"À Grande e à Francesa!"
Sim, eu sei, fiz uso de um dos mais conhecidos "clichés" do mundo para dar titulo a mais um teste do Motor Atual, trazendo até vós a nova coqueluche da Renault.
E isto porquê? Porque a marca francesa, não olhando a meios e nem a despesas, apresenta-nos um automóvel que, além de vir substituir o vetusto Laguna, pretende ao mesmo tempo ocupar o espaço deixado pelo"mal-amado" Vel Satis.
E que automóvel é esse? Talisman é o seu nome, em duas versões, berlina, e a versão que testámos, a Sport Tourer.
Com o Talisman, tanto na versão berlina, como principalmente na versão Sport Tourer (carrinha), a marca fundada em 1899 por Louis Renault pretende também ser uma opção muito válida aos chamados "automóveis Premium", habitual feudo das marcas alemãs, com os seus "Série 3", "Classe C", "A4" e também o "Passat", automóveis tão ao gosto dos habitantes deste cantinho à beira-mar plantado.
E a dúvida é mesmo essa: será que o Talisman, é mesmo uma verdadeira opção em relação aos "Premium" ou, tudo não passa de "fogo de artifício"?
Foi precisamente essa a nossa intenção ao efetuar este teste de mais de setecentos quilómetros, onde esmiuçámos até ao mais pequeno pormenor o Talisman Sport Tourer, na versão "Intense" e equipada com o motor Energy dCi 160 Twin Turbo EDC que a Renault nos disponibilizou.
Design & Acabamentos – Primeira impressão positiva: já tinha observado alguns Talisman “berlina” a rodarem por Lisboa mas, nunca tinha visto a versão Sport Tourer, vulgo carrinha e lá está, uma coisa é ver um automóvel em fotos ou vídeos do Youtube e outra, muito diferente, é poder observá-lo ao “vivo e a cores”.
Isto tudo para dizer que, quando fui levantar o Talisman “carrinha” às instalações da Renault, no Lagoas Park, em Oeiras, o que imediatamente me impressionou quando o vi à minha espera na garagem, foi a sua envergadura! Sim, é grande! Muito grande - percebem agora porque usei o tal cliché no titulo? Metade já está confirmado!
São quase 5 metros de carro – mais precisamente 4866 mm, sendo apenas mais 17 mm maior que a “berlina” -, que resultam num veículo imponente.
Exato, é enorme, mas os responsáveis pelo design da marca francesa, souberam tornar uma massa enorme, num veículo cujas linhas resultam na transmissão de uma mescla de sensações aos que olham para esta “carrinha”.
De perfil a Sport Tourer é “poderosa”, direi até que majestosa, pronta a desfilar tantos pelas ruas mais chiques das metrópoles europeias, transportando os seu passageiros ao tal “event of the year”, como a levar as crianças à escola, a prancha de surf ou as bicicletas para um fim de semana radical ou até, como o fizemos durante este trabalho, ir à “santa terrinha”, buscar um carregamento de couves, batatas e afins!
Não sei se só acontece comigo, mas olhando o Talisman de frente e principalmente a “três quartos”, não deixo de pensar na frente do Passat, apesar das semelhanças serem mínimas
Só que, se para o Passat, olhamos uma vez e está “visto”, neste Renault são muitos os pormenores que nos fazem perder tempo sempre que olhamos para a sua “cara”.
Desde a grelha cromada de grandes dimensões, onde se destaca no seu centro o logótipo da Renault até ao formato original em “C” invertido da “luz-de-dia” (LED), tudo se conjuga em harmonia para dar ao mesmo tempo, tanto aquele ar sério e sóbrio que é norma habitual entre os “sisudos” automóveis “Premium” como, ao mesmo tempo, mostrar um ar algo arisco e divertido, mostrando que, até os mais sérios... têm direito a divertir-se quando assim o pretenderem. Mas a esta parte da “diversão” falaremos mais à frente...
A traseira, com o seu imponente “portão”, segue um pouco o “ar de família”, também já visto na nova “carrinha” Megane.
Os farolins de apreciáveis dimensões, alongam-se até meio do porta bagagens, causando um bonito efeito visual, principalmente devido às guias de luz de efeito 3D.
Assim, primeira batalha ganha para a Renault no que diz respeito ao design: a “carrinha” Talisman é moderna, diferente e até ousada, sem deixar de ser ao mesmo tempo, sóbria e discreta o quanto baste, com a grande vantagem de não ser um automóvel sensaborão, enfadonho, como alguns conhecidos “Premium”.
