Depois da antestreia no Salão do Automóvel de Istambul no passado mês de Maio, o novo Fiat Tipo inicia agora a sua comercialização em Portugal.
A nova Berlina Compacta da marca italiana será comercializada em mais de quarenta países.
Este novo modelo de quatro portas, criado desde o início do projeto como um “três volumes”, representa o conceito “Nascido para ser Berlina” reforçado pelo equilíbrio do design genuinamente italiano, garantindo personalidade e estilo sem negligenciar a funcionalidade.
O resultado é uma viatura funcional que maximiza a relação conteúdos/preço – conceito crucial na família funcional Fiat –, oferecendo o equipamento que os clientes verdadeiramente apreciam, com uma gama simples e uma proposta comercial transparente.
Claramente, a FCA (Fiat Chrysler Automobiles) atribui um papel fundamental ao modelo, caracterizado por excelente habitabilidade e capacidade da bagageira, gama abrangente e estilo inconfundível, para consolidar a sua presença no mercado.
O Fiat Tipo combina excelente capacidade da bagageira (520 litros) com dimensões externas compactas (4,54 metros de comprimento, 1,79 de largura e 1,49 de altura).
A distância entre eixos de 2,64 metros realça o excecional conforto a bordo.
Estas características são reforçadas pelo design italiano, tanto exterior como interior.
A suspensão do novo modelo, segura e estável, proporciona uma condução precisa, comportamento em estrada brilhante e excecional conforto: de rodas independentes de tipo McPherson no eixo dianteiro e de rodas interligadas atrás. Os dois esquemas foram otimizados de modo a reduzir o peso, contribuindo, assim, para a economia de combustível.
O novo Tipo conta com diversas soluções inteligentes que melhoram a vida a bordo, como o sistema UconnectTM com ecrã táctil a cores de 5", sistema mãos-livres Bluetooth, streaming áudio, leitura de mensagens e reconhecimento de voz, portas AUX e USB com integração de iPod, comandos no volante e, como opcional, câmara posterior de estacionamento e novo sistema de navegação TomTom 3D Touch.
O nome do modelo – Tipo – é uma famosa designação muitas vezes utilizada pela Fiat nos seus mais de cem anos de história. Um dos modelos a ostentar o célebre nome foi o carro de que foram produzidos quase dois milhões de exemplares entre 1988 e 1995 e premiado com o título de "Car of the Year 1989", nomeadamente graças à versatilidade de utilização, grande espaço interior e dimensões compactas.
O novo Fiat Tipo foi desenhado em Itália pelo Centro de Estilo Fiat, desenvolvido na Turquia em colaboração com a Tofaş R&D, um dos maiores centros de investigação e desenvolvimento da FCA, e é construído na Tofaş em Bursa – uma das melhores fábricas de automóveis do mundo, premiada com a Medalha de Ouro do programa World Class Manufacturing.
Cinco passageiros adultos podem viajar no Tipo com toda a comodidade (os bancos foram projetados para adultos com altura até 1,88 metros nos bancos da frente e até 1,80 metros no banco de trás). Também o espaço para as pernas é excelente: a distância entre a extremidade dos bancos da frente e os calcanhares dos passageiros é de 1,07 metros e de 934 centímetros no banco de trás (este último valor é típico de viaturas de segmento superior).
Não menos importante, o assento do banco do meio tem muito espaço para as pernas, tornando qualquer viagem agradável mesmo para passageiros adultos.
Um dos pontos fortes do Fiat Tipo é a bagageira, ampla e de fácil acesso: das mais espaçosas do segmento (520 litros), pode ser aproveitada ao máximo rebatendo o banco traseiro, fracionado (60/40), inteira ou parcialmente para transportar objetos particularmente longos.
Outro dos pontos fortes do novo Fiat Tipo é a disponibilidade de compartimentos, de vários formatos e capacidades, para arrumação de objetos (num total de nada menos que 12 litros), satisfazendo, assim, todas as necessidades. Ao alcance da mão de condutor e passageiro, são perfeitos para colocar objetos pessoais, consolas de jogos, garrafas, moedas e muito mais.
O Tipo oferece ainda um centro multimédia em frente da alavanca da caixa de velocidades para ligar dispositivos eletrónicos.
Os clientes podem escolher entre dois motores turbodiesel Multijet II (1.3 95cv e 1.6 120 cv). Todos os motores são acoplados a tração dianteira e a caixas manuais de cinco ou seis velocidades, exceto o 1.6 E.torQ que utiliza caixa automática de seis velocidades, proporcionando uma condução suave e confortável seja qual for a situação.
Motores -
A gama de motores do novo Fiat Tipo oferece dois turbodiesel – 1,3 e 1,6 litros –, ambos com tecnologia Multijet de segunda geração, o que assegura condução divertida, grande economia de combustível e reduzidos custos de manutenção.
