21 de dezembro de 2015

Renault Mégane - Apresentação


O novo Renault Mégane chega ao nosso país já no princípio de 2016. 


Segundo a marca gaulesa, a nova geração do Mégane apresenta-se com um design dinâmico, um conjunto de tecnologias provenientes do segmento superior, juntamente com um comportamento em estrada de excelência e uma gama de motores extensa que satisfaz todas as necessidades.

O novo segmento C da Renault oferece uma condução conectada graças ao R-Link 2, centro de controlo com um tablet vertical de 8,7 polegadas; uma condução personalizável com o auxílio da tecnologia Multi-Sense e uma condução segura, graças às ajudas à condução facilmente utilizáveis, através das informações exibidas no head-up display a cores.


Na versão GT, o sistema 4Control, uma estreia mundial no segmento, associado às ligações ao solo otimizadas pelos engenheiros da Renault Sport, oferece uma condução ainda mais desportiva e dinâmica.

As qualidades dinâmicas do Novo Mégane, associadas a uma gama de motores com potências entre os 90 e os 205 cavalos, fazem do Mégane um valor seguro no seu segmento. 

Com mais de 64 mm (4359 mm) de comprimento, mais baixo 25 mm (1447 mm), mais 28 mm (2669 mm)entre eixos e vias mais largas - 47 mm à frente (1591 mm) e 39 mm (1586 mm) atrás, face ao seu antecessor, o Megane exibe novas proporções que reforçam as qualidades dinâmicas e uma nova assinatura luminosa ativa e um poderoso desenho dos flancos, exprimindo ao mesmo tempo, poder e sensualidade, design a ser seguido nos novos automóveis da Renault. 


À frente, a assinatura luminosa em forma de C, beneficia da tecnologia LED com guia de luz e efeito 3D. Nas versões superiores, o Novo Mégane dispõe de faróis «full LED», com comutação automática estrada/cidade (tecnologia LED Pure Vision). 


Atrás, todas as luzes são do tipo LED e estão permanentemente acesas, desenhando uma assinatura horizontal, transversal, que oferece um efeito 3D – proporcionado pela tecnologia Edge Light - uma fina guia luminosa desenhada em profundidade por uma luz púrpura.

Esta assinatura luminosa distintiva prolonga-se pelo interior do habitáculo, graças à tecnologia Multi-Sense, que oferece 5 ambientes de luz associados a 5 modos de condução (ver o capítulo 2 sobre as tecnologias dos segmentos superiores).


Num ambiente tipo "cockpit" que envolve o condutor (head-up display a cores, quadro de instrumentos com ecrã TFT de 7 polegadas a cores e personalizável, tablet multimédia vertical de 8,7 polegadas com R-Link 2, consola central), foi dada especial atenção aos acabamentos, à qualidade dos materiais, ao seu toque «soft» igualmente percetível tanto pelo condutor como pelo passageiro, contribuindo para o prazer de vida a bordo do Novo Mégane.

Os assentos foram objeto de um trabalho de precisão, sendo envolventes, proporcionando  grande conforto e poder de retenção graças a uma espuma de dupla densidade. As estruturas são comuns aos Novos Renault Espace e Talisman. Os assentos são aquecidos e o do condutor está dotado da função de massagem, tem regulação lombar elétrica.


Desde o lançamento, o Novo Mégane terá uma versão GT Line, com design exterior e interior desportivos. 
No exterior, o novo Mégane GT Line dispõe de um para-choques dianteiro desenhado de forma a reforçar o seu carácter desportivo. A entrada de ar mais larga é enquadrada por duas goteiras laterais e está equipado com uma grelha específica (ninho de abelha). 

Atrás, dispõe de uma saída de escape elítica cromada instalada do lado do condutor e de um difusor perfilado que contribuem para o look dinâmico do novo Mégane. 
Destaque, ainda, para o monograma GT-Line de grandes dimensões nos guarda-lamas dianteiros e para a inscrição na traseira.

As jantes são de 17 polegadas - Dark Metal - são de série,estando as jantes de 18 polegadas disponíveis em opção. A cor Dark Metal também está presente nas estruturas dos retrovisores, no difusor e nas goteiras laterais dianteiras.

O interior do Novo Mégane GT-Line oferece um universo simultaneamente distinto e desportivo. Os assentos envolventes com apoios de cabeça integrados, pesponto em azul e logótipo sport com padrão quadriculado, proporcionam conforto e reforçam o poder de retenção lateral. 
Três tipos de estofos à escolha: tecido, couro Alcantara® com faixas azuis, couro Alcantara® com faixas pretas. 
Os pormenores em azul do habitáculo, dos frisos e dos pespontos estão em perfeita harmonia com a cor exterior exclusiva Azul Iron, que reforça a identidade do Novo Mégane. 
O volante dispõe de um revestimento específico para oferecer uma melhor retenção. 


O Novo Mégane dispõe, em função das versões, do R-Link 2 que utiliza um ecrã em formato vertical de 8,7 polegadas (22 cm), idêntico ao do Novo Espace e do Talisman. Este equipamento é inédito no segmento e está dotado de um ecrã que oferece uma sensação muito agradável ao toque, semelhante à de um smartphone ou tablet. 

