  voz  e  TMC  (informações  de trânsito). A navegação é fácil, mesmo em estradas e cruzamentos complexos, graças a funcionalidades como  o  avançado  indicador  de  via.  Adicionalmente,  a  função  TomTom  IQ  Routes®  é  o  modo  mais simples  de  calcular  o  percurso  mais  rápido  com  base  em  velocidades  médias  reais.  Não  menos importante, o condutor pode viajar com total segurança, graças às indicações  ponto a ponto no painel de instrumentos, enquanto outras funções estão activas no rádio. 

Por fim, estão disponíveis dois sistemas de som, em função do dispositivo Uconnect montado no carro: o primeiro, de série com o Rádio Uconnect™, dispõe de sistema de  160 Watts com dois altifalantes de 165 mm full-range nas portas da frente e dois altifalantes de 130 mm full -range nas portas de trás. 

Já o Uconnect™  5’’  e  o  Uconnect™5’’  Nav,  por  sua  vez,  oferecem  um  sistema  de  220  Watts  com  dois tweeters de 19 mm no tabliê, dois mid-woofers de 165 mm nas portas da frente e dois full-range de 130 mm nas portas de trás.

Segurança - 

O  novo  Fiat  Tipo  oferece  até  seis  airbags  (frontais,  de  janela  e  laterais),  ABS  com  Electronic  Brake Distribution (EBD), faróis de nevoeiro com função “cornering” e Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus (TPMS) que informa o condutor se a pressão dos pneus estiver baixa. Além disso, o novo modelo assegura uma eficaz travagem ao adoptar um sistema que difere conforme a versão do motor: o 1.3 Multijet monta discos auto ventilados de 257 mm à frente, enquanto as outras versões utilizam discos de  284  mm.  
O  1.6  Multijet  dispõe  de  discos  traseiros  de  251  mm,  enquanto  as  outras  versões  são equipadas com tambores de 228 mm. 


Dependendo  do  nível  de  equipamento  e  do  mercado,  estão  disponíveis  outros  dispositivos, como sensores de estacionamento, câmara posterior  Park Assist System, faróis automáticos e Cruise Control. Em particular, no ecrã do UconnectTM 5.0", a câmara posterior mostra uma ampla área atrás da viatura, permitindo que o condutor efetue a marcha atrás em total segurança. 

Por fim, merece especial referência o sofisticado sistema ESC (Electronic Stability Control) do Fiat Tipo, que atua em condições próximas do limite, quando a estabilidade do veículo está em risco, ajudando o condutor a recuperar o controlo da viatura. O ESC dispõe de diversas úteis funções, como: 

- ASR (Anti Slip Regulation): o sistema utiliza os travões e o sistema de controlo do motor a qualquer velocidade para  otimizar  a  tração,  permitindo  que o  Fiat  Tipo  evolua  facilmente  em pisos  de  baixa aderência. 

- Panic Brake Assist  (PBA): em caso de travagem de emergência, o sistema aplica a máxima força de travagem para imobilizar a viatura no mais curto espaço possível. 

-  Trailer  Sway  Control  (TSC):  o  sistema  reduz  a  oscilação  de  um  eventual  atrelado  para  melhorar  o controlo  em  condições  de  reboque  difíceis.  Monitoriza  a  direção  do  carro  em  relação à  trajectória  e aplica  pressão  alternada  nos  travões  para  abrandar  e,  caso  a  pressão  aumente  numa  das  rodas  da frente, para recuperar a estabilidade do atrelado. 

-  Hill  Start  Assist  (HSA):  o  sistema  mantém  a  pressão  nos  travões  durante aproximadamente  dois segundos para facilitar o arranque sem ser preciso carregar no pedal ou utilizar o travão de mão. 

- MSR (Motor Schleppmoment Regelung): em caso de redução excessivamente abrupta em  condições de baixa aderência, a função MSR intervém restabelecendo o binário do motor e evitando que as rodas bloqueiem e deslizem. 

- Electronic Rollover Mitigation (ERM): esta função ativa-se quando uma das rodas se eleva da estrada. Em caso de condições dinâmicas extremas, o ERM ajuda a restabelecer a estabilidade e a recuperar o controlo da viatura.  

-  Traction  Control  System  (TCS):  reduz  o  risco  de  patinagem  das  rodas  motrizes  em  aceleração  no arranque  ou  a  baixa  velocidade  aplicando  uma  força  de  travagem  às  rodas  que  estão  a  perder aderência. O sistema pode ser parcialmente desativado carregando num botão específico. 

- Ativação das luzes de stop em caso de travagem: esta função ativa as luzes de stop por um ou mais segundos se forem ativados os sistemas Hill Start Assist ou ESC. 


Especificações Técnicas
1.3 MJET 95 CV / 1.6 MJET 120 CV
Motores - 4  cilindros.
Cilindrada - 1248 / 1598.
Potência - 95 cv às 3750 rpm /  120 cv às 3750 rpm
Binário -   200 Nm às 1500 rpm / 320 Nm às 1750 rpm 
Classificação ambiental - Euro 6 
Combustível - Diesel 
Tração - Dianteira 
Caixa de velocidades - 5 / 6
Diâmetro de viragem entre passeios - 10,93 m
Travões
Dianteiros - 284 mm   
Traseiros-  251 mm / Tambor
Suspensão
Dianteira - MacPherson com Amortecedores telescópicos.
Traseira - Eixo de torção com Amortecedores telescópicos.
Dimensões 
Distância entre eixos - 2636 mm
Comprimento - 4532 mm
Altura - 1497
Largura - 1792 mm
Bagageira - 520 litros
Pneus - 195/65 R15 - 205/55 R16  225/45 R17
Peso em vazio - 1280 kg / 1345 kg
Depósito de combustível - 45 Litros
Performances 
Velocidade máx. - 180 km/h / 199 km/h
Aceleração (1 pessoa + 30 kg) 0-100 km/h - 11,7 seg. / 9,7 seg.
Consumo de combustível (litros/100km) 
Urbano - 4,3 / 5,2
Extra-urbano - 3,4 / 3,6
Combinado - 3,7 / 4,2

Preços
1.3 MJET 95cv - 19.300€
1.6 MJET 120cv - 21.300€. 
(Ambos os preços são Chave na Mão.)

Fonte: FCA

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