Referência na categoria dos motores diesel de baixa cilindrada, o 1.3 16v MultiJet II do novo Fiat Tipo utiliza um pequeno e sofisticado turbocompressor de geometria variável que permite ao motor debitar elevado binário a baixos regimes de rotação, beneficiando as prestações e a eficiência energética. Na Europa, o 1.3 16v MultiJet II do novo Fiat Tipo cumpre a norma Euro 6 e recorre a diversos elementos destinados a reduzir o consumo e as emissões.
Acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades, o 1.3 16v MultiJet II do novo Tipo oferece 95 cv de potência a 3750 rpm e atinge 200 Nm de binário máximo logo às 1500 rpm. A velocidade máxima é de 180 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h leva apenas 11,7 segundos.
No ciclo combinado, o novo Tipo 1.3 16v MultiJet II consome somente 3,7 litros/100km o que permite baixar ainda mais as emissões (98 g/km de CO2).
As performances do 1.6 Multijet II, com caixa manual de seis velocidades, são ainda mais interessantes. A potência máxima, de 120 cv a 3750 rpm, permite ao Fiat Tipo atingir 199 km/h de velocidade máxima e acelerar de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos.
Sobrealimentado com turbocompressor de geometria variável, debita elevado binário a baixo regime de rotações (320 Nm a 1750 rpm), beneficiando a elasticidade.
Estes resultados notáveis são alcançados respeitando o ambiente – o motor cumpre a norma Euro 6 – e a eficiência em termos de consumo de combustível: no ciclo combinado, o Tipo 1.6 Multijet II 120 cv regista um consumo de 4,2 litros/100 km e emissões de CO2 de 110 g/km.
Comum aos dois motores turbodiesel do Fiat Tipo é o sistema de injeção Common Rail Multijet II, a solução tecnicamente mais evoluída para controlar a pressão de injeção, seja qual for a velocidade do motor e a quantidade de combustível injetada. Na prática, o motor introduz pequenas quantidades de combustível (injeção piloto) para reduzir o ruído e as emissões e, com a injeção principal, gere a quantidade de combustível injetada necessária para fornecer o desempenho exigido pelo condutor, assegurando um funcionamento particularmente suave do motor em todas as situações.
Mais especificamente, os inovadores injetores conseguem gerir até oito injeções por ciclo e definir estratégias avançadas para otimizar a combustão, como a Injection Rate Shaping (IRS), em que as duas injeções principais consecutivas são tão próximas que criam um perfil de débito de combustível contínuo e modulado. Estes métodos melhoram o processo de combustão, beneficiando o silêncio de funcionamento e a baixa produção de emissões de óxido de nitrogénio (NOx).
O novo sistema de injeção tornou-se ainda mais simples e fiável graças a uma menos complexa construção dos injetores.
Os motores MultiJet II utilizam ainda diversos elementos destinados a reduzir o consumo de combustível e as emissões, como um alternador inteligente, que modula o débito de energia de acordo com as reais necessidades e o estado de carga da bateria, um circuito de refrigeração otimizado para mais rápido arranque do motor e uma bomba de óleo de capacidade variável, capaz de ajustar o fluxo de óleo e de reduzir a potência absorvida pela própria bomba.
Equipamento -
Concebido para complementar a experiência de condução e perfeitamente integrado no estilo da viatura, o sistema UconnectTM sobressai no centro do tabliet. São três as versões disponíveis, conforme o nível de equipamento e o mercado: Rádio Uconnect™, Uconnect™ 5’’ e Uconnect™ 5’’ Nav.
O primeiro nível inclui ecrã LCD, rádio AM/FM e sistema mãos-livres Bluetooth.
O segundo nível (Uconnect™ 5’’) dispõe de ecrã táctil de 5” que permite ativar uma grande série de funções sem que o condutor tenha de desviar o olhar da estrada: rádio analógico ou digital (este nos mercados onde esta tecnologia está disponível) e a possibilidade de ligação aos mais comuns dispositivos multimédia (media player, iPod, iPhone, smartphone) através da porta USB e da entrada Aux-in. Para além disso, a tecnologia Bluetooth pode ser usada com smartphones compatíveis para ouvir música e fazer telefonemas com sistema mãos-livres. Por fim, o Uconnect™5’’ dispõe de leitura de SMS recebidas em telemóveis compatíveis utilizando a tecnologia "text to speech". O rádio DAB está disponível como opcional.
A oferta do Fiat Tipo completa-se com o Uconnect™5’’ Nav que acrescenta um novo sistema de navegação TomTom 3D com mapas em três dimensões, comandos de voz e TMC (informações de trânsito). A navegação é fácil, mesmo em estradas e cruzamentos complexos, graças a funcionalidades como o avançado indicador de via. Adicionalmente, a função TomTom IQ Routes® é o modo mais simples de calcular o percurso mais rápido com base em velocidades médias reais. Não menos importante, o condutor pode viajar com total segurança, graças às indicações ponto a ponto no painel de instrumentos, enquanto outras funções estão activas no rádio.
Por fim, estão disponíveis dois sistemas de som, em função do dispositivo Uconnect montado no carro: o primeiro, de série com o Rádio Uconnect™, dispõe de sistema de 160 Watts com dois altifalantes de 165 mm full-range nas portas da frente e dois altifalantes de 130 mm full -range nas portas de trás.