Para as versões Bose®, os engenheiros da Bose® e da Renault trabalharam em estreita colaboração para obter um som especificamente configurado para este novo modelo, graças à localização ideal de um altifalante central à frente, de outros oito altifalantes distribuídos pelo habitáculo e de um subwoofer integrado no porta-bagagens. 

Já disponível no Novo Espace e no Talisman, a tecnologia Multi-Sense permite personalizar a experiência de condução, modificando a resposta do pedal de acelerador e do motor, o tempo entre mudanças de velocidade (com a caixa automática EDC), a rigidez da direção, o ambiente luminoso do habitáculo e ainda a função de massagem do banco do condutor (quando o automóvel dispõe desta opção).

Um comando Multi-Sense, posicionado na consola, permite aceder diretamente à função no ecrã R-Link 2 e ainda aos 5 modos de condução: Neutro, Sport, Confort, Personalizado e Eco. 
Na versão GT, o botão R.S. Drive substitui o botão Eco e dá acesso imediato ao modo Sport. 


Cinco ambientes luminosos estão associados a estes 5 modos de condução: sépia, vermelho, azul, violeta e verde. A tonalidade de iluminação do habitáculo está em  harmonia com a cor de exibição do ecrã TFT do quadro de instrumentos e do ecrã multimédia vertical.

Além disso, também graças à tecnologia Multi-Sense, o condutor pode personalizar a sonoridade do motor. Neste âmbito, dispõe de 3 modos à sua escolha: Neutro, Confort e Sport. 

Quanto à segurança, o Mégane 4 beneficia das mais recentes tecnologias de ajudas à condução que já tinham sido integradas nos Novos Espace e Talisman. O conjunto dos dispositivos de ajudas à condução, acessível e ativável a partir do tablet R-Link 2, permite: 

Proteger - Regulador de velocidade adaptativo (ACC); Travagem ativa de emergência (AEBS). 

Alertar - Alerta de transposição involuntária de via (LDW); Alerta de distância de segurança (DW); Alerta de excesso de velocidade com reconhecimento dos sinais de trânsito (OSP com TSR) e Aviso de ângulo morto (BSW). 

Facilitar - Câmara de marcha-atrás; Comutação automática dos faróis de máximos para médios (AHL); Ajuda ao estacionamento dianteiro, traseiro, lateral e estacionamento em mãos-livres (Easy Park Assist). 

O novo Mégane GT é o primeiro automóvel do segmento a beneficiar da tecnologia 4Control. Esta tecnologia inovadora com a assinatura Renault gere o ângulo de viragem das rodas traseiras. 
O 4Control foi parametrizado pelos engenheiros da Renault Sport especificamente para o novo Mégane, permitindo-lhe adotar um comportamento desportivo, dinâmico e rigoroso, oferecendo assim um inédito prazer de condução.


A Renault, pioneira na utilização da tecnologia do turbo e do downsizing na Fórmula 1, aplicou o seu know how no novo Mégane . 

Motores a gasolina -  

Energy TCe 100, caixa manual de 6 velocidades: 100 cv e 175 Nm de binário disponível a partir das 1 500 rpm. 120 g de CO2/km; 5,4 l/100 km.

Energy TCe 130, caixa manual de 6 velocidades: 130 cv e 205 Nm de binário disponível a partir das 2000 rpm.

Energy TCe 130, caixa automática de dupla embraiagem EDC de 7 velocidades: 130 cv e 205 Nm de binário disponível a partir das 2000 rpm.

Apenas no Novo Mégane GT: Energy TCe 205, caixa automática de dupla embraiagem EDC de 7 velocidades - 205 cv e 280 Nm de binário disponível a partir das 2000 rpm.

Motores diesel -  

Energy dCi 90, caixa manual de 6 velocidades - 90 cv e 220 Nm de binário disponível a partir das 1750 rpm. 95 g de CO2/km; 3,7 l/100 km.

Energy dCi 110, caixa manual de 6 velocidades - 110 cv e 260 Nm de binário disponível a partir das 1750 rpm.
Este motor posiciona o Novo Mégane entre os melhores do segmento em termos de emissões de CO2 (86 g de CO2/km) e de consumos (3,3 l/100 km) e é por isso distinguido com a assinatura ECO2.

Energy dCi 110, caixa automática de dupla embraiagem EDC de 6 velocidades - 110 cv e 250 Nm de binário disponível a partir das 1750 rpm. 95 g de CO2/km; 3,7 l/100 km.
Energy dCi 130, caixa manual de 6 velocidades - 130 cv e 320 Nm de binário disponível a partir das 1750 rpm.

Apenas no Novo Mégane GT: Energy dCi 165, caixa automática de dupla embraiagem EDC de 6 velocidades - 165 cv e 380 Nm de binário disponível (Apenas em Junho).


No início de 2017 será lançada uma versão denominada «Hybrid Assist», que incluirá o motor Energy dCi 110. O sistema permitirá aumentar a força de aceleração em determinadas fases de utilização, particularmente a baixo regime. 
Com o novo Mégane, a Renault visa emissões de CO2 reduzidas de 76 g/km, sob reserva de homologação, com um consumo homologado em ciclo NEDC inferior a 3 l/100 km (2,9 l/100 km). Um objetivo só possível graças à tecnologia de recuperação de energia nas fases de desaceleração e travagem. 
O Hybrid Assist, que funciona com uma bateria de 48V, é o motor elétrico auxiliar do motor térmico, que se mantém em funcionamento contínuo.

Fonte: Renault


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