O Opel Grandland X faz a síntese da elegância e do espírito de aventura, através de linhas dinâmicas, aparência moderna ‘off-road’, posição elevada dos bancos (característica de um SUV) e conceito de segurança abrangente que valeu a classificação máxima de cinco estrelas Euro NCAP.
O novo Grandland X é o terceiro modelo da linha X da Opel, a par do Opel Mokka X e do Crossland X, e foi concebido para exceder as mais elevadas expetativas.
A elegância das linhas da carroçaria e do habitáculo partem de proporções certas que tornam este SUV da Opel particularmente atraente.
Com 4,477 metros de comprimento, 1,856 m de largura (sem espelhos) e 1,609 m de altura, o Grandland X exibe uma grelha dianteira com duas barras salientes que "seguram" o logótipo da Opel e alargam-se para os faróis para rematar nas luzes diurnas LED que dão forma à tradicional assinatura de "dupla asa" da Opel.
No perfil lateral destaca-se a articulação de detalhes musculados de "offroad" como por exemplo, os grandes arcos de rodas e as proteções de carroçaria em plástico.
A carroçaria pode assumir pintura a duas cores, com tejadilho em preto. Um dos pormenores de design marcantes do novo Grandland X é o formato do pilar C, criando uma ligação dinâmica entre as secções superior e inferior da carroçaria.
Na traseira, o porte largo é acentuado por grupos óticos estreitos, colocados horizontalmente em posição elevada.
No interior, sobressai o tablier e a consola central, com um grande ecrã tátil, formando um conjunto harmonioso que está orientado para o condutor. A consola possui três níveis distintos de comandos, dispostos horizontalmente, para acesso rápido e intuitivo às principais funções de infoentretenimento, climatização e dinâmica.
Os materiais são de qualidade, contribuindo decisivamente para o excelente ambiente que se vive a bordo. Condutor e ocupantes sentam-se em assentos em posição elevada, tipicamente SUV, o que facilita entradas e saídas, além de garantir excelente visibilidade para o exterior.
O Grandland X também pode ser encomendado com um grande tejadilho panorâmico em vidro.
Outro importante equipamento de conforto são os bancos ergonómicos certificados pela agência alemã de especialistas AGR e no inverno, torna-se especialmente útil o aquecimento do volante e dos bancos dianteiros e traseiros.
O espaço a bordo ganha com a longa distância entre eixos, que faculta cinco lugares confortáveis e uma grande bagageira com capacidade que vai de 514 a 1652 litros. Neste domínio, o novo SUV da Opel rivaliza com as ‘station wagon’ compactas com as maiores malas. O comando da tampa pode ser elétrico, com sensor de pé para abrir e fechar automaticamente.
Tal como em todos os Opel, o Grandland X está equipado com sistemas avançados de informação e entretenimento Radio R 4.0 IntelliLink e Navi 5.0 IntelliLink, compatíveis com Android Auto e Apple CarPlay. Os telemóveis podem ser recarregados por indução, sem fio. Para os mais exigentes, a Opel desenvolveu, em parceria com a Denon, um conjunto de oito altifalantes e subwoofer.
Do equipamento de segurança faz parte um leque alargado de novas tecnologias que prestam muito útil assistência à condução, elevando os patamares de conforto e de segurança. São os casos do Alerta de Cansaço do Condutor e do sistema de Programador de Velocidade Automático com função de paragem, que mantém velocidade e distância constante para o veículo da frente e trava (até imobilizar) ou acelera o Grandland X quando necessário.
Os padrões referenciais de segurança do novo SUV da Opel foram corroborados pelo Euro NCAP, que lhe atribuiu a classificação máxima de cinco estrelas. O Grandland X teve notas altas em todas as quatro categorias de segurança: proteção de ocupantes adultos, proteção de ocupantes infantis, proteção de peões e sistemas de assistência à condução.
No que diz respeito a motorizações, o novo Opel Grandland X oferece à escolha propulsores que se destacam pelas baixas emissões de CO2 e já cumprem a futura norma Euro 6d-TEMP. Estes motores podem ter acoplada uma moderna caixa manual de seis velocidades ou uma eficiente caixa automática de 8 velocidades.
A opção Diesel está a cargo do novo 1.5 Turbo D, que debita 130 cv e entrega o binário máximo de 300 Nm às 1750 rpm, estando disponível com caixa automática de oito velocidades, ou caixa manual de seis velocidades.
O 1.2 Turbo com injeção direta de gasolina, construído em alumínio, debita 130 cv de potência e binário máximo de 230 Nm logo às 1750 rpm. Pode ter caixa manual de seis velocidades ou caixa automática de oito velocidades.
Sem comentários:
Enviar um comentário