Em 2017, o Renault Kadjar chegou a Portugal limitado pela legislação no que às taxas das portagens nacionais diz respeito. A oferta assentava num único motor a diesel e, mesmo essa, só possível pelo investimento feito pela marca em produzir unidades com um eixo traseiro específico para o país.
Mas, dois anos volvidos e liberto dos constrangimentos das portagens (exceto no 4X4), há um Novo Renault Kadjar que chega à Rede de Concessionários. Um Kadjar com novos argumentos técnicos e tecnológicos, estilísticos, com uma aparência mais moderna, dinâmica e robusta.
Por oferecer uma gama que passa a ser das mais completas do mercado, o Novo Renault Kadjar tem agora em Portugal,tudo para ser um sucesso comercial. É que desde que foi lançado (em 2015 nos restantes mercados), o crossover do segmento C da Renault já vendeu mais de 450.000 unidades, em mais de 50 países de todo o mundo!
Em Portugal, o crossover da Renault beneficia agora, de uma alargada gama de motores de última geração, testados sob as diretrizes do protocolo WLTP e compatíveis com a norma ambiental EURO 6D-TEMP, que entrará em vigor apenas em setembro de 2019.
As linhas exteriores do Novo Kadjar apresentam uma forte identidade visual, formas tonificadas que transmitem uma imagem dinâmica e robusta e que respeita o código dos SUV’s: distância ao solo elevada, cavas das rodas acentuadas, bem como proteções inferiores nas portas e nos para-choques dianteiro e traseiro.
Na dianteira, destaque para o novo desenho da grelha dianteira com acabamentos cromados, o novo desenho do para-choques com proteção para as escapadelas fora do asfalto, para o capot "musculado", assim como para a conhecida assinatura luminosa Renault, em forma de C, e para as luzes de nevoeiro retangulares LED com tecnologia LED Pure Vision.
As novas jantes exclusivas de 19’’ conferem ao novo Kadjar uma aparência imponente, do mesmo modo que, no topo do tejadilho, a antena “shark” é um dos muitos pormenores de distinção.
A exemplo da dianteira, também a imagem da traseira beneficia do desenho de um novo para-choques.
O interior foi redesenhado com o objetivo de tornar o uso quotidiano ainda mais prático e intuitivo.
Na consola central, o ecrã tátil multimédia de 7’’ assume protagonismo., com um design fluído e elegante, oferecendo maior contraste, luminosidade e resolução, para além de mais apurada sensibilidade ao tato.
A personalização é um dos seus pontos fortes, com a maior parte dos itens a ser configurável.
Como plataforma integrada, o multifuncional sistema Renault R-Link 2®, de interface gráfico bastante completo e conectividade intuitiva e personalizável, é agora assistido de forma mais límpida, pelo controle vocal, que, com duplo microfone, melhorou a qualidade do reconhecimento das ordens dadas pelo condutor.
Os novos comandos do ar condicionado automático apresentam um desenho mais moderno e ergonómico. Mas diversos outros apontamentos estéticos, como as múltiplas incisões de cromado acetinado ou a renovação dos painéis de comandos das portas que integram agora os controlos dos espelhos retrovisores elétricos e os vidros elétricos com função impulsional e iluminados, comprovam a melhoria da qualidade no habitáculo.
As quatro entradas USB, as duas tomadas Aux e as duas tomadas de 12 v carregam smartphones, tablets, consolas de jogos ou outros dispositivos eletrónicos. A pensar nas famílias modernas, a Renault não esqueceu as crianças e mantém a alimentação dos conectores mesmo quando o Kadjar está parado!
O sistema de info-entretenimento Renault R-Link2® inclui uma função de espelhamento do smartphone, compatível com o Android Auto™ e o Apple CarPlay™, o que significa que o condutor pode exibir seus aplicativos favoritos (desde que compatíveis) diretamente no ecrã central, para maior segurança e praticabilidade.
Por seu lado, o prazer acústico também marca presença no Novo Kadjar, com o Sistema de Som Premium Bose® a oferecer uma nova dimensão acústica e a transformar o Crossover da Renault num verdadeiro auditório com graves profundos e agudos precisos.