Algo muito importante num automóvel desta classe, com pretensões a ser “Premium”, pois o público alvo ao qual está destinado é bastante exigente neste capitulo, tem a ver com a qualidade dos materiais e respetiva montagem e acabamentos. E é precisamente aqui que consigo observar que, estando ao nível dos seu principais rivais - Opel Insígnia, Mazda 6, Ford Mondeo, etc –, ainda falta ao Talisman, aquele “niquinho”, para se poder comparar com os verdadeiros “Premium” do segmento.
Este “niquinho” está relacionado com pequenos pormenores dos acabamento e até a escolha de alguns materiais, que aqui e ali, se fossem outros, fariam toda a diferença.
Por exemplo, estando na presença de um painel de instrumentos moderno e bastante completo onde, em toda a zona envolvente a Renault utilizou materiais de excelente qualidade – tanto à vista como ao toque –, fiquei algo desapontando com o tipo de material plástico usado na consola central como moldura da fantástica “tablet” (8,7 polegadas na vertical) que aloja o sistema Renault R-LINK 2.
Além do aspeto de plástico demasiado “baratucho”, na minha opinião, destoa completamente da beleza de todo o tablier, para já não falar que, apesar da juventude do Talisman aqui em teste, essa mesma moldura plástica, já mostrava alguns sinais de desgaste, nos locais onde estão situados alguns dos comandos da “tablet”. E as marcas que lá ficam dos dedos...
Acredito que a Renault irá retificar este e outros pormenores tais como, alguns acabamentos dos materiais usados nas zonas inferiores do tablier e das portas.
Ergonomia & Equipamento – Seja à frente ou atrás, abrindo qualquer uma das portas desta Sport Tourer, temos acesso ao enorme “lounge” que é o habitáculo deste automóvel.
Espaço a rodos em todas as direções e as medições isso confirmam: 902 mm à frente e 886 mm atrás passando pelos 1512 mm de largura na frente, ao nível dos cotovelos e os 262 mm de espaço disponível para as pernas na nos lugares traseiros.
E a Renault, também não se esqueceu de rechear o habitáculo do seu topo-de-gama com diversos locais de arrumação e de capacidades diversas.
Se a isto juntarmos o enorme “armazém” de carga situado na traseira, com capacidade de 572 litros (1681 litros com o assento traseiro rebatido) então percebemos que a vocação do Talisman Sport Tourer é, em absoluto, ser um competente automóvel familiar ao que se junta, nesta versão “Intense”, um equipamento digno de nota que, não sendo a versão mais equipada, faz inveja a muitos automóveis do mesmo segmento – e até superior – que como sabemos, normalmente vêm “vazios” (ou quase), obrigando o comprador a soltar mais algumas centenas de euros (e até milhares...) para ter o seu “Premium” devidamente equipado.
No caso deste “franciu”, até mesmo na versão aqui em teste, a “Intense”, somos brindados com “quase” tudo aquilo o que precisamos.
Assim e sem querer ser muito enfadonho, no equipamento do Talisman aqui em teste, versão “Intense”, com alguns extras, posso dizer que quem o conduz e nele viaja tem acesso a quase tudo.
Eis a lista:
- Ecrã tátil de 8.7 polegadas: Dá acesso ao R-Link2 que disponibiliza um rol interessante de informações sobre o veículo incluindo o “Multi-Sense”, no qual podemos alterar o comportamento do carro, tanto ao nível da suspensão e direção, como no que diz respeito ao motor e caixa de velocidades, optando por qualquer um destes modos de condução: Sport, Neutral, Confort, Perso e Eco. A cada um destes modos de condução corresponde uma diferente tonalidade de iluminação: vermelho, verde, azul e roxo.
- Estofos em tecido e pele.
- Ar condicionado automático “bi-zone” com multiplas saídas incluíndo nos lugares traseiros, com comandos próprios.
- Assento do condutor com massagens e função de memória.
- Cartão Renault “mãos-lives”.
- Cruise Control.
- Retrovisores rebatíveis eletricamente.
- Barras de teto.
- Volante em pele.
- Travão de estacionamento assistido.
- Alertas de: excesso de velocidade e reconhecimento dos sinais de trânsito; distância segura e transposição involuntária da faixa de rodagem.
- Regulador de velocidade adaptativo.
- Sistema de travagem de emergência ativa.
- Comutação automática das luzes estrada/cruzamento.
- Cortinas nas janelas das portas traseiras.
Como se pode ver pela extensa lista, a “nossa” carrinha está excelentemente equipada.
Mas.. não é tudo, pois esta Talisman Sport Tourer vinha também equipada com jantes de 18 polegadas equipadas com pneus Michelin Premacy e com o novo sistema 4Control, do qual falaremos mais à frente.
Se estivesse comprador deste automóvel, apenas lhe acrescentaria a câmara traseira, uma grande ajuda, na hora de estacionar um automóvel com estas dimensões, em lugares mais apertados.