Já o Uconnect™ 5’’ e o Uconnect™5’’ Nav, por sua vez, oferecem um sistema de 220 Watts com dois tweeters de 19 mm no tabliê, dois mid-woofers de 165 mm nas portas da frente e dois full-range de 130 mm nas portas de trás.
Segurança -
O novo Fiat Tipo oferece até seis airbags (frontais, de janela e laterais), ABS com Electronic Brake Distribution (EBD), faróis de nevoeiro com função “cornering” e Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus (TPMS) que informa o condutor se a pressão dos pneus estiver baixa. Além disso, o novo modelo assegura uma eficaz travagem ao adoptar um sistema que difere conforme a versão do motor: o 1.3 Multijet monta discos auto ventilados de 257 mm à frente, enquanto as outras versões utilizam discos de 284 mm.
O 1.6 Multijet dispõe de discos traseiros de 251 mm, enquanto as outras versões são equipadas com tambores de 228 mm.
Dependendo do nível de equipamento e do mercado, estão disponíveis outros dispositivos, como sensores de estacionamento, câmara posterior Park Assist System, faróis automáticos e Cruise Control. Em particular, no ecrã do UconnectTM 5.0", a câmara posterior mostra uma ampla área atrás da viatura, permitindo que o condutor efetue a marcha atrás em total segurança.
Por fim, merece especial referência o sofisticado sistema ESC (Electronic Stability Control) do Fiat Tipo, que atua em condições próximas do limite, quando a estabilidade do veículo está em risco, ajudando o condutor a recuperar o controlo da viatura. O ESC dispõe de diversas úteis funções, como:
- ASR (Anti Slip Regulation): o sistema utiliza os travões e o sistema de controlo do motor a qualquer velocidade para otimizar a tração, permitindo que o Fiat Tipo evolua facilmente em pisos de baixa aderência.
- Panic Brake Assist (PBA): em caso de travagem de emergência, o sistema aplica a máxima força de travagem para imobilizar a viatura no mais curto espaço possível.
- Trailer Sway Control (TSC): o sistema reduz a oscilação de um eventual atrelado para melhorar o controlo em condições de reboque difíceis. Monitoriza a direção do carro em relação à trajectória e aplica pressão alternada nos travões para abrandar e, caso a pressão aumente numa das rodas da frente, para recuperar a estabilidade do atrelado.
- Hill Start Assist (HSA): o sistema mantém a pressão nos travões durante aproximadamente dois segundos para facilitar o arranque sem ser preciso carregar no pedal ou utilizar o travão de mão.
- MSR (Motor Schleppmoment Regelung): em caso de redução excessivamente abrupta em condições de baixa aderência, a função MSR intervém restabelecendo o binário do motor e evitando que as rodas bloqueiem e deslizem.
- Electronic Rollover Mitigation (ERM): esta função ativa-se quando uma das rodas se eleva da estrada. Em caso de condições dinâmicas extremas, o ERM ajuda a restabelecer a estabilidade e a recuperar o controlo da viatura.
- Traction Control System (TCS): reduz o risco de patinagem das rodas motrizes em aceleração no arranque ou a baixa velocidade aplicando uma força de travagem às rodas que estão a perder aderência. O sistema pode ser parcialmente desativado carregando num botão específico.
- Ativação das luzes de stop em caso de travagem: esta função ativa as luzes de stop por um ou mais segundos se forem ativados os sistemas Hill Start Assist ou ESC.
Especificações Técnicas
1.3 MJET 95 CV / 1.6 MJET 120 CV
Motores - 4 cilindros.
Cilindrada - 1248 / 1598.
Potência - 95 cv às 3750 rpm / 120 cv às 3750 rpm
Binário - 200 Nm às 1500 rpm / 320 Nm às 1750 rpm
Classificação ambiental - Euro 6
Combustível - Diesel
Tração - Dianteira
Caixa de velocidades - 5 / 6
Diâmetro de viragem entre passeios - 10,93 m
Travões
Dianteiros - 284 mm
Traseiros- 251 mm / Tambor
Suspensão
Dianteira - MacPherson com Amortecedores telescópicos.
Traseira - Eixo de torção com Amortecedores telescópicos.
Dimensões
Distância entre eixos - 2636 mm
Comprimento - 4532 mm
Altura - 1497
Largura - 1792 mm
Bagageira - 520 litros
Pneus - 195/65 R15 - 205/55 R16 225/45 R17
Peso em vazio - 1280 kg / 1345 kg
Depósito de combustível - 45 Litros
Performances
Velocidade máx. - 180 km/h / 199 km/h
Aceleração (1 pessoa + 30 kg) 0-100 km/h - 11,7 seg. / 9,7 seg.
Consumo de combustível (litros/100km)
Urbano - 4,3 / 5,2
Extra-urbano - 3,4 / 3,6
Combinado - 3,7 / 4,2
Preços
1.3 MJET 95cv - 19.300€
1.6 MJET 120cv - 21.300€.
(Ambos os preços são Chave na Mão.)
Fonte: FCA
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