O assento do condutor permite a possibilidade de extensão do assento em 6 cm, ajudando a encontrar ainda melhor posição de condução. O do passageiro, igualmente envolvente e confortável, é uma peça-chave na modularidade do Kadjar, podendo ser rebatível para facilitar cargas compridas até 2,56 m. Já o apoio de braço dianteiro central passa a ser deslizante.
Um padrão com acabamento desportivo que combina Alcântara e pele, com costuras em forma de losango na base superior e inferior dos bancos e com pospontos vermelhos nos contornos laterais (disponível na versão Black Edition), elevam a qualidade e o requinte do habitáculo.
Nos lugares traseiros os passageiros dispõem agora de dois arejadores instalados na consola central, que permitem a circulação localizada da ventilação, responsáveis por um superior conforto térmico.
A bordo do novo Renault Kajdar, a experiência de condução é tranquila e a segurança e comodidade de condução são sempre prioritárias, sempre auxiliados pelos sistemas tecnológicos auxiliares da condução, acessíveis e ativáveis diretamente a partir do menu R-Link 2. Entre os principais, destaque para:
- Comutação automática das luzes máximos/médios.
- Faróis suplementares com iluminação em curva: O feixe de luz dos faróis roda na direção da curva, de acordo com o ângulo de viragem do volante, permitindo que a luz acompanhe a trajetória do veículo e o condutor usufrua de melhor visibilidade noturna ou em locais de fraca visibilidade.
- Sistema Ativo de Travagem de Emergência (AEBS): Um sistema que avisa o condutor em caso de risco de colisão com o automóvel que o precede. Na ausência de reação do condutor, os travões são automaticamente ativados.
- Alerta de transposição involuntária de faixa: Esta função, ativa a partir dos 70 km/h, avisa o condutor em caso de transposição involuntária de uma linha contínua ou descontínua, prevenindo o condutor de que a trajetória seguida pode levar a uma saída de estrada.
- Alerta de ângulo morto: Para garantir a segurança das manobras de ultrapassagem, este sistema alerta o condutor, através de um sinal visual, se algum veículo se encontrar no ângulo morto.
- Easy Park Assist (estacionamento «mãos livres»): Depois de ajudar o condutor a identificar um lugar de estacionamento, medindo o espaço disponível com o auxílio de sensores, o sistema assume logo depois o controlo total da direção para realizar a manobra de estacionamento. O sistema de estacionamento «mãos livres» (Easy Park Assist) está apto a realizar as operações necessárias para estacionar em 3 posições diferentes: em paralelo, em espinha e na perpendicular. O visor central exibe o conjunto das informações inerentes à manobra (representação gráfica da manobra, câmara de marcha-atrás e sensores).
- Sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro, traseiro e lateral: o dispositivo dispõe de sensores que alertam o condutor para o risco de colisão, de modo a proteger o automóvel, num ângulo de 360°.
- Câmara de marcha-atrás: Logo que a marcha-atrás é engrenada, a câmara transmite uma imagem do espaço na traseira do automóvel que é exibida no ecrã táctil. A imagem é acompanhada por uma baliza móvel e uma baliza fixa que indicam as extremidades do automóvel para facilitar a manobra.
- Sistema de ajuda ao arranque em declive.
- Alerta de excesso de velocidade com reconhecimento da sinalização rodoviária: Um sistema que alerta o condutor para a velocidade máxima permitida na zona em que circula, que é agora apresentada no quadro de instrumentos e no ecrã central (quando a navegação está ativa). Quando o veículo ultrapassa o limite de velocidade autorizado, o visor pisca, avisando o condutor para abrandar para a velocidade máxima autorizada.
- Regulador e limitador de velocidade.
Desenvolvido em parceria com a Daimler, o novo motor 1.3 TCe a gasolina de injeção direta estará disponível em quatro versões: TCe 140 FAP, TCe 140 FAP EDC7, TCe 160 FAP e TCe 160 FAP EDC7.
Equipado com o mecanismo Dual Variable Timing Camshaft, onde as válvulas de admissão e de escape são controladas em função das exatas necessidades do propulsor, oferece mais binário em baixos regimes e maior disponibilidade nos regimes mais elevadose ao mesmo tempo uma notória poupança nos consumos e emissões de gases mais reduzidas, comparativamente aos motores da geração anterior.