Também tenho de salientar uma certa dificuldade em operarmos o sistema R-Link2 que requer alguma (muita) habituação, até nos sentirmos à vontade em aceder à função que procuramos/precisamos.
Já encontrei sistemas mais intuitivos e mais fáceis de operar, em automóveis de segmentos inferiores...
Motor & Consumos – Com 1598 cc e debitando 160 cv às 4000 rpm, para um binário máximo de 380 Nm às 1750 rpm, este novo propulsor dispõe da tecnologia Twin-Turbo da Renault.
Este sistema é composto por dois turbos: o primeiro, de baixa inércia permite o aproveitamento de toda a energia do motor, praticamente a partir do arranque. O segundo turbo, assegura que as subidas de rotação sejam rápidas e eficientes. A conjugação dos dois turbos e a ajuda da bem ajustada caixa automática de dupla embraiagem EDC de 6 velocidades, assegura um comportamento otimizado no seu funcionamento.
Com uma subida de rotação linear, sem qualquer tipo de atraso ou “poço” na resposta, este propulsor proporciona uma condução bastante agradável, em qualquer situação de condução, cidade ou estrada, mais calma ou até mesmo, no que pode parecer algo exagerado para um automóvel deste tipo, numa condução mais divertida (já lá iremos!).
Os consumos, nivelados com o que a concorrência faz são bastante interessantes pois não podemos esquecer que estamos perante um automóvel de grandes dimensões que, em vazio pesa mais de uma tonelada e meia (1514 kg) e que com carga máxima – 5 passageiros e respetiva bagagem –, poderá passar das duas toneladas (total de peso máximo autorizado com carga – 2190 kg).
Assim e durante este teste, em cidade, o Talisman marcou no computador de bordo um gasto de 7,5 litros de gasóleo.
Já em estrada, conseguimos ver marcados uma média de 6,2 litros por cada cem quilómetros percorridos.
Estes consumos foram conseguidos efetuando uma condução absolutamente normal, sem exageros, mas também sem usarmos um ovo entre o pé e o pedal do acelerador.
Forçando o andamento e mostrando o que valem estes 160 cv, o consumo pouco passa dos oito litros, o que é excelente.
Em andamento – Mesmo equipado com jantes de 18 polegadas, o conforto a bordo é "à francesa” (cá está a segunda parte do "cliché"!) onde, cinco pessoas viajam confortavelmente instalados, seja nos lugares da frente – apesar do apoio lateral ser apenas q.b. - ou nos traseiros.
Se juntarmos a este conforto, que faz parte integrante do ADN da Renault, o excelente trabalho efetuado pelos técnicos da marca francesa no que diz respeito à insonorização do habitáculo, viajar com o Talisman será sempre um enorme prazer, com a garantia que chegaremos ao destino, “frescos que nem uma alface”, como tivemos oportunidade de comprovar na tal viagem que fizemos à "santa terrinha".
O Renault Talisman Sport Tourer é, sem dúvida alguma, um papa-quilómetros e é na estrada, onde o topo de gama da marca do losango se sente melhor.
A suspensão, afinada na perfeição entre a conjugação, sempre difícil, de conforto e dinamismo, tem uma importância vital no comportamento deste Renault, ou seja, até aqui tudo seria normal no que diz respeito a um automóvel desta classe, que pretende ser uma alternativa válida aos “Premium”, só que a Renault foi mais longe e surpreendeu ao aplicar ao Talisman Sport Tourer, o 4Control, um sistema que não tem paralelo em nenhuma outra carrinha do mercado, independentemente do segmento!
E o que é o 4Control, perguntam vocês? É um sistema – desenvolvido em conjunto com o departamento desportivo da marca, a Renault Sport Technologies – que varia o grau de inclinação das rodas traseiras em duas vertentes da condução.
A baixa velocidade e de forma a ser uma importante ajuda quando pretendemos estacionar o Talisman, as rodas traseiras viram na direção oposta às rodas dianteiras, até uma amplitude máxima de 3,5 graus. – facilitando o “enfiar” do carro, naquele local onde de outra forma dificilmente o estacionaríamos.
A partir dos 50 km/h, as rodas traseiras também viram na mesma direção das rodas dianteiras, também até ao limite máximo dos já referidos, 3,5 graus.
Se na hora dos apertos e dos estacionamentos, o 4Control é uma grande ajuda, como será em andamento?
Para mim, é na estrada que o sistema 4Control faz mais sentido e surpreende, pela dinâmica que insere na condução.
Se o Talisman, já é por natureza um automóvel estável e muito seguro, com este sistema, podemos abordar aquela estrada de montanha com as curvas que adoramos, sem qualquer tipo de receio (tudo tem limites, né?), surpreendendo pelo seu comportamento pois, se não entrarmos em exageros, até nos esquecemos que vamos ao volante de uma "carrinha" com quase 5 metros de comprimento.
Curiosa é a forma como os pneus “guincham” quando o inserimos a uma maior velocidade e de forma mais agressiva nas curvas.
Você, caro leitor, deve estar neste momento a a pensar: "ok, os pneus “guincham”, como os de todos os carros quando abusamos deles e daí?"
(Neste pequeno vídeo "caseiro", é perfeitamente audível, o trabalho do 4Control)
Exato, só que ao contrário do que acontece com a maioria dos carros de tração dianteira, no Talisman, os pneus “guinchadores”, não são os dianteiros, mas sim os traseiros, indicativo da ação do 4Control. e é uma delicia a forma como, quando inserimos este automóvel numa curva, ouvimos o tal "guinchar", sentimos o 4Control a trabalhar e sentimos que temos o controlo total do veículo, apesar das suas dimensões. Muito bom!
Por outros lado e talvez devido ao seu magnifico comportamento, por vezes senti a falta dos manípulos de acionamento sequencial da caixa de velocidades automáticas colocados no volante, que trariam ainda um maior dinamismo à condução, tornando-a ainda mais ativa e... divertida.
Comentário Motor Atual: Para começar esqueçam o Laguna, ou o Vel Satis, ou... qualquer outro modelo anterior! O Talisman Sport Tourer, representa a grande aposta da Renault no segmento C do mercado automóvel, aquele onde se inserem também as melhores “apostas” das chamadas marcas “generalistas” (Ford, Mazda, Opel, etc), querendo ao mesmo tempo ser uma alternativa válida aos modelos chamados de “Premium”.
Se aqui e ali, em alguns pormenores, tal como já referimos, o Talisman ainda não está lá no topo, o certo é que noutros pormenores, alguns não tão pequenos como isso - por exemplo, o sistema 4Control – o certo é que este Renault é um automóvel moderno, com um design moderno e pormenores ousados, bem construído, espaçoso, confortável e acima de tudo, com um comportamento dinâmico que por certo irá surpreender muitos condutores... até aqueles que conduzem os tais... "Premium”!
E volto a dizer, esqueçam de uma vez por todas o Laguna, pois não tem nada ver!
Fatores Positivos:
- Design: excelente mix de linhas e traços, entre o moderno e até futurista e a sobriedade e discrição tão do agrado do “cliente tipo” deste automóvel.
- Espaço com fartura para cinco passageiros e respetiva bagagem, incluindo também os espaços de arrumação, de diversas tamanhos, para se guardar a tralha que normalmente nos acompanha: carteiras, smartphones, óculos, garrafas de água, etc.
- Conforto a bordo, mesmo estando equipado com jantes de 18 polegadas.
- O bem estar proporcionado pelo sistema de massagens do assento do condutor.
- Insonorização do habitáculo.
- Motorização que, sendo "apenas" um 1,6 litros e em conjunto com a EDC caixa automática de seis velocidades, é capaz de excelentes performances apesar do peso e dimensões do Talisman.
- 4Control e a sua contribuição para o excelente comportamento do Talisman em estrada.
Fatores Negativos:
- Alguns acabamentos, poucos, ainda não estão ao nível dos “Premium” do segmento C.
- A qualidade e aspeto da moldura plástica que rodeia a “tablet” do R-LinK 2, está uns furos abaixo do que o Talisman merecia.
- Falta das manetes de acionamento da caixa EDC, no volante.
- Sistema R-Link2, algo confuso na forma como acedemos a algumas funcionalidade.
Especificações Técnicas
Motor – 4 cilindros.
Cilindrada – 1598 cc.
Potência – 160 cv às 4000 rpm.
Binário – 380 Nm às 1750 rpm.
Alimentação – Direct Common Rail + Twin Turbo.
Caixa de velocidades – Automática EDC com dupla embraiagem e seis velocidades.
Suspensões
Dianteira – Pseudo Mac Pherson.
Traseira – Eixo semi-rigido.
Travões
Frente – Discos ventilados (320 mm).
Trás – Discos maciços (210 mm).
Pneus – 245/45 R18 100W.
Dimensões
Comprimento – 4866 cm.
Largura – 1868 cm.
Altura – 1468 cm.
Bagageira – 572 litros (assentos rebatidos – 1581 litros).
Depósito combustível – 47 litros.
Peso total (em vazio) – 1540 kg.
Classificação Motor Atual
@@@@@@@@@
(8 pontos em 10 possíveis)
Carlos Veiga (2016)
Sem comentários:
Enviar um comentário