Com uma potência de 140 CV e um binário de 240 Nm logo às 1600 rpm, o novo motor a gasolina TCe 140 FAP surpreende pelo conforto e prazer de condução, rivalizando com os melhores diesel, sem comprometer o consumo (6,6 l/100 km em ciclo combinado). Um motor que pode ser associado uma caixa manual de seis velocidade ou à caixa automática de dupla embraiagem EDC de sete velocidades.
Já a versão mais potente do novo propulsor T(urbo) C(ontrol) e(fficiency) de 1.3 litros está representada pela variante TCe 160 FAP.
A potência de 160 CV e o binário de 260 Nm às 1.750 rpm, permite usufruir de uma condução despreocupada, mas igualmente desportiva se for essa a necessidade ou o estado de espírito. Disponível com a caixa de 6 velocidades manual ou a caixa de 7 velocidades automática de dupla embraiagem EDC7, o motor está preparado para aliar elevado desempenho e prazer de condução, com reduzidos consumos de 6,6 l/100 km em ciclo combinado.
Quanto aos novos motores diesel Blue dCi, destaque para o facto de incorporarem as mais recentes tecnologias de controle de emissões. Para além de um filtro de partículas, estão equipados com a redução catalítica seletiva (SCR), que funciona com AdBlue.
Na versão Blue dCi 115, o motor foi concebido para aliar conforto de condução e reatividade, graças aos 115 cv de potência e 260 Nm de binário ás 2.000 rpm, podendo ser associado a uma caixa de 6 velocidades manual ou a uma caixa de 7 velocidades automática de dupla embraiagem EDC. Esta nova motorização permite desfrutar de um consumo controlado em todos os tipos de percursos, com valores, em ciclo combinado, de 5,0 l/100 km.
Já o novíssimo motor a diesel 1.7 litros de cilindrada, Blue dCi 150, que está disponível na versão com 150 cavalos, mais 40 do que a única motorização comercializada, até agora, em Portugal. O generoso binário de 340 Nm também contribui para as excelentes recuperações, qualquer que seja o regime de rotações do motor. Acoplado a uma caixa de velocidades de 6 velocidades manual e com transmissão dianteira (4x2) ou integral (4x4), a resposta do motor confere eficaz agilidade e pronta reatividade ao Novo Kadjar.
Na versão 4x4, que beneficia da experiência nos veículos de tração integral do parceiro da Aliança, a Nissan, o novo Kadjar privilegia a segurança, funcionando em harmonia com os diversos sistemas auxiliares de ajuda à condução.
Três modos operacionais podem ser selecionados usando o botão giratório da consola central:
2WD - A potência é fornecida apenas às duas rodas dianteiras com o intuito de reduzir o consumo de combustível.
4WD - O sistema de transmissão faz a gestão eletrónica e automática da distribuição do binário pelos dois eixos, de acordo com as necessidades, podendo transferir até 50 % do torque para as rodas traseiras.
Lock - O diferencial central é bloqueado para uma repartição permanente 50/50 do binário entre as rodas dianteiras e traseiras. Vocacionado para utilização “off-road” e disponível a velocidades de até 40 km/h.
O novo Kadjar disponibiliza excelente modularidade prática, com porta-bagagens acessível e espaçoso. Com 472 dm3 (527 litros) e dupla fonte luminosa, a bagageira é uma das mais generosas do segmento, apresentando um piso plano e reversível com duplo revestimento, muito prático para carregar objetos salientes.
A excelente acessibilidade é outro dos trunfos do porta-bagagens, extensível até aos 1478 dm3 (1650 litros), depois de inclinado o banco traseiro, que permite ter um piso praticamente plano (de 10° a 14°). Com a funcionalidade Easy Break, ativada por intuitivos e práticos comandos nas laterais do porta-bagagens ou na parte superior dos bancos da segunda fila.
O novo Renault Kadjar será comercializado em Portugal, a partir do dia 25 de janeiro e estará disponível partir de 27.770 €.
Sem comentários:
Enviar um